Arte com Papel

Sugestões Criativas Para Fazer Uma Luminária Artesanal:

Compartilhe
  • 2
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    2
    Shares

Certamente uma luminária artesanal pode trazer um charme todo diferente para diversos tipos de ambiente. E elas podem ser feitas com diversos tipos de materiais, inclusive com os reciclados.

Hoje aqui no Arte com Papel você vai ver sugestões bem legais e diferentes de como se fazer luminárias artesanais e como integrá-las ao ambiente, seja ele interno ou externo.

Se você ficou curioso(a) para descobrir as dicas que tenho, continue lendo que você logo saberá. Vamos lá!

01 – Luminária artesanal de mesa de canto rústica:

Essa primeira sugestão tem um ar rústico muito interessante e fica ótima com decorações tanto de exterior, quanto de interior que também sejam mais rústicas. A confecção de uma luminária como essa é bem simples.

Você irá precisar de tronquinhos de madeira e se quiser pode até reaproveitar uma luminária que você já tenha em casa. Arrume os tronquinhos em volta do corpo do abajur e prenda eles com a corda de juta para combinar com o estilo rústico.

Viu só? Um modelo simples, bonito e cheio de estilo para sua casa.

02 – Reaproveitando garrafas de bebida:

Essa sugestão aqui também é bem interessante e você pode reaproveitar garrafas de bebida que já estejam vazias aí na sua casa. O material necessário como bocal e a fiação para montar sua luminária artesanal você encontra em lojas de materiais elétricos e eles não costumam ser muito caro.

Dica: Se você não tiver muito conhecimento com a parte elétrica, veja se o funcionário da loja já não deixa os fios encaixados no lugar correto.

A parte de tecido desse abajur pode ser feita em casa com arames e tecidos, ou então você pode dar uma garimpada em brechós, pois sempre encontra coisas bem legais.

E o toque final aqui é que além da lâmpada na parte de cima, também colocamos aqueles pisca-pisca que usamos no natal dentro da garrafa, bem como algumas pedrinhas transparentes. O visual final é bem retrô e bonito! Vai ficar muito legal na mesa de cabeceira do quarto.

03 – Luminária de pendente em formato de globo:

Taí mais uma sugestão que fica bem tanto em ambiente externos quanto internos. Você pode pegar uma luminária que já perdeu a graça na sua casa e montar uma totalmente nova.

Para fazer uma luminária artesanal de pendente como essa você vai poder usar tanto quando tiras finas de madeira, quanto a juta (molhe a juta na cola e em seguida vá posicionando-a sobre uma bola e quando estiver seco estoure a bola e o globo estará formado).

04 – Luminária artesanal para quarto com pregadores de roupa:

Já essa outra sugestão de lâmpada artesanal fica ótima no quarto, por exemplo, pois os pregadores deixam uma espécie de meia luz bem interessante para esse tipo de ambiente.

Ademais, você não vai precisar de muitas coisas além do suporte de madeira e da estrutura da parte elétrica para a lâmpada. Cole os pregadores com cola quente como na foto e pronto! Sem dúvida um modelo bem simples e barato para se fazer.

05 – Arandelas para o jardim:

Fonte Imgur

Essa sugestão para o jardim e super criativa e nem precisa que as lâmpadas estejam ligadas à eletricidade, já que utilizamos aquelas em formato de vela que são de bateria ou pilha.

Caso você tenha uma cerca em casa, ou até mesmo na parede do lado de fora, aparafuse os ganchos e utilize potes de vidro velhos para prender as correntes aos ganchos. O bom é que se a bateria de alguma das lâmpadas acabar, é só abrir o pote e trocar.

06 – Luminárias modernas feitas com cano de PVC:

Olha que interessante essa sugestão de luminária artesanal feita com canos de PVC. Uma tipo de material super barato e fácil de encontrar. Uma das melhores formas de se cortar o cano de PVC é com uma serra, mas o ideal é esquentar ela um pouco, pois aí fica mais fácil de cortar o cano.

Além disso, o efeito final depois que se encaixa o bocal e a lâmpada é bem interessante e cria um ar de modernidade ao ambiente.

07 – Reaproveitando o pisca-pisca para fazer uma luminária de teto:

Se você não vai mais utilizar os pisca-piscas do natal, a sugestão é reaproveitá-los e fazer uma luminária artesanal de teto bem legal como essa. Você pode utilizar um bambolê antigo e revesti-lo e depois só ajeitar as lâmpadas em volta dele (não esqueça de prender os fios no bambolê com um pinguinho de cola quente).

08 – Luminária artesanal utilizando a papietagem:

Antes de mais nada, a papietagem é uma técnica bem legal que trabalha com papel reciclado para fazer objetos de decoração incríveis. Nós já a ensinamos aqui, mas se você perdeu, é só clicar aqui e ler esse artigo tão legal.

Essa luminária de teto é feita justamente com essa técnica e o visual final é muito interessante, como você pode ver.

09 – Luminária de mesa com canos de PVC:

Fonte Marrietta

Mais uma sugestão bem moderna com canos de PVC, no entanto dessa vez optamos por utilizar canos bem pequeno e colá-los em volta de um globo branco fosco como se fosse um ninho. Aqui o interessante é utilizar uma lâmpada de LED para realçar o branco do PVC.

10 – Utilizando renda e potes de vidro:

Apenas com 1m de renda e alguns potes de vidro você será capaz de fazer luminárias como essas e elas são bem simples. Você pode escolher instalar a fiação, ou optar por lâmpadas com bateria, assim pode levar para qualquer lugar. Já a renda, basta colá-la no pote com cola quente.

Bônus: Mais sugestões de luminárias artesanais

Para finalizar, separei mais algumas sugestões que eu tenho certeza de que vão te inspirar e você vai adorar. Então olha só:

Fonte homestyle
Fonte Makeself
Fonte hgtv
Fonte futurenow
Fonte Natalie Sampson

Espero que você tenha gostado das sugestões de como fazer luminária artesanal. Agora é hora de colocar em prática tudo o que você aprendeu por aqui. Caso tenha alguma dúvida ou queira dar sua opinião é só comentar aqui embaixo.

Até a próxima!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Arte com papel

Arte com papel

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Leave a Comment

Artigos Recentes
Receba Novidades Por Email
Seu e-mail estará protegido
Redes Sociais