Arte com Papel

Segredos para Fazer Lindos Leques de Papel

leque de papel
Compartilhe
  • 2
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    2
    Shares

Leques de papel são usados a centenas de anos para tentar amenizar o calor durante os dias mais quentes. No entanto, eles começaram também a serem incluídos como elementos de decoração em festas e outros tipos de eventos.

Além disso, eles também são utilizados por professores de Ensino Fundamental I em aulas de artes visuais para ajudar a desenvolver alguns componentes cognitivos.

Hoje aqui no Arte Com Papel você vai aprender a fazer lindos leques de papel e como fazer composições decorativas com eles. Você vai aprender diferentes formas de se fazer um leque de papel e quais os melhores papeis para utilizar.

Continue sua leitura e descubra as dicas bem legais que trouxe para você, pois tenho certeza de que você vai adorar.

Vamos lá!

Qual tipo de papel usar para fazer um leque?

Existe uma grande variedade de papéis, como por exemplo o crepom, o cartão, o canson e tantos outros. E para fazer o leque de papel você pode usar praticamente todos eles, dos mais finos até os de gramatura maior.

Tudo irá depender do efeito que você quer dar, do modelo e também do tamanho que você pretende fazer seu leque de papel.

Só para exemplificar, se você for fazer um modelo grande para decorar a parte de trás de uma mesa de bolo, é melhor trabalhar com o crepom, mas dependendo do modelo, se for menor, o ideal é optar por um papel cartão.

Passos básicos para se fazer um leque de papel:

Bom, agora que você já sabe que tem uma grande variedade de papeis para usar, vamos aprender o básico de como fazer dois modelos diferentes de leque de papel. Basicamente vamos trabalhar com dobraduras e cola, então o processo é bem simples. Olha só:

Leque tradicional:

Fonte Pinterest

Para fazer um leque como esse vamos precisar dos seguintes materiais:

  • Folha de papel
  • Régua
  • Lápis
  • Cola
  • Fita adesiva

Passo a passo:

  1. Em primeiro lugar, com a folha deitada (sentido retrato), faça marcações verticais com cerca de 2 cm de distância entre cada uma. Lembre-se que quanto maior for seu leque, maior deverá ser o espaço entre cada marcação.
  2. Em seguida, dobre o papel como se fosse uma sanfona, sempre respeitando as marcações que você fez.
  3. Depois, com o leque fechado, dê um espaço de cerca de 2 dedos e passe a fita adesiva para segurar.

Prontinho! Agora é só abrir que você já terá o leque pronto. No entanto se você quiser que ele fique maior, basta repetir esse processo com mais duas folhas e colar uma na outra com a cola.

Esse passo a passo lembra bastante as rosetas que já ensinamos como fazer aqui. Se você ainda não leu esse artigo é só clicar aqui.

Leque em peça única:

Já esse segundo modelo é muito simples de se fazer. Só iremos precisar de um molde, no entanto, para fazer modelos personalizados como esse no computador é só imprimir já com as bordas.

A diferença é que esse leque de papel, que muita gente chama de ventarola fica melhor e for feito com papéis mais duros, como o canson ou cartão, porque senão você não vai conseguir fazer vento com eles.

Sugestões de Leques para você se inspirar:

Primeiro você aprendeu quais os melhores tipos de papel para se fazer um leque, depois viu dois modelos bem fáceis. Agora vou te mostrar algumas sugestões que podem ser usadas como decoração, lembrancinha de festa ou até mesmo uma atividade para ser produzida na escola.

Dá uma olhada nessas ideias bem legais que separei para você:

01 – Leque de papel estilo roseta:

Fonte tuteate

Esse modelo de leque de papel lembra as rosetas quando aberto. Faça o passo a passo do primeiro leque e monte, pelo menos, três partes. Em seguida, prenda um palito de picolé ou um pedacinho de madeira nas pontas para que você consiga segurar o leque quando estiver fechado.

Utilize papel cartão e brinque com as cores e estampas que existem para fazer modelos bem diferentes.

02 – Leque de coração

Olha que interessante essa variação do segundo modelo que expliquei como fazer! Aqui recortamos o leque de papel em formato de coração e pregamos um palito de picolé na parte inferior. O toque final fica por conta dessa fita de cetim.

03 – Estilo renda:

Fonte Pinterest

Sem dúvida essa sugestão agora fica muito bem em decorações de festa, por exemplo. Esse papel que imita uma renda é bem delicado e chique e a composição fica muito charmosa. Perfeito para festas de menina ou chás de bebê.

E para prender o leque ao centro de mesa basta colar um palito de churrasco na parte de trás. Para seu trabalho ficar com um acabamento melhor, faça a mesma decoração da frente na parte de trás. Dessa forma você esconde o palito.

04 – Utilizando o papel crepom:

Por outro lado, os leques de papel crepom ficam ótimos nas decorações de ambientes em festas, por exemplo, pois com eles conseguimos fazer modelos maiores como esse da foto.

E o legal é que você pode emendar um no outro seguindo a mesma cor, ou criando uma espécie de arco-íris, como você verá na foto abaixo.

Fonte Pinterest

05 – Sugestão simples para fazer com os pequenos:

Esse modelo feito com papel crepom é super simples e você pode fazer junto com os pequenos para estimular a criatividade e a coordenação motora deles.  Com certeza eles vão adorar!

Separei mais alguns modelos para você se inspirar aqui embaixo, então bom proveito:

Fonte saposyprincesas
Fonte saposyprincesas

Hoje você aprendeu a fazer leques de papel de uma forma simples e rápida. Agora é hora de colocar o conhecimento aprendido em prática.

Caso tenha ficado alguma dúvida ou quiser compartilhar sua opinião, deixe seu comentário aqui embaixo.

Até a próxima!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Arte com papel

Arte com papel

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe um comentário

Artigos Recentes
Receba Novidades Por Email
Seu e-mail estará protegido
Redes Sociais