Arte com Papel

mudas para por em vaso de garrafa

Descubra Como Criar Uma Horta Na Sua Casa Usando Garrafa PET

Compartilhe
  •  
  •  
  • 2
  •  
  •  
  •  
  •  
    2
    Shares

Sem dúvidas, o contato com a natureza é algo que renova nossas energias e faz muito bem para nosso corpo e mente.

Acontece que muita vezes moramos em cidades grandes, como São Paulo, Recife e Rio de Janeiro, que são verdadeiras selvas de pedra e por causa disso, não conseguimos ter esse contato diariamente.

Pensando em facilitar esse contato e de quebra te ajudar a criar hábitos mais saudáveis, hoje eu vou ensinar para você aqui no Arte com Papel como fazer uma horta em garrafa pet aí mesmo na sua casa.

E antes mesmo que você diga que mora um uma casa ou apartamento pequeno, já te adianto que trouxe opções até para quem tem pouco espaço em casa. Sendo assim, vem comigo e vamos aprender a criar sua própria horta reciclando garrafas PET.

Vamos lá!

Qual a vantagem de se ter uma horta em casa ou apartamento?

Sendo assim, vou mostrar alguns motivos, bem convincentes, para se fazer sua própria horta:

  • Você vai ter a oportunidade de consumir alimentos mais saudáveis e livres de agrotóxicos (coisa que no mercado, só os produtos orgânicos terão e eles costumam ser bem mais caros não é mesmo?).
  • Sempre haverá alimentos frescos na sua mesa e você não vai correr riscos de ser pego desprevenido por não ter um alface na geladeira, por exemplo.
  • Você vai acabar economizando na conta do mercado, até porque um pacote de sementes é bem mais barato e dura muito mais do que ficar comprando o legume ou a verdura no mercado toda vez.
  • Ajuda a criar hábitos mais saudáveis para você e sua família (inclua as crianças também nos cuidados com a horta de garrafa PET).
  • Aumenta o seu contato com a natureza e ajuda a criar um novo hábito na sua vida.

Se você possui filhos, uma iniciativa bem legal é integrar a criança nessa cultivo. Aliás, muitas escolas possuem hortinhas para que as crianças cuidem(veja aqui um manual de horta na escola). Isso é interessante pois ajudar a criar um laço entre a criança e a terra, como também ajuda a despertar o interesse da criança em comer daquele alimento que ela mesma plantou, cuidou e colheu.

Então, agora que eu já te apresentei alguns motivos para se criar uma horta em casa, vamos aprender a fazer alguns modelos utilizando as garrafas PET que estão sobrando na sua casa e muito provavelmente iriam parar no lixo.

Dicas importantes antes de começar:

Antes de mais nada, preciso te passar algumas informações muito importantes antes de começar a te ensinar como fazer diversos modelos de hortas com garrafa PET. Então se liga nessas dicas valiosas, pois elas vão ajudar no sucesso da sua horta.

O que plantar

Bom, vamos pensar juntos. Vamos utilizar garrafas PET para confeccionar nossas hortas, correto? Então, por mais que a gente tenha vontade de plantar tudo que é verdura e legume, temos que ter em mente que estamos trabalhando com um espaço limitado.

Sendo assim, te aconselho a escolher legumes, verduras e temperos menores, que se adaptem bem dentro do espaço da garrafa PET, como por exemplo a salsinha, cebolinha, couve, hortelã, alface, espinafre, rabanete, orégano, alecrim, manjericão, tomate cereja, morango, entre outros.

Já deu para perceber que não vai faltar variedade na sua mesa depois que você começar a cultivar na sua horta de garrafa PET, não é mesmo?

Cuidado na hora de regar:

Sabemos que a água é essencial para manter a planta viva, porém, em excesso vai acabar fazendo mal para ela.

É importante que você estude um pouco as plantas que você pretende cultivar na sua horta de garrafa PET, pois às vezes elas não precisam de muita água. Além disso, água em excesso em qualquer planta faz com que suas raízes apodreçam(Veja aqui alguns erros comuns ).

Preste atenção quando for colher:

Se você quer manter sua horta por mais tempo antes de replantar, cuidado na hora que for retirar as folhas por exemplo. Não retire tudo de uma vez e procure utilizar aquelas tesouras de jardinagem para esse trabalho (Se a sua estiver cega aprenda aqui como amolar).

No entanto, se você estiver plantando alface ou outras hortaliças, daí é preciso sempre replantar depois da colheita, já que arrancamos até as raízes.

E agora, sem mais delongas, vamos aprender a criar modelos muito legais de horta com garrafa PET para sua casa ou apartamento!

Modelo vertical, na parede, para ambientes com pouco espaço:

E eu quero começar justamente com uma horta de garrafa PET para casas e apartamentos que tem problemas com espaço. E eu sei que em cidades grandes isso acaba sendo uma realidade bem comum, pois os imóveis estão cada vez menores.

Dá uma olhada nesse modelo que legal! Ele fica suspenso na parede e podemos colocar quantas garrafas quisermos, pois elas estarão todas na vertical.

Anota os materiais necessários para fazer uma carreira de horta com garrafa PET:

  • 4 ganchinhos e as buchas
  • Barbante grosso
  • Garrafas PET
  • Furadeira
  • Chave de fenda
  • Tesoura
  • Estilete
  • Fita métrica

E agora vamos ao passo a passo:

  1. O primeiro passo é marcar exatamente os pontos onde vamos furar com a furadeira para colocar os ganchos que irão prender os barbantes. Para isso vamos utilizar o lápis para fazer as marcações e a fita métrica para nos certificar que eles ficarão alinhados.
  2. Segundo, vamos furar os pontos marcados e já encaixar as buchas e prender os ganchinhos (você encontra esses itens em casas de materiais de construção).
  3. Terceiro, com o estilete, recorte uma parte da superfície da garrafa PET para que fique igual na figura (mas deixe espaço nas laterais ok?).
  4. Quarto, esquente a chave de fenda no fogão e faça furos nas laterais da garrafa para passar os barbantes.
  5. Quinto, faça pequenos furos com a tesoura na parte de baixo da garrafa para deixar a água escorrer quando for regar.
  6. Sexto, prenda o barbante no gancho do topo da parede e comece a passar por cada garrafa, deixando uma distância entre uma e outra (dê um nó antes e logo após de passar a garrafa para ela não escorregar.
  7. Finalize a sua horta amarrando o barbante no gancho que ficou no chão.

Viu como é fácil? Agora é só colocar a terra, o adubo e plantar o que você deseja que logo você estará colhendo da sua própria horta.

Utilizando garrafas maiores:

Sabe aqueles galões de água maiores? Com esse próximo modelo vamos utilizá-los para criar nossa horta e inclusive vamos ter a possibilidade de criar plantas maiores.

Por causa do peso depois que colocarmos a terra e conforme a planta for crescendo, minha recomendação é que esse tipo de horta fique pelo chão mesmo. Para quem tem um quintal maior, mas não é de terra, essa é uma ótima opção.

Anote os materiais:

  • Galões PET
  • Estilete
  • Tesoura

Passo a passo:

  1. Primeiro faça os furos na parte de baixo da garrafa para a água escoar.
  2. Segundo, recorte a parte de cima com o estilete (para ficar mais fácil de cortar, aqueça o estilete no fogo antes).

Para finalizar, é só colocar a terra e as sementes. E se você quiser dar um visual diferente na sua horta de garrafa PET, pinte as garrafas por dentro com cores escuras antes de colocar a terra. Tenho certeza de que vai ficar show de bola e ainda vai reduzir a perda de agua em excesso!

Horta de garrafa PET e madeira:

Nesse próximo modelo, além das garrafas PET, também iremos usar uma estrutura em madeira (pode ser em MDF ou até um pallet). Acredito inclusive que os pallets serão mais fáceis de se conseguir se você for em um mercado da região ou no mercado central da sua cidade.

A diferença desses modelos para os anteriores é que podemos transportar a horta toda de uma vez para outros pontos da casa, caso queira.

Materiais necessários:

  • Garrafas PET
  • Suporte de madeira
  • Estilete
  • Pregos
  • Martelo

Passo a passo:

  1. Primeiro recorte a garrafa com o estilete como na foto. Não se esqueça de fazer furos no fundo da tampa.
  2. Segundo, posicione cada garrafa na madeira e pregue pelo menos dois pregos em cada para não soltar.

Depois de pronto é só colocar a terra e as sementes e esperar as plantas crescerem para então colher.

Dá uma olhada nesse outro modelo que separei para você ver usando a mesma técnica, porém com o pallet.

Foto: Wiki.nurserylive

Olha, são muitas as possibilidade de horta com garrafa PET para você construir aí mesmo na sua casa, basta usar sua criatividade e o espaço que você tem disponível. Separei mais alguns modelos para você se inspirar.

Foto: hapylife

Foto: happilife
Foto: happylife

Chegamos ao final de mais um artigo aqui no Arte com Papel e hoje tive a oportunidade de te ensinar a criar modelos bem legais de hortas com garrafa PET para sua casa ou apartamento.

Não importa se você tem muito ou pouco espaço, vimos que existem possibilidades para vários tipos de ambiente, sendo assim, não tem desculpa para não criar sua própria horta em casa.

Vimos também que existem várias vantagens em se ter uma horta em casa, então comece hoje mesmo a produzir a sua e aproveite os benefícios de uma vida mais saudável e que o contato com a natureza podem te trazer.

Agora é hora de pôr a mão na massa. Até a próxima!

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe um comentário