Arte com Papel

pecas artesanais para vender

Ganhar Renda Extra Com Artesanato: Primeiros Passos Antes do Sucesso

Quando você faz ou ama artesanato é muito comum passar pela cabeça em utilizá-lo como fonte de renda. Mesmo as pessoas que já têm outra profissão muitas vezes fazem artesanato como hobby ou atividade terapêutica e podem aproveitar para vender suas peças artesanais.

Existem muitas histórias de pessoas que começaram fazendo artesanato como uma atividade cotidiana paralela, apenas por prazer, e no fim, passaram a trabalhar com artesanato e tornaram a atividade em uma fonte principal de renda.

Há também as pessoas que fazem artesanato e sonham torná-lo em uma atividade lucrativa, porém, ainda não conseguiram realizar este sonho. Afinal, exige muita pesquisa, conhecimento e aplicação deste conhecimento para conseguir tornar o fazer artesanato em sua profissão.

Para vender suas peças artesanais, vale a pena investir energia e tempo. A satisfação em fazer algo que você ama é fundamental para uma vida mais plena e feliz. Portanto, qualquer esforço acaba sendo muito bem recompensado.

Este artigo é para quem deseja vender suas peças artesanais. Seja para ganhar uma renda extra ou seja para quem tem a meta de transformar a atividade em profissão e fonte principal de renda. Dessa forma, veja a seguir nossas dicas para você que está começando e quer dar os primeiros passos antes de atingir o sucesso!

Pesquise

O primeiro passo que não deve ser esquecido antes de profissionalizar uma atividade é fazer pesquisas para conseguir definir quais são as suas opções para produzir suas peças. Pesquise quais técnicas pode utilizar, quais tipos de artesanatos vendem mais, estas primeiras pesquisas são essenciais para que você escolha com bastante clareza como será o seu negócio.

É importante começar o trabalho com todos os aspectos bem definidos, assim, as chances de você errar na escolha ou se arrepender ficam menores. A ideia é que você consiga ter em mente de forma bastante clara quais são suas paixões dentro da área de artesanato, quais técnicas você domina e como pretende apresentar sua produção para as pessoas.

Certifique-se Sobre Seu Conhecimento

Após realizar as pesquisas iniciais é a hora de definir se você tem o conhecimento e as técnicas necessárias para realizar um ótimo trabalho. Tenha em mente que as peças artesanais precisam ser muito bem feitas e você precisa sempre se aperfeiçoar e se atualizar.

Pense sobre o artesanato que você produz e tente chegar em uma conclusão sobre quais aspectos podem melhorar e quais você já executa com perfeição. Pegue as técnicas que você domina menos e procure cursos para se aperfeiçoar. Caso descubra alguma técnica nova que não sabe fazer e que você considera importante aprender, pode ser interessante fazer um curso sobre ela.

Se você for uma pessoa mais autoditada aproveite para pesquisar na internet passo a passo e tutoriais. Assim, você pode aprender sem sair de casa e sem custos prévios. No entanto, saiba que todo valor empregado em cursos pagos também trazem ótimos resultados e você não deve ter dó em investir quando necessário.

Atualize-se

Além de ter certeza sobre as técnicas que você domina e aperfeiçoar as técnicas que você sabe menos, você precisa atualizar-se sobre as referências que estão bombando. Dessa forma, você consegue suprir a demanda e agradar os seus clientes.

Você pode estar pensando que o trabalho é muito árduo, porém, tenha consciência que se você for uma pessoa apaixonada por artesanato desempenhará as suas funções com muita facilidade. Muitas vezes o processo de atualização consiste apenas em estar em contato com pessoas da área e lendo artigos sobre artesanato. Então, mantenha a calma e siga os passos que tudo fluirá naturalmente!

Defina Seus Produtos

Uma vez que você já tiver pesquisado e atualizado-se sobre seus conhecimentos você já está apto para definir por quais produtos pretende começar. Muitas vezes definir um foco contribui bastante para o sucesso, portanto, tente definir um nicho de atuação (Leia mais aqui sobre nicho).

Caso você esteja com dificuldade em escolher apenas um nicho, pode sim experimentar vender alguns tipos diferentes de produtos feitos com técnicas diferentes. Porém, procure ir definindo aos poucos quais são suas técnicas e produtos preferidos para poder focar neles.

É importante que você especifique alguns aspectos como quais são as necessidades dos clientes, quais vontades você tem que funcionam como motivação para você produzir e quais pessoas você deseja atingir para serem seus futuros clientes. Estes fatores podem te ajudar a escolher seus produtos e nicho de atuação.

Estabeleça Seu Ponto de Vendas e Planeje-se

Após definir quais produtos você vai comercializar é importante estabelecer quais serão seus pontos de venda. Muitas pessoas erram ao não fazerem esta decisão. Uma coisa muito importante que você precisa ter em mente é que vender apenas para familiares, amigos e conhecidos nem sempre é o suficiente para pagar as contas. Sendo assim, você precisará facilitar o acesso dos possíveis clientes até seus artesanatos.

Como fazer isso? você pode utilizar a internet (veja aqui como usar o WhatsApp para vender suas peças) e criar uma loja online ou utilizar uma loja marketplace em que você expõe seus trabalhos online junto com outros artesãos. Estas lojas são bastante conhecidas, temos alguns exemplos para você começar como o site Elo7.

Além das lojas virtuais você pode traçar planos para vendas físicas. Veja em quais feirinhas de artesanatos, eventos ou lojas você pode expor seus trabalhos. Depois que você fez estas definições está mais do que pronto para colocar em prática suas habilidades e partir para as vendas e para o sucesso!

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe um comentário