Arte com Papel

Fotografia De Artesanato: Dicas para arrasar Na Hora de Mostrar Seus Produtos

fotografia de artesanato
Compartilhe

Sem dúvida, uma boa apresentação pode ser a chave para seu negócio de artesanato ter sucesso. A fotografia de artesanato é tão importante quanto se fazer peças bonitas, pois ela pode realçar seu produtos e atrair ainda mais clientes.

Às vezes alguns artesãos e artesãs não conseguem alavancar as vendas online justamente porque suas fotos acabam não deixando o seu produto atraente.

Para que você não corra esse risco, hoje você vai aprender dicar super legais de como tirar fotografia de artesanato, deixando seus produtos ainda mais bonitos! Continue a leitura para descobrir essa dicas maravilhosas!

Dicas de fotografia de artesanato:

Ainda mais agora com a pandemia que vivemos na atualidade, o número de vendas online tem aumentado. Por causa disso é importante ter uma boa apresentação dos seus produtos.

Dessa forma, se liga nessas dicas chaves que separei, pois você vai ver que elas fazem toda a diferença para o seu negócio ter ainda mais sucesso.

01 – Conheça bem a câmera que você está trabalhando e suas funcionalidades:

Enquanto algumas pessoas preferem tirar fotos com câmeras digitais, outras já não tem esse recurso à disposição e só conseguem tirar foto dos seus trabalhos artesanais com o celular.

No entanto, uma dica muito importante para quem quer mandar bem na fotografia de artesanato é que você conheça as funcionalidades da sua câmera muito bem. Dessa forma é importante ler o manual de instrução para aprender o que cada botão ou funcionalidade pode mudar na foto.

Ademais, depois de ler o manual cuidadosamente aí é hora de brincar e fazer várias fotos teste. Certos celulares, por exemplo possuem efeitos como retrato, pôr-do-sol, entre outros e eles podem ajudar a deixar sua foto muito mais bonita, então teste todos eles.

Além disso, fique atento também com a resolução da foto. Quanto maior a resolução, mais seu cliente vai conseguir ampliar para ver os detalhes da sua peça, porém mais pesada a foto ficará.

02 – Use a iluminação correta:

Antes de tudo, de nada adianta se você tiver uma ótima câmera e um trabalho belíssimo se você só tira suas fotos em ambientes mal iluminados.

Embora exista o flash nas câmeras, prefira sempre tirar fotos utilizando a luza natural. Na verdade, o flash pode prejudicar a resolução das imagens, além de deixar sua peça com um brilho excessivo, ou até causando distorções nas cores.

Para tirar uma boa fotografia de artesanato é importante saber aproveitar a luz natural. Portanto, escolha aquele ambiente da sua casa com maior incidência de luz. Lembre-se também de que a luminosidade do final da tarde pode trazer um efeito bem legal para as suas fotos.

Dica: Existe um produto no mercado muito usado por quem faz fotografia de maquiagem e cabelo que podemos utilizar para tirar fotografia de artesanato, que é o Ring Light. Ele é um círculo com lâmpadas de LED que pode vir em um tripé ou acoplado ao celular e ajuda bastante a criar uma luz bem legal. Inclusive alguns vem com opção de cor na luz de LED.

Foto Mirao

03 – Escolha o fundo perfeito para suas fotos:

Se queremos que o cliente preste mais atenção em nosso produto, é preciso que sua fotografia de artesanato seja tirada no fundo correto.

O ideal é que as fotos das suas peças sejam em um fundo branco, ainda mais se elas tiverem bastante cor, pois assim seu trabalho será realçado. No entanto, se o seu artesanato fotografado for mais branco, daí eu sugiro utilizar fundo mais para o cinza (como na foto abaixo).

Porém o mais importante é que não haja muitas distrações e que o foco seja o produto.

Uma outra opção bem interessante é fazer uma espécie de um estúdio para a sua fotografia de artesanato. Na internet você até encontra alguns modelos para vender, mas também é possível fazer em casa mesmo.

Você pode escolher um cantinho da sua casa e montar uma estrutura como a da primeira foto dessa sessão, ou pegar uma caixa de papelão grande, cortar quadrados nas laterais e cobrir com um pano branco mais fino.

Dica: Se quiser acrescente alguns elementos de decoração ao fundo da sua fotografia, mas nada que chame mais atenção do que seu produto.

04 – Explore os ângulos do seu produto

É legal que você tire mais de uma foto do produto para colocar no seu anúncio ou nas mídias sociais para que seu cliente tenha uma visão melhor do seu trabalho e também tenha ideia das dimensões reais do objeto.

No caso de fotos de bijuterias por exemplo, procure tirar pelo menos uma foto do produto no corpo (focando na peça é claro), dessa forma seu cliente tem uma ideia de como a pulseira, brinco, anel ou colar ficaria nele ou nela.

Ah! E não se esqueça de caprichar na descrição do seu anúncio. Procure dar todas informações necessárias de dimensões e também despertar o interesse do seu cliente. Afinal de contas, além de uma boa fotografia de artesanato, o marketing é a alma do negócio.

05 – Utilize editores de imagem, caso necessário:

Foto phlearn

Por mais que você tenha tirado uma excelente fotografia de artesanato, às vezes é bom passá-la por um editor de imagens para realçar ou melhorar alguns pontos antes de postar.

Seja no celular, ou no computador, existem alguns programas bem legais para fazer pequenos ajustes de imagem, como a luz, ou mesmo acrescentar filtros, como sépia, preto e branco, entre outros.

Separei alguns programas que você pode gostar de utilizar para editar suas fotografias de artesanato:

  • Adobe Photoshop Express – Versão mais simples e gratuita do famoso Photoshop. Ideal para iniciantes.
  • Lightrooom – Disponível na versão mobile. Possui filtros gratuitos, mas a maioria você precisa assinar. Porém, edições básicas você consegue fazer sem problemas.
  • Paint.Net – Disponível apenas para computador. É um programa bem fácil e intuitivo, ótimo para quem está iniciando.
  • Pixlr Editor – Muitos recursos disponíveis para edição de fotos e pode ser usado tanto no computador, quanto no celular.

Agora com essas dicas tenho certeza de que suas fotos de artesanato vão ficar ainda melhor. Agora é só começar a treinar e colocar em prática o que você aprendeu hoje.

Se ficou alguma dúvida deixe seu comentário que teremos o maior prazer em te ajudar. Até a próxima!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Arte com papel

Arte com papel

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe um comentário

Artigos Recentes
Receba Novidades Por Email
Seu e-mail estará protegido
Redes Sociais