Arte com Papel

caderno com papel pautado

Como Fazer Folhas com Linha para Imprimir

Compartilhe
  •  
  •  
  • 2
  •  
  •  
  •  
  •  
    2
    Shares

As férias escolares estão sempre ai e para muitas crianças e adolescentes podem até já ter chegado. Agora é a hora das crianças relaxarem e curtirem as férias – Ou aprender a fazer folha com linhas para imprimir e se divertir.

Para os pais, o período de ferias, é o sinal de a compra de materiais para o próximo ano letivo está chegando e isso significa que terão que mexer no bolso.

Parece que a cada ano que passa os materiais estão cada vez mais caros, então pensando em onde podemos te ajudar a economizar, o Arte com Papel vai te ensinar a criar folhas pautadas e melhor ainda, vamos deixar vários modelos para download aqui no final desse artigo.

E de bônus também vamos te mostrar como fazer folha quadriculada para os seus trabalhos.

Além disso, se você está procurando fazer um caderno ou personalizar um fichário para as suas atividades, controle de gastos etc. Essas folhas também serão muito úteis.

Depois de impressas, é só fazer os furos para colocar no fichário, ou mesmo levar para encadernar. Aí fica ao seu critério.

Criando a folha pautada no Word:

O Microsoft Word é uma ferramenta de edição de textos muito prática e será perfeita para criarmos nossa folha com linhas.

Eu vou te mostrar duas formas de se fazer e aí você escolhe qual você acha mais prática, combinado?

A partir de uma tabela:

Dá uma olhada no passo a passo e nas fotos que você vai ver que é bem fácil de criar a sua folha. No final ainda é possível colocar imagens.

Lembrando que o modelo do Office que eu uso é o 365. Normalmente as versões não variam muito, mas se você tiver versões mais antigas fique atento a possíveis diferenças de onde fazer alterações.

  • Primeiro, abra um novo documento e caso queira acerte a margem para uma mais estreita na aba Layout.
  • Em seguida, clique na aba inserir e depois em tabela 1 x 1.
  • Para criar mais linhas, posicione o cursor ao lado da tabela e pressione ENTER. Repita essa ação até chegar no final da página.
  • Selecione a tabela inteira e depois elimine as bordas laterais e superiores.
  • Ao terminar sua folha ficará desse jeito.

Caso queira, você pode adicionar imagens na sua folha. Não esqueça de posicioná-las por cima da tabela e optar também por imagens com a terminação PNG.

Viu como é simples? E agora você tem uma folha personalizada só para você. Basta imprimir quantas quiser e também frente e verso.

DICA: Se você está pensando em fazer uma quantidade grande de impressões eu te recomendo a buscar uma gráfica, pois geralmente as impressoras jato de tinta que temos em casa tem uma capacidade pequena de impressão. Na gráfica, as impressoras são à laser e a qualidade sai muito melhor. Além disso eles costumam a fazer desconto caso sejam muitas cópias.

Utilizando as teclas Shift e _ :

Essa outra forma também é bem simples e você inclusive poderá alterar o espaçamento entre linhas e deixar mais largo.

  • Nessa folha optei por começar adicionando a imagem que eu gostaria (Escolhi uma PNG).
  • Em seguida, pressione as teclas Shift e _ ao mesmo tempo (a linha vai começar a se formar).

Mantenha as duas teclas pressionadas até chegar ao final da folha. E se você quiser, ainda é possível alterar a cor da linha que você fez.

Esse modelo também é bem tranquilo de fazer e fica bem bonito no final.

O interessante desses modelos no Word é que você pode alterar o Layout da folha, acrescentar imagens, entre outras ferramentas. Existem também a possibilidade de fazer linhas pontilhadas por exemplo.

Folha quadriculada:

Além de folha com linha para imprimir você também pode fazer quadriculada. Esse tipo de folha é bastante usada em trabalhos escolares para fazer gráficos de barra, ou até mesmo para fazer contas.

No Microsoft Excel é possível fazer esse tipo de folha de maneira fácil e rápida.

  • O primeiro passo é abrir um documento no Excel e selecione em Layout a margem estreita para que você consiga ver as delimitações da página quando for imprimir.
  • Em seguida selecione da coluna A até a coluna I e da linha 1 até a linha 49. Depois clique em formatar a largura da coluna na aba Página Principal (altere para 1,5 ou 2,0 de acordo com o tamanho que você deseja).
  • Ainda na aba Página Principal selecione para aparecerem todas as bordas:
  • Em seguida, selecione essa tabela e cole em um novo documento do Microsoft Word (lembre-se de alterar as margens para estreita).
  • Para finalizar e preencher a folha toda, você deve clicar com o botão direito na última coluna e depois em adicionar linhas à direita e repetir esse comando até chegar ao final da folha.

Pode até parecer meio complicado, mas depois que você pegar o jeito vai ver que é fácil e rapidinho dá para terminar e imprimir.

 Com essas fotos até quem não entende muito de tecnologia vai conseguir fazer folhas personalizadas bem legais para os seus trabalhos.

E se você gostou dessas dias e passo a passos que eu te mostrei aqui, vai gostar ainda mais das folhas que disponibilizarei para você logo aqui embaixo.

São vários arquivos que você poderá baixar para o seu computador e imprimir quando for usar. Fique tranquilo que as instruções estarão todas aqui e vai ser bem fácil.

Modelo para baixar

Pegue aqui seus papéis pautados para imprimir em casa. Os modelos são simples de usar e para imprimir pode usar qualquer impressora caseira que imprima papel no tamanho A4.

Você pode usar diversos tipos de papéis para por na impressora, inclusive papel reciclado ou colorido. Só tome o cuidado na hora de escolher a cor, se a cor do papel for muito escura as linhas impressas não ficarão muito visíveis no papel. O recomendado é que imprima em papeis em cores pasteis pois elas vão oferecer maior contraste com a tinta preta.

Estou disponibilizando 2 modelos, um no tamanho A4 onde as linhas cobrem a fora inteira no formato retrato e outra no tamanho A5 que podem ser usadas para dobrar ao meio para encadernar manualmente ou simplesmente unir várias e grampear no meio.

O Link para salvar no seu computador está no final das imagens

>> Pegue os papéis pautados aqui<<
>> Papel quadriculado aqui <<
>> Formato horizontal <<

Preparando para Impressão

Ao salvar os arquivo você irá notar que todos eles estão no formato PDF, por isso se você não tiver esse programa instalado no seu computador, você pode instalar gratuitamente usando esse link (o procedimento é bem simples, basta seguir os passos): https://get.adobe.com/br/reader/

Com ele instalado, agora você pode abrir os arquivos. Veja, dentro de cada PDF tem vários mais de uma página com diferentes modelos, por exemplo, no pacote com folha no formato retrato tem opções com linhas em diferentes distâncias e também pontilhadas. Por isso, na hora de imprimir preste atenção em qual a numeração da página para imprimir a que você você precisa usar.

Se não tiver tanta familiaridade com impressoras, você também pode levar a uma gráfica e pedir para que imprimam em preto e branco. Caso você precise de várias folhas para fazer um caderno ou algo do tipo, por exemplo, com 100 páginas. Vale a pena ver o custo da xerox na sua cidade, pode ser que vala mais a pena, financeiramente falando, imprimir apenas uma e depois disso fazer a copia em máquinas de xerox.

Te apresentamos vários modelos prontos assim como te ensinamos como fazer o seu caso você precisa de uma modelo mais personalizado para usar em lembrancinhas ou mesmo colocar, sua marca, ajustar a entrelinha e inserir elementos decorativos.

Agora o que não vai faltar vão ser opções de folhas para você fazer e imprimir. Basta você escolher como vai querer seu material para o ano que vem.

Até a próxima!

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe um comentário