Arte com Papel

tipos de fitas utilizadas no artesanato

Fitas Utilizadas no Artesanato: Tipos e Como Escolher a Ideal Para Suas Peças

Fitas Utilizadas no Artesanato: Tipos e Como Escolher a Ideal Para Suas Peças
4.3 (86.67%) 3 votes

 

As fitas sempre dão um ar especial para as peças de artesanato, não é mesmo? Apesar de serem um detalhe, elas podem ajudar muito para deixar as peças ainda mais lindas e primorosas.

Existem vários tipos de fitas e elas são muito bem vindas em diversos artesanatos. É muito importante conhecer os diferentes tipos de fitas e saber identificar qual é a ideal para ser utilizadas em suas peças.

Sendo assim, hoje vamos abordar quais são as fitas mais utilizadas no artesanato. Abordaremos as diferentes texturas, espessuras, cores e estampas, para você aplicar em suas produções artesanais e arrasar!

Elas podem ser facilmente encontradas em armarinhos e lojas de aviamentos. E também podem ser compradas pela internet, o que facilita ainda mais o acesso à este material.

Então, confira agora mesmo as informações que selecionamos para você e aproveite para utilizar as fitas em suas peças!

Renda

fita branca rendada

A fita de renda está sempre em alta nas produções artesanais. Pode ser encontrada com elastano e sem elastano.

Ela pode ser utilizada na decoração de roupas, bolsas, carteiras e tiaras. Também pode contribuir para a decoração de convites de casamento e festas.

A utilização da fita de renda deixa os objetos mais delicados e com um ótimo acabamento! Além disso, existem muitos tipos diferentes de rendas e elas podem ser encontradas em diversas cores.

Cetim

fita colorid de cetim

Outra fita bastante popular em artesanatos é a fita de cetim. Ela tem um brilho super bonito que levanta bastante a decoração das peças.

A fita de cetim pode ser encontrada em muitas cores diferentes. Também há diversas larguras. Ela pode ter as duas faces brilhantes (face dupla) ou apenas um lado brilhante (face simples).

Ela é feita de poliéster ou poliamida e serve perfeitamente para a produção de laços decorativos para embalagens, roupas, entre outros.

Metalizada

fita metal

A fita metalizada pode ser encontrada em várias cores e espessuras. Ela é produzida com um material sintético que possui bastante brilho.

Esta fita é uma velha conhecida de quem produz artesanato para datas festivas como natal e páscoa. É super poderosa e funciona muito bem na decoração de diversos artesanatos, embrulhos e embalagens.

Com certeza é uma fita que se você não conhece, precisa conhecer e experimentar em suas criações.

Juta

Este tecido é utilizado não só na criação de saquinhos e embalagens, mas também, fica ótimo quando utilizado como fita.

A juta atribui um ar mais rústico que pode ser combinado com diversas peças e estilos. Ela pode ser combinada até mesmo com outras fitas para criar lindos envelopes, bonecos e qualquer outra peça que sua criatividade permita gerar!

Aproveite para combinar a juta com outros tipos de fitas para testar a estética das combinações. Você vai se surpreender com o resultado! É incrível!

Organza

fita rosa tipo organza

A organza é um tipo de tecido que fica muito bem em fitas e laços. Ela pode servir na decoração de embalagens, guirlandas e convites.

A fita de organza pode ser encontrada em diferentes versões. Você pode encontrá-la lisa, com arame, com detalhe em cetim ou metalizado.

Sua aparência é sofisticada e festiva, é perfeita para dar um toque especial em seu artesanato!

Tecido Simples

Esta é uma alternativa para quem quer fazer uma decoração mais simples que contribua com a peça, mas chamando menos atenção.

Existem fitas de vários tecidos e em diversas cores e estampas. Algumas possuem detalhes metalizados ou em cetim.

Ela pode ser utilizada em panos de prato, jogos de copa, jogos para banheiro, tapetes, toalhas e bordados. Quando estiver procurando uma decoração mais singela, é a esta fita que você deve recorrer!

Gorgurão

gorgurao verde

Para quem está procurando uma fita bastante resistente, o gorgurão é a opção perfeita! Ele é bastante espesso e possui uns traços em seus fios parecidos com risquinhos.

Este tipo de fita é ótimo para ser utilizado em tiaras e presilhas para cabelos. Funciona muito bem em peças que são bastante manuseadas como peças infantis e almofadas, por exemplo.

Então, se você está querendo criar laços mais firmes ou aplicar a fita em objetos que são muito manipulados, a fita de gorgurão deve ser a sua escolha!

Veludo

fita veludo rosa e preta

Para criar lindas peças artesanais com ar de sofisticação, a fita de veludo é uma escolha fantástica!

Ela pode ser utilizada em peças de roupas, bolsas, carteiras, tiaras e presilhas com lacinhos para cabelo. Também ficam ótimas em colares e pulseiras acompanhada com pérolas ou outras pedrarias.

A fita de veludo também pode ser colocada na decoração de caixas e organizadores. Ela pode ser encontrada em várias cores, possibilitando uma variedade extensa para suas peças artesanais!

Xadrez

laco com fita xadrez

As fitas xadrez são muito populares, principalmente, em laços decorativos e embalagens para presente. Mas elas podem ser utilizadas em várias outras aplicações.

Também ficam muito bem quando aplicada em jogos de copa ou banheiro. E ajudam na decoração de caixas e organizadores.

Elas podem ser encontradas em várias cores e diferentes tipos de xadrez. Dê um toque original às suas peças utilizando esta fita!

 

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe Um Comentario