Arte com Papel

evento de artesanato

Feiras de Artesanato em: São Paulo, Natal, Fortaleza, Recife etc

Feiras de Artesanato em: São Paulo, Natal, Fortaleza, Recife etc
5 (100%) 3 votes

Para você que é artesão, ou mesmo quem está buscando entrar no ramo e está aprendendo um ofício, é muito importante buscar atualização constante, trocar ideias e descobrir novos materiais.

As feiras de artesanato são, nesse sentido, ótimos lugares para ganhar ainda mais conhecimento na sua área, além de propagar tendências locais e nacionais. Para os lojistas, elas são igualmente um meio de divulgação do seu estabelecimento, e podem ajudar e muito a alavancar suas vendas.

E para você que adora esse tipo de evento, fizemos uma lista com as principais feiras do Brasil, assim você pode se programar e escolher em quais quer participar. O legal do artesanato brasileiro é que cada região possui suas especificidades, então é interessante conhecer feiras em diferentes estados, pois assim você tem a oportunidade de ter contato com uma variedade ainda maior de técnicas e artesãos.

Fonte: flickr

Foto por Luiz Fabiano

Feiras de artesanato em São Paulo:

Sem dúvidas, São Paulo é um dos grandes centros nacionais de artesanato do país. Grandes e importantes feiras acontecem anualmente na cidade:

Salão do Artesanato:

O evento chega aos pavilhões do Ibirapuera trazendo o melhor do artesanato brasileiro. Expondo peças de vestuário, decoração, brinquedos e acessórios, o Salão do Artesanato divulga toda a pluralidade do nosso artesanato, além de acontecerem apresentações folclóricas e a praça de alimentação com comidas típicas de diversos lugares.

Quer conhecer mais sobre o salão e saber como expor? Dê uma olhada no site para maiores informações: https://salaodoartesanato.com.br/

Mega Artesanal

Atrai anualmente, em julho, artesãos de todo Brasil para São Paulo a fim de trocar experiências, além de compra e venda de materiais e vários cursos.

A MEGA ARTESANAL serve como uma verdadeira vitrine de exposição do trabalho do artesão para um grande número de pessoas, então vale muito a pena se inscrever como expositor.

Caso você tenha interesse em participar como expositor ou apenas como visitante entre no site da feira e garanta seu lugar: https://www.wrsaopaulo.com.br/megaartesanal

 

Feiras no Rio de Janeiro:

O Rio de Janeiro também concentra uma grande quantidade de profissionais que estão inseridos no mundo do artesanato. Suas feiras costumam atrair um grande público:

Rio Artes Manuais

É uma feira bem importante na capital fluminense, que costuma acontecer em março e que atrais dezenas de expositores, artesãos e lojistas para fazer cursos, expor seus trabalhos, trocar experiências e é claro, comercializar!

O site para maiores informações é: http://rioartesmanuais.com.br/

 

Eventos de Artesanato em Belo Horizonte:

Minas é bastante conhecida pela sua produção artesanal e a capital mineira traz eventos que você não pode perder

Feira Nacional de Artesanato

Completando trinta anos de existência em dezembro desse ano, A Feira Nacional de Artesanato traz uma variedade grande de exposições, workshops, shows e palestras para todos. São mais de mil expositores nesse evento que celebra o artesanato nacional em grande estilo.

Certamente é uma vitrine importante para a exposição do trabalho de qualquer artesão e um espaço propício a intensas trocas de experiência.

Maiores informações estão disponíveis no site do evento: https://www.feiranacionaldeartesanato.com.br/

 

Feira de Artesanato em Natal:

FIART

A FIART costuma abrir o calendário de eventos de artesanato no país, pois acontece no início do ano e trás a cada ano um tema diferente, atraindo centenas de turistas, artesãos e comerciantes do ramo.

Os salões da feira são divididos por temáticas, como por exemplo, bordados, cerâmica, cestarias, entre outros e há uma premiação bem especial para a peça que for considerada a melhor do evento. Essa peça será avaliada por um júri de peso, composto por especialistas e visitantes da feira.

Se você tem interesse em participar, vale a pena dar uma olhada no site do evento e já ir se programando: https://feirafiart.com.br/

 

Feira de Artesanato em Fortaleza:

FENACCE

Nem só de praias se vive o Nordeste, nessa região temos uma grande variedade de tipos de artesanato e você pode encontrar todas elas na FENACCE, a maior feira de artesanato e cultura do Estado. Nela você vai ter a oportunidade de conhecer mais sobre o artesanato cearense e de outras regiões do Brasil.

Informações pelo site: https://fenacce.com.br/

 

Feira de Artesanato em Recife

FENEARTE

Considerada a maior feira da América Latina, a FENEARTE acontece nos meses de julho e está indo para sua vigésima primeira edição ano que vem. A FENEARTE tem por objetivo difundir o artesanato e a cultura nordestinas, atuando como um importante mediador do artesanato local. Definitivamente a FENEARTE é o lugar certo para ver e ser visto!

Maiores informações pelo site: http://www.fenearte.pe.gov.br/

Foto: Flickr Foto por Jan Ribeiro

Feiras em Salvador:

Feira da Sé:

Em pleno centro histórico de Salvador encontramos a Feira da Sé, uma feira que teve seu calendário fixo organizado pela prefeitura de Salvador e que conta com cerca de 80 expositores de diversas áreas como artesanato, moda e gastronomia. Estando por lá não deixe de conhecer, é uma ótima opção de passeio para o seu final de semana.

 

Feiras em Maceió:

Feira de Artesanato da Pajuçara:

Uma das mais importantes feiras de artesanato da capital alagoana é a Feira da Pajuçara que conta com mais de duzentas barracas, que  oferecem o melhor do artesanato local e regional em diversos materiais como palha, barro, cerâmica, entre outros. E você ainda pode aproveitar para experimentar as comidas típicas da região.

 

Feira de Artesanato em Curitiba:

FEIARTE:

Curitiba recebe nos meses de maio aquela que é uma das principais feiras de artesanato do Brasil e da região Sul. Já são mais de vinte anos de estrada e a FEIARTE continua incentivando e promovendo a cultura e o artesanato da região.

Além de Curitiba, a FEIARTE também realiza edições em Florianópolis, Cuiabá e Porto Alegre. Vale super a pena você dar uma olhada no site e descobrir tudo que a feira pode te oferecer, além de programar a sua visita : https://feiartepr.com.br/

 

Opções de feira são o que não faltam pelo Brasil afora. São inúmeras oportunidades ao longo do ano para você conhecer novas formas de artesanato e novos artistas e melhorar ainda mais seu trabalho. Vá conhecê-las e descubra como o artesanato brasileiro é belo e diverso.

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe Um Comentario