Arte com Papel

Estilo Escandinavo – Tudo o que você precisa saber

estilo escandinavo

De fato, existem diversas forma de se decorar os ambientes da nossa casa. Enquanto algumas pessoas preferem algo mais eclético, outras já são mais adeptas de um estilo mais tradicional ou até mesmo contemporâneo de decoração.

Desse modo, entre tantos estilos diferentes de decoração, há um que vem ganhando cada vez mais adeptos não só aqui no Brasil, como no mundo: o estilo escandinavo.

Hoje aqui no Arte com Papel você vai conhecer mais sobre esse estilo, quais são suas principais características, além de receber várias sugestões de decoração de ambientes com ele.

Curioso(a) para saber mais sobre o estilo escandinavo? Então continue sua leitura para descobrir muitas coisas interessantes sobre ele.

Afinal de contas, o que é o estilo escandinavo?

Conforme dito anteriormente, o estilo escandinavo é uma forma de se decorar ambientes cuja influência vem dos países do norte da Europa, de uma região conhecida como Escandinávia, por exemplo a Noruega, Finlândia, Noruega e Suécia.

Esse é um estilo bem recente, datado já do final do século XIX. Ele surgiu em Estocolmo durante a Exposição de Artes e Indústrias. No entanto, ele se popularizou somente a partir da segunda metade do século XX e a partir daí ele ganhou o mundo!

Agora você vai conhecer um pouco sobre as principais características desse estilo de decoração.

Principais características do estilo escandinavo:

Antes de mais nada, um fator que influenciou bastante o estilo escandinavo foi o clima da região. É provável que você já tenha ouvido falar que a região da Escandinávia é marcada pela baixa incidência de luz solar na maior parte do ano.

Com isso, os arquitetos precisaram adaptar o espaço de forma que se pudesse otimizar e aproveitar ao máximo a luz do sol. Então eles encontraram algumas soluções muito interessantes:

  • Uso do janelas e claraboias grandes para aproveitar a luminosidade natural o quanto der.
  • Utilização de cores claras e neutras nas paredes e móveis, em especial o branco, pois essas cores refletem a luz e deixam o ambiente mais claro.

Além disso, outra característica marcante do estilo escandinavo é que eles prezam muito por ambientes aconchegantes. Já que a maior parte do tempo na região faz muito frio, geralmente as pessoas preferem encontrar amigos e familiares em suas próprias casas.

Em virtude desse fato, é preciso que os cômodos reflitam esse aconchego, de modo que todos sintam-se em casa. Isso se reflete no uso de mantas, tapetes e almofadas volumosas (daquelas que a gente chega em um ambiente e já queremos tirar os sapatos para ficar à vontade, ou mesmo relaxar no sofá).

Somado ao que já citamos, no estilo escandinavo a tendência é utilizar uma decoração minimalista e de boa qualidade. Você vai encontrar poucos elementos decorativos, bem como móveis e eletrodomésticos, mas todos serão de ótima qualidade.

Por fim, se estiver pensando em adotar o estilo escandinavo na sua decoração, aposte na fluidez dos ambientes e no conceito aberto. Ambientes integrados e abertos, além de manter as pessoas mais próximas e dar aquela sensação de aconchego, também permitem que a luz consiga iluminar muito mais do ambiente.

Ideias de decoração no estilo escandinavo para aplicar na sua casa:

Bom, agora que você já conhece um pouco mais sobre esse estilo de decoração tão interessante e as suas principais características, separei algumas sugestões de ambientes decorados seguindo esse estilo. Assim você vai se inspirar e adaptar essas soluções para sua casa.

Em primeiro lugar temos essa sugestão de sala de estar inspirada no estilo escandinavo. Você pode perceber as características que eu já citei aqui nas janelas bem amplas e nos tons claros na maioria das paredes e móveis.

Repare que mesmo os objetos em madeira são de madeira bem clara. Outra coisa a se reparar é o conceito aberto. Logo após a sala já temos a cozinha e a sala de jantar.

Por outro lado, nessa segunda sugestão, é o branco que preenche quase que toda a sala, incluindo as escadas que levam ao andar superior. O ponto de destaque são os poucos móveis com uma cor mais forte e as plantas. Repare como o branco realça a luz natural, deixando o ambiente muito mais claro.

Mesmo que você não tenha um espaço muito amplo, é possível adaptar sua casa para o estilo escandinavo como nesse caso da foto. Um pequeno canto da casa, muito provavelmente sem uso, ganhou nova vida apenas com poucos elemento. Lembre-se que no design escandinavo o menos significa mais então, aposte em uma decoração minimalista.

Lembra que falei que uma das características desse estilo é o clima aconchegante? Nada melhor do que mantas para espantar o frio e essa é a aposta dessa sala. Seja as mantas no sofá e na poltrona ao fundo, seja as almofadas de pelúcia deixam o clima mais agradável e aconchegante. Só falta mesmo uma boa xícara de chocolate quente!

Nem os quartos ficam de fora no estilo escandinavo. Aqui também se aposta na exploração do potencial da luz natural. O legal desse estilo é que os nórdicos possuem tão pouco da luz do sol ao longo do ano que eles aprenderam a valorizar bastante ela de modo que ela é a grande estrela do ambiente.

Repare também que existem elementos naturais muito presentes nesse estilo, como a madeira. Tudo sempre com um acabamento impecável.

Legal ver como podemos aplicar o estilo escandinavo à nossa realidade, não é mesmo? Então dê uma olhada nessas outras sugestões de decoração que separei para você:

Fonte: Damselindior

Fonte Homify

Muito interessante esse estilo escandinavo, não é? E que tal você começar explorar as potencialidades da iluminação da sua casa e renovar os ambientes levando como base esse estilo de decoração.

Tenho certeza de que você vai conseguir fazer coisas muito legais! Se ainda tem alguma dúvida sobre o estilo escandinavo, deixe seu comentário aqui embaixo.

Até a próxima!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Arte com papel

Arte com papel

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Leave a Comment

Artigos Recentes
Receba Novidades Por Email
Seu e-mail estará protegido
Redes Sociais

Curso Grátis
Album Artesanal

Inscreva-se gratuitamente e faça parte dessa turma! Aulas em vídeo