Arte com Papapel

workshop e feiras de artesanato

Dicas Para Aproveitar as Feiras de Artesanato

Dicas Para Aproveitar as Feiras de Artesanato
5 (100%) 1 vote

 

Se você ama artesanato, provavelmente já participou ou já quis participar de uma feira de artesanato, não é mesmo? As feiras de artesanato são essenciais não só para quem gosta de artesanato, mas também, para quem faz artesanato!

Nelas, você pode expor produtos, aumentar suas vendas, conquistar mais clientes e atualizar-se sobre as produções artesanais. Também pode aproveitar para fazer novos amigos artesãos e conhecer pessoas que possuem a mesma paixão que a sua!

E para quem ama artesanato, mas ainda não começou a produzir, ir à uma feira de artesanato pode ser uma atividade muito educativa. É possível comprar artesanatos, conhecer novas peças e técnicas e ainda participar de palestras e workshops.

Sendo assim, todo mundo que está envolvido com artesanato precisa experienciar pelo menos uma vez a ida até uma feira de artesanato!

Pensando nisso, hoje trouxemos para você as melhores dicas para aproveitar as feiras de artesanato. Seja você artesão ou entusiasta da arte! Aproveite!

Como Aproveitar Feiras de Artesanato Como Visitante?

Vamos começar abordando sobre como aproveitar as feiras de artesanato como visitante! A primeira dica é que você pesquise sobre os eventos antes de ir visitá-los. Assim, você terá acesso à programação e poderá fazer seu planejamento de visita.

Muitos eventos e feiras de artesanato costumam disponibilizar sites que possuem todas as informações que você precisa saber antes de ir ao evento. No site, você pode ter acesso aos horários de funcionamento, quais serão as palestras e workshops oferecidos e quem serão os expositores.

Alguns disponibilizam até mesmo o mapa da feira de artesanato para que você encontre os stands dos artesãos.

Uma outra dica, é que você conheça o trabalho dos artesãos antes de ir até à feira de artesanato. Dessa forma, é possível pensar quais peças você quer ver pessoalmente, comprar e até mesmo possa conversar com os artesãos.

Portanto, planeje-se com antecedência para que possa aproveitar o evento de forma bastante completa e satisfatória!

Como Aproveitar as Feiras de Artesanato Como Artesão?

Se você já produz peças artesanais, com certeza, precisa programar-se para participar de algumas feiras de artesanato. Elas podem ser o motivo de seu sucesso e fazer seu artesanato decolar!

Você pode participar das feiras como visitante ou expositor, então, veja a seguir as principais dicas para os dois casos!

Como Visitante

Não pense que só compensa ir à feiras de artesanato se você for expositor, pois isso não é verdade! A ida a um evento de artesanato, mesmo como visitante, irá ajudá-lo a acompanhar as tendências, aprender novas técnicas e construir um importante network!

Além disso, indo como visitante você consegue fazer suas compras de peças artesanais e também de materiais diferentes para que você possa incrementar suas produções.

Então, não deixe de ir, conhecer novos artesãos, acompanhar as tendências e prestigiar o trabalho artesanal!

Como Expositor

Se você deseja obter dicas para aproveitar as feiras de artesanato como expositor, chegou a sua vez! Expor seu trabalho artesanal em feiras e eventos é um privilégio que deve ser bem aproveitado e valorizado! 

A primeira dica para você é fazer pesquisas antes de ir para a feira. Assim, você poderá conhecer o público que frequenta o evento e saber quais produtos deve levar para agradá-los.

E você pode estar com dúvidas sobre como fazer sua pesquisa, mas nós temos a solução para você! Procure as redes sociais da feira que você vai participar e veja as fotos, comentários e descrições. Assim, você obterá muitas informações imprescindíveis para planejar a exposição de seus artesanatos!

Também é fundamental ver como funciona as inscrições para participar como expositor da feira, caso você ainda não tenha sido convidado diretamente. Algumas feiras disponibilizam as fichas para cadastro online, assim, você precisará preenchê-las com todas as suas informações profissionais para expor no evento.

Outra dica é que você não se esqueça de identificar suas peças com preço. Organize etiquetas adesivas, cartazes e plaquinhas para que as pessoas tenham acesso fácil à esta informação fundamental para as suas vendas. (Veja aqui como calcular o preço das suas peças)

A identificação com preço é extremamente importante, pois em feiras devido à quantidade de público, muitas vezes não é possível atender à todos de forma exclusiva. Sendo assim, você não precisará se desdobrar em muitos para informar o preço das peças, pois ele já estará nelas!

Além disso, é importante planejar-se para dispor as peças da forma mais chamativa e bonita possível. Assim, você despertará a atenção dos clientes para as suas peças!

Se você não tiver displays prontos para expor os artesanatos, pode contar com pallets, caixotes e ganchos. Eles funcionam perfeitamente para fazer a exposição de seus artesanatos.

Não se esqueça também de decorar a mesa para deixá-la belissima. Utilize plantas e arranjos de flores, mas tome cuidado para não encher a mesa com muita informação e acabar roubando o protagonismo das suas peças artesanais. Então, decore com moderação!

Por último, divulgue sua participação na feira, chame os amigos e familiares. Além disso, leve para a feira cartões de visita e folders com seu site, redes sociais, loja virtual e outros meios de contato. Assim, todos poderão continuar acompanhando sua produção!

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe Um Comentario