Arte com Papel

dicas para começar no artesanato

Dicas importantes para iniciantes no artesanato

 

 

Os trabalhos como artesão, podem lhe trazer inúmeros benefícios, como o aumento de sua renda mensal, através da venda de suas próprias peças, mudando a decoração de sua própria casa ou decorando festas, para relaxar ou mesmo se distrair.

Porém, todo o começo, costuma não ser algo tão simples, inclusive uma das maiores dúvidas de pessoas que começam no artesanato, é como se pode realmente começar.

Com tantas técnicas e diferentes materiais, artesãos iniciantes acabam ficando confusos na fase inicial de seus projetos.

Pensando em você, que está iniciando no artesanato, preparamos dicas importantes para iniciantes no artesanato, auxiliando esse começo que parece um tanto quanto árduo, mas pode ser mais fácil do que você imagina.

Confira as dicas para iniciantes no artesanato e acabe de uma vez com suas maiores dúvidas.

Inicie sem maiores pretensões

Caso você não tenha ainda, muita experiência com os trabalhos manuais, a primeira dica é começar aos poucos. Primeiramente, você deve aprender as técnicas mais simples, com métodos fáceis de execução, lembrando que os menores projetos, são mais fáceis de serem cumpridos.

Para conseguir a sonhada satisfação de concluir uma tarefa, a prática vai ajudar você a criar maior experiência, e assim, tentar posteriormente novas e diferentes técnicas.

Partir para artesanatos mais complexos, é o problema que muitos enfrentam ao querer começar com dificuldades maiores, e provavelmente não conseguir o resultado esperado, o que gera sempre, frustração.

Os primeiros desafios vão precisar ser viáveis, e principalmente, alcançáveis.

O artesão iniciante, precisa levar em consideração seus talentos e habilidades existentes. Por exemplo, se você possui conhecimento sobre costura, a dica é iniciar com artesanatos em patchwork, em feltro ou encadernação artesanal.

Sendo possível a realização de tecidos para móbiles, bonecos, chaveiros, colchas, mantas, almofadas e diferentes itens.

Porém, se a sua intenção é se arriscar no ramo da pintura de diferentes objetos, certamente você terá maiores chances de sucesso, pois poderá iniciar com coberturas lisas, onde não exista diferentes detalhes.

Você precisa iniciar, primeiramente, trocando as cores de itens, treinando assim suas habilidades com o pincel. Depois de já ter certa experiência, será o momento de inovar em diferentes técnicas, como craquelado ou pátina.

Você deve levar também, além do nível de dificuldade, o tempo que você terá de utilizar para terminar suas peças. Dê preferência para itens mais rápidos de serem produzidos, para conseguir maior dinamismo na fase inicial, não correndo o risco de não ter paciência para terminar suas peças.

Projetos mais complexos, onde possam ter semanas de duração de conclusão, são fontes de frustrações, no lugar de onde você deveria contar com inventivos.
Entenda, ao demorar para ver resultados, você pode acabar perdendo o foco e o ânimo.

Foque na reciclagem

reciclando latas

Uma ótima sugestão, para artesãos que estão iniciando, é optar por trabalhos que você tem em sua casa e começar utilizando a reciclagem. Por exemplo, caixas de leite, garrafas pet, plásticos em geral, filtros de café e etc., essas matérias-primas, além de econômicas, vão ajudar você a não errar e acabar desperdiçando materiais novos.
E não devemos pensar somente na vantagem financeira e em como esses materiais são sustentáveis, é muito mais tranquilo conseguir transformar coisas que já tem em sua casa, do que começar a fabricar produtos novos.

Existem boas opções de reaproveitamento de objetos, através da pintura, recortes e assim, conseguir dar novas formas e visuais para algo que estava parado ou estaria sendo jogado fora em sua casa.

E é através da reciclagem que você pode treinar suas habilidades manuais, começando dessa maneira, desenvolver maior experiência para outros tipos de projetos em um futuro próximo.

Comece a aprender técnicas de artesanato para iniciantes

Estude, pesquise e sempre esteja atento a diferentes técnicas que poderá aprimorar o seu trabalho como artesão. Existem inúmeras maneiras de poder fazer isso.
Caso tenha alguma pessoa na família, ou mesmo um amigo que seja artesão, você pode pedir a ele mesmo alguns truques e dicas que vão certamente fazer a diferença no seu início.

Outra excelente maneira, é através de tutoriais que você encontra na internet, como canais no Youtube, blogs e sites como o Arte com Papel que ensinam diversos passo a passos, contendo ótimas informações sobre artesanato para iniciantes.

Uma plataforma muito útil, é o Pinterest, onde apresentam milhares de ideias e referências para quem está começando. Comece a seguir perfis que tenham a ver com artesanato, ou algo do gênero “faça você mesmo” e acompanhe o trabalho de excelentes artesãos que poderão passar a você, excelentes dicas.

Fique atento a essas dicas para iniciantes no artesanato, e consiga se tornar um profissional bem-sucedido, onde conseguirá ter seus êxitos, se tornar um profissional feliz e por que não, bem-sucedido?

 

 

Fonte imagens

  1. www.notey.com
  2. www.pxhere.com

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

4 comentários sobre “Dicas importantes para iniciantes no artesanato

  1. Olá Lucas. obrigada por está sempre dando incentivos em trabalhar com o artesanato e falar sempre os artesanatos em alta, mas sempre acreditei na encadernação . Eu já trabalhei com mta coisa mas resolvi focar na encadernação e a cartonagem e estou me dando bem.

  2. Quando adquiri o curso, fiz algumas coisas, mas o momento não estava propício para dedicação a esse trabalho. Quase 3 anos depois vejo que as circunstâncias estão propícias a deslanchar com a encadernação. Esse poat foi bastante significativo. Tenho que realmente me deter a projetos mais simples… Mas o desafio me atrai! A costura copta, por exemplo, está sendo a meta de minha superação … Grata por seus posts, querido.

Deixe um comentário