Arte com Papel

Decoração de Sala de Aula (Deixe Seus Alunos Encantados e Educados)

sala de aula decoracao
Compartilhe

Decoração de sala de aula. Nada melhor do que se ter alunos motivados dentro de sala de aula, não é mesmo?

Sem dúvida a motivação dos alunos e também dos professores passa, entre outras coisas, por se ter uma sala bonita e arrumada. Os alunos, dos mais novos aos mais velhos, adoram chegar na sala e ver que existe uma decoração diferente. Isso acaba até despertando seu interesse para a matéria.

Hoje aqui no Arte com Papel professores de todos os ciclos de ensino vão receber dicas muito legais para enfeitar sala de aula para deixar o ambiente escolar muito mais divertido e agradável.

Curioso(a) para ver as dicas que tenho para você? Então continue sua leitura para descobrir muita coisa legal!

Decoração de sala de aula para Educação Infantil:

Principalmente para a Educação Infantil a decoração de sala de aula é muito importante, pois eles estão em uma fase onde aprendem muito pelo visual. Procure ter bastante cor na sala e traga para a decoração aquilo que eles estão aprendendo, pois as crianças precisam sempre reforçar o conhecimento para fixar.

Separei então algumas sugestões para decoração de sala na Educação Infantil para você ver:

Quadrinho com os integrantes da turma:

Normalmente as turmas de Educação Infantil são menores, o que nos permite fazer um quadro como esse, que funciona como uma espécie de chamada para os pequenos.

Você pode pegar um quadro de cortiça e forrar com papel verde e finalizar com os galhinhos das flores. As letras e as flores devem ser feitas com EVA e nas flores você vai colar foto dos alunos da turma. Já com as letras escreva o nome da turma, por exemplo, Jardim I, ou Jardim II.

A ideia é que sempre que eles cheguem na sala você reúna todos e faça a chamada. Quando eles ouvirem seu nome devem colocar a florzinha no galho.

Dica: Cole velcro na flor e no quadro, para que eles possam tirar e colocar todo dia sem que estrague os elementos da decoração.

Para trabalhar com letras, cores e números:

Seguindo a ideia de que é importante reforçar constantemente o conhecimento que está sendo aprendido, acho legal colocar cartões como esse pela sala. Você pode fazer no computador e mandar imprimir em papel canson, ou mesmo fazer a mão utilizando papel cartão e outros papeis coloridos.

Uma dica bem legal é mandar plastificar os cartões, pois como as crianças nessa época adoram pegar nas coisas, isso é uma forma de proteger seu material e permitir que ele seja utilizado por muito tempo.

Muito interessante o conceito de decoração de sala de aula para a Educação infantil, não é mesmo? Então dê uma olhada nessa outras ideias que tenho para você que dá aula para esse segmento:


Fonte alunnon
Fonte alunnon

Dicas de decoração de sala de aula para alfabetização e Ensino Fundamental:

Com toda a certeza a alfabetização é o período mais importante da criança e um dos mais difíceis, pois significa uma mudança muito grande na vida deles. Aos poucos as letras vão sendo interiorizadas, assim como os fonemas e aos poucos as palavras vão se formando tanto na leitura, quanto no papel.

Aqui nessa fase também é importante que eles tenham muitos recursos visuais e que as palavras que eles estão aprendendo fiquem expostas. A seguir tenho algumas sugestões para te mostrar.

A parede das palavras:


Fonte edutopia

Nessa fase tudo é novidade, então é interessante ir criando um muro de palavras para ir acrescentando o que eles forem aprendendo na sala. Incentive também eles trazerem palavras do cotidiano deles para acrescentar ao muro e deixá-lo cada vez mais rico.

Crianças nessa faixa de idade da alfabetização são muito participativas e se a decoração da sala de aula for feita com a ajuda deles tenho certeza de que vão amar!

Cada coisa em seu lugar:


Fonte edgalaxy

Conforme eles vão ficando maiores no Ensino Fundamental, obviamente a decoração de sala de aula vai mudando também. No entanto, é sempre bom incentivar em seus alunos o senso pela organização e que cada coisa tenha o seu lugar. Nesse sentido, os nichos dessa sala de aula são um ótimo elemento para trazer para a decoração da sua sala de aula.

Além disso, frases inspiradoras e encorajadoras são ótimas para ficarem penduradas pela sala. Outra sugestão caso na sua escola as carteiras sejam separadas é mudar a disposição delas de vez em quando. Isso ajuda quebrar a rotina e mantê-los mais concentrados.

Vamos ver mais algumas soluções para decoração de sala de aula desse nível:

Dicas de decoração de sala de aula para Ensino Médio:

Por fim, o Ensino Médio engloba os adolescentes e apesar da decoração de sala de sala de aula para eles não exigir muitos elementos visuais, nem por isso ela precisa ser monótona ou chata.

Acredito que nessa idade o legal é chamar os alunos para dar sugestões para a decoração. Muito inclusive gostam de fazer grafites ou pinturas, então deixe que eles mesmo tomem a iniciativa de fazer pinturas ou painéis usando papel ou EVA.


Fonte misslwholebrainteaching.blogspot.com

Nessa sugestão foi feita uma bela pintura na parede de trás do mapa mundo e na lateral grandes personalidades. O interessante é usar temas que eles trabalhem em sala de aula, até para ajudar como gatilho para lembrar os conteúdos.

Depois dessas sugestões deu para perceber que a sala de aula pode ser tudo menos monótona. Agora é só pensar em como adaptar essas decorações para a sua sala de aula.

Até a próxima

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Arte com papel

Arte com papel

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

4 thoughts on “Decoração de Sala de Aula (Deixe Seus Alunos Encantados e Educados)”

Leave a Comment

Artigos Recentes
Receba Novidades Por Email
Seu e-mail estará protegido
Redes Sociais