Arte com Papel

Como Cortar Garrafa de Vidro – Passo a Passo e sugestões de trabalho com elas:

garrafa de vidro cortada
Compartilhe
  • 6
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    6
    Shares

Como Cortar Garrafa de Vidro – Passo a Passo e sugestões

Tem garrafas de vidro sobrando aí na sua casa e não sabe o que fazer com elas? Pois então não as jogue fora, porque depois que eu te ensinar como cortar garrafa de vidro e o que você pode fazer com ela, nunca mais você vai olhar para elas da mesma forma.

Talvez provavelmente você deva ter aí pela sua casa um monte de garrafas de vidro só esperando para irem para o lixo, seja de cerveja, de refrigerante, sucos e afins. Aliás, tem gente até que fica guardando elas um tempão esperando a oportunidade de dar o descarte correto, pois tem medo de jogar no lixo comum e acabar ferindo alguém caso as garrafas se quebrem.

E como aqui no Arte com Papel a gente ama reciclagem, hoje vou te ensinar como cortar garrafa de vidro de maneiras simples e práticas e sugestões do que fazer com as garrafas de vidrio depois. Curioso(a)? Então continue lendo para descobrir!

Como cortar garrafa de vidro com barbante:

O que voce precisa:

  • Barbante o suficiente para que possa dar três ou quatro voltas ao redor da garrafa.
  • Álcool
  • Balde
  • Água gelada e de preferência com cubos de gelo dentro
  • Lixa grossa
  • Isqueiro
  • Garrafa de vidro

Passo a passo:

  1. Primeiramente, encha a garrafa de vidro com água até a altura que você deseja cortar.
  2. Em seguida encha o balde com água e coloque os cubos de gelo dentro.
  3. Depois, molhe o barbante no álcool e enrole em volta da garrafa dando as três voltas.
  4. Nesse passo você vai pegar o isqueiro e acender o barbante que você molhou no álcool e espere até que ele se apague e imediatamente mergulhe no balde com água gelada. Muito provavelmente a garrafa de partirá sozinha, caso contrário dê umas batidinhas de leve nela ou gire para que se solte.
  5. Por fim, lixe as bordas da garrafa para que não haja risco de corte.

Prontinho! Aposto que você não imaginava que era tão simples cortar garrafa com barbante. Agora é só utilizar da forma que você deseja.

Cortando garrafa de vidro com vela:

Foto diyjoy

Materias

  • Vela
  • Balde com água gelada
  • Cortador de vidro
  • Lixa grossa
  • Garrafa de Vidro

Passo a passo:

  1. Em primeiro lugar, utilize o cortador de vidro para traçar uma linha reta na garrafa e caso precise, utilize um suporte para que o corte saia o mais perfeito o possível.
  2. Em segundo lugar, acenda a vela e comece a passar a chama bem em cima da linha que você traçou com o cortador.
  3. Após percorrer toda a extensão e aquecer bem, mergulhe a garrafa no balde com água gelada.
  4. Ao final lixe a borda que você cortou para ficar bem liso.

Dica: Pode ser que nessa forma a garrafa não se quebre na primeira vez, mas não se preocupe. Caso isso aconteça é só repetir o procedimento.

Fazendo um corte na diagonal ou na vertical:

Foto ytimg

Essas duas técnicas que ensinei anteriormente de como cortar garrafa de vidro podem ser utilizadas para fazer cortes na diagonal ou mesmo na vertical, conforme as fotos a acima.

O interessante é você pode inclusive fazer outros tipos de corte, mas as técnicas serão sempre as mesmas.

Alguns cuidados para se cortar o vidro:

Na hora que você for cortar a garrafa de vidro é preciso ter muita atenção e cuidado para que não ocorram acidentes.

Assim sendo, procure utilizar óculos e outros equipamentos de proteção como avental e luvas. Nunca, em hipótese alguma trabalhe com vidro descalço! Utilize sempre um calçado fechado, como tênis, por exemplo.

Por fim, não esqueça de limpar bem a região que você trabalhou depois que terminar. Afinal de contas, qualquer lasquinha de vidro pode machucar você ou alguém da sua família.

Sugestões de como utilizar sua garrafa de vidro cortada:

Uma vez que você já sabe como cortar garrafa de vidro e como dar acabamento para que elas não machuquem ninguém, agora vou te dar algumas sugestões de como utilizar essas garrafas para fazer belíssimos trabalhos manuais. Olha só!

A primeira sugestão se aproveitou de um corte na vertical para fazer esse vaso de suculentas bem charmoso. Aliás ele fica ótimo sozinho ou mesmo em conjunto como na foto e dá um toque a mais de classe na sua decoração.

Minha sugestão é utilizá-lo em uma mesinha de centro dentro de casa, ou mesmo no jardim.

Uma outra sugestão é fazer aquele clássico mensageiro do vento com as garrafas cortadas. Aqui vamos precisar de mais de uma para que tenhamos o efeito desejado. Ah! E se desejar dá para pintar ou fosquear o vidro, conforme já ensinamos aqui no blog.

Foto Elo7

Mais uma sugestão criativa de como utilizar as garrafas que você cortou. Aqui elas foram utilizadas para fazer um jogo de taças, mas também podemos adaptá-las para fazer um conjunto de taças de sobremesa. Tudo depende da sua criatividade.

Além disso, fica interessante também utilizar garrafa quadrada para termos um efeito diferente das garrafas convencionais. Esse tipo de garrafa você consegue com bebidas quentes como Whisky.

Foto Etsy

Já essa outra garrafa foi transformada em uma luminária de jardim, mas você também pode fazer adaptações e inclusive colocar lâmpadas convencionais e o aparato elétrico e fazer uma luminária bem charmosa para o interior da sua casa.

A seguir, tenho mais algumas sugestões de trabalhos onde podemos usar as garrafas que você cortar com uma das técnicas que eu ensinei aqui hoje. Assim você terá muita inspiração para começar os seus trabalhos.

Foto Elo7
Foto Etsy
Foto homesthetics

No post de hoje você aprendeu como cortar garrafa de vidro de duas formas diferentes bem simples e práticas e também como transformar essas garrafas em objetos de decoração bem interessantes.

Sem dúvida opções não faltam e você pode inclusive transformar esses objetos em uma fonte de renda para você e sua família.

Agora é hora de colocar a mão na massa e dar um uso para essas garrafas que eu sei que você tem aí na sua casa e que estão prontas para ir para o lixo.

Se ficou alguma dúvida, deixe seu comentário aqui embaixo.

Até a próxima!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Arte com papel

Arte com papel

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Leave a Comment

Artigos Recentes
Receba Novidades Por Email
Seu e-mail estará protegido
Redes Sociais