Arte com Papel

como vender artesanato

A possibilidade de vender seus artesanatos e ter seu trabalho reconhecido é uma coisa interessante. Seja você um artesão principiante o já experiente. Se você quer descobrir como vender artesanato aqui você vai encontrar as respostas que precisa.

Sem dúvida existem diversas formas de se vender artesanato. Na internet, em feiras de artesanato locais e nacionais e pelo tradicional boca a boca. O importante é que você diversifique sua opções de venda para atingir o máximo de clientes possíveis.

Para descobrir como ampliar seu leque de plataformas de venda e lucrar ainda mais com seu trabalho artesanal continue sua leitura.

Como Vender Artesanato Pela Internet no MarketPlace:

como vender artesanato pela internet

Sem dúvida a internet é uma excelente ferramenta para divulgação e venda de artesanato. Através dela você pode anunciar seus produtos para todo o Brasil e até para o mundo inteiro!

Antes de mais nada, só no Brasil são mais de 80 milhões de pessoas com acesso à internet e a cada dia que passa o número de comprar por esse meio só aumenta. Assim sendo, você só tem a ganhar com a venda artesanato online.

Em primeiro lugar, uma ótima forma de como vender artesanato pela internet é através de sites especializados. Vejamos algumas das opções de sites de venda de artesanato:

  • Elo7: Provavelmente esse seja o maior e mais importante site de venda de artesanato pela internet. Para começar a vender aqui você só irá precisar de um cadastro, fazer os anúncios e pronto! Vale lembrar que não precisa ser PJ para anunciar no Elo7. Contudo, o site cobra uma taxa de 12% sobre os pedidos.
  • Mercado Livre: Outro gigante das vendas pela internet é o Mercado Livre. Com ele você cria o seu anúncio e já começa a vender. Você até a opção de anúncios gratuitos, mas para obter sucesso em como vender artesanato no Mercado Livre eu recomendo que você faça anúncios pagos.

A vantagem desses sites é que eles já possuem bastante tráfego de clientes em potencial, mas fique atento, pois eles costumam cobrar taxas. Mas é claro que além de anunciar em plataformas como essa, é importante ter um produto de qualidade e diferenciado.

Se você quer que seu produto se destaque, você precisa ver as 5 dicas que temos para valorizar ainda mais o seu artesanato.

Como vender artesanato utilizando as mídias sociais:

como vender artesanato midias socias

Outra forma genial de vender artesanato na internet é através das redes sociais. O mais interessante é você crie uma página, seja no Instagram, seja no Facebook e use ela para divulgar seus trabalhos.

Caso você queira é possível criar anúncios pagos nessas duas redes sociais. Porém você pode muito bem divulgar artesanato grátis através dessas mídias sociais. Quanto mais pessoas você tiver na sua rede, maior será o alcance das suas postagens. Você também pode atrelar sua página do Facebook ou Instagram a sua página no Elo7 ou Mercado Livre.

Passo a passo para criar uma página para seus produtos artesanais no Facebook:

  • Primeiramente acesse sua conta e em seguida clique no link a seguir para ser direcionado para criar a chamada fanpage https://www.facebook.com/pages/create/.
  • Em segundo lugar, Escolha a opção que melhor se enquadra no tipo de fanpage que você quer criar. No caso do artesanato as melhores são negócio local ou empresa.
  • Em seguida você deve preencher os campos necessários. Inclua uma breve descrição da sua página. Coloque também uma foto de capa bem bonita e que traduza a alma do seu negócio.
  • Depois defina o público que você quer atingir e finalize a criação da página. Agora divulgue sua página e convide seus amigos para curtir.

Criar sua própria loja online para vender artesanato

como vender artesanato com loja online

Outra opção de venda artesanato é a criação de lojas online. Diferentemente dos sites como Elo7 ao criar seu próprio site para vender artesanato você cria toda a sua identidade visual e garante um perfil mais profissional para seus produtos.

Existem opções de plataformas gratuitas onde você pode criar seu próprio site de venda de artesanato, como é o caso do Wix. No entanto, as opções de configuração acabam sendo mais limitadas.

Por outro lado, com um investimento até baixo você pode criar seu domínio em sites como o Shopify e o WooCommerce que é do WordPress. Nesses casos também recomendo que você faça alguns cursos voltados para SEO ou contrate alguém para administrar a página para você. Dessa forma os resultados podem ser mais expressivos e rápidos.

Além disso, ter sua loja facilita, pois você não vai ter concorrência tão próxima como nos marketplaces. E você tem a vantagem de vende direto do seu site. Por outro lado, você não vai ter o mesmo trafego que os marketplace tem.

Como Vender Artesanato em Feiras

como vender artesanato em feiras
Fonte: Flickr

Outra forma de como vender artesanato fora do meio virtual é através de feiras de artesanato que ocorrem ao longo de todo o ano pelo país. Ou nas feirinhas que algumas cidades possuem que são conveniadas com as prefeituras locais.

Veja aqui nossas Dicas Para Aproveitar as Feiras de Artesanato.

Aqui no Arte com Papel temos um calendário bem legal com as feiras que ocorrem no ano e os locais, bem como fazer para se inscrever. A grande vantagem desse tipo de venda é que você vai ter contato direto com seu público alvo. Ele é também um lugar de muita troca de experiências com outros artesãos.

Ademais, essas feiras podem ser uma forma de como vender artesanato para lojistas. Pois muitas vezes eles procuram artesãos em potencial para fechar parcerias. Dependendo da parceria você pode até vender artesanato para o exterior!

Muitas cidades, principalmente as turísticas, costumam ter feirinhas de artesanato para os turistas conhecerem. Se na sua cidade é assim, procure se informar com a prefeitura local. Dessa forma você pode montar seu espaço nela.

Marketing Para Artesanato: Impulsione Suas Vendas

Bom, já deu para perceber que existem diversas forma de como vender artesanato, né? Contudo, para que você seja um sucesso de vendas é preciso que você conheça e invista no seu marketing para artesanato.

Tanto quanto ter um produto de qualidade e preços atrativos, é importante ter noções de marketing. Assim dá para conseguir atrair mais clientes e potencializar seus negócios.

Dica: Falando em preços, muitas pessoas me relatam a dificuldade de colocar preços em seu artesanato. Mas fique tranquilo que essa é uma tarefa mais fácil do que você imagina e nós temos um artigo excelente que ensina a fórmula para calcular preço de artesanato que você não pode deixar de ler!

Com toda certeza, com seus produtos diferenciados, com o marketing apropriado e a ajuda de uma das formas que apresentamos aqui de como vender artesanato, seu negócio será um sucesso!

E se você ainda não sabe qual artesanato vender, veja esse artigo que tem 7 ideias de artesanatos para vender.

Outros artigos sobre o negocio de artesanatos

Até a próxima!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Arte com papel

Arte com papel

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Leave a Comment

Artigos Recentes
Receba Novidades Por Email
Seu e-mail estará protegido
Redes Sociais

Curso Grátis
Album Artesanal

Inscreva-se gratuitamente e faça parte dessa turma! Aulas em vídeo