Arte com Papapel

mancha tinta remover

Como Tirar Mancha de Tinta de Roupa

Como Tirar Mancha de Tinta de Roupa
5 (100%) 1 vote

 

Não tem quem não tenha passado pela situação de estar com uma roupa, muitas vezes roupa branca, e acabar derrubando algo que causa manchas. Seja molho, óleo ou qualquer outro ingrediente manchar a roupa é sempre bastante desesperador, não é mesmo?

E quem faz artesanato multiplica as possibilidades de manchas nas roupas, uma vez que lida com diversos tipos de tintas e materiais que podem manchar tecidos.

E mesmo utilizando avental e manuseando os produtos com muito cuidado, pode acontecer eventualmente de respingar algum material. Às vezes só de apoiar ou encostar em algo do ateliê ou espaço de criação já é o suficiente para as temidas manchas aparecerem.

À partir do momento em que as manchas estão nas roupas, o que fazer? Como tirar estas manchas indesejadas? É pensando nisso e para ajudar você nesta ocasião é que hoje vamos abordar as diferentes formas de tirar manchas de roupas.

Confira os tipos dos tecidos mais comuns e algumas especificidades de cada um deles para saber como tirar as manchas. Você aprenderá quais produtos utilizar para salvar suas roupas das manchas de tintas, canetinha, cola, caneta e manchas em geral.

Aprenda Sobre o Tecido

Tecidos sintéticos e algodão são os mais popularmente utilizados nas peças de roupas. Por este motivo, começaremos por eles. O sintético é um tecido bastante resistente e durável, ele pode ser esfregado com força sem ser danificado.

Para lavar sua peça de roupa com tecido sintético você pode utilizar detergente ou sabão em pó, ambos funcionam muito bem para tirar manchas. Porém,  em hipótese alguma utilize água sanitária ou acetona, pois elas podem danificar a peça. (veja os cuidados ao utilizar água sanitária aqui)

O algodão é um dos tecidos mais utilizados em diversos modelos de roupas. Para tirar manchas deste tecido você pode ficar menos preocupado, pois ele é bastante resistente e aceita bem diversas aplicações sem danificá-lo. Apenas evite utilizar vinagre para a remoção das manchas.

Outro tecido que é muito comum, principalmente em época de inverno, é a . Se você deseja eliminar as manchas de uma roupa de lã precisa tomar mais cuidado, pois dependendo do produto utilizado pode danificar as fibras de lã.

Dessa forma, para lavar uma roupa de lã atente-se para qual produto vai utilizar. Dê preferência para detergentes ou sabão em pó específicos para lavagem de roupas delicadas. A lã exige bastante cuidado até na hora de colocar para secar, o ideal é que a roupa de lã seja colocada na horizontal para não danificar sua forma.

Caso você esteja precisando tirar mancha de uma roupa de seda também precisa ser bastante cauteloso. A seda é extremamente delicada e as manchas podem se alastrar pelo tecido com facilidade. Então,  procure deixar a peça inteira de molho e utilize produtos para roupas delicadas.

Como Tirar Mancha de Tinta de Caneta e Canetinha Hidrocor?

limpar mancha hidrocor e caneta 

Uma das manchas mais fáceis de serem feitas sem você nem mesmo perceber são as manchas de caneta e canetinhas. A boa notícia é que estas manchas são fáceis de retirar, só exigem que você faça o processo de preferência logo que a mancha foi feita.

Para tirar mancha de caneta você pode utilizar um algodão ou cotonete com álcool. Esfregue-os embebidos com álcool em cima da mancha e na sequência coloque um papel toalha para absorver a tinta.

Tanto no caso da mancha de caneta quanto na mancha de canetinha hidrocor você pode utilizar um produto que não é muito comum nas lavagens, mas auxilia a eliminar as manchas. Este produto é o leite!  

O leite frio pode ser usado para a eliminação de mancha de caneta, basta aplicá-lo no local manchado e absorvê-lo com papel toalha. Para eliminar mancha de canetinha hidrocor faça o mesmo processo só que dessa vez com leite quente.

Como Tirar Mancha de Tinta Para Pintura?

limpando mancha de tinta para pintura

Se tem um material que é muito manipulado pelos artesãos e artesãs é a tinta! Muitas vezes a tinta é essencial para a criação das peças artesanais, e por ser manipulada com tanta frequência, pode ser uma das principais causadoras de manchas nas roupas.

No caso da mancha de tinta utilize um produto à base de álcool em cima dela e absorva com papel toalha. Pode ser até mesmo spray de cabelo. Para tirar tinta a óleo utilize detergente com água quente, leite quente ou casca de limão.

Mancha de Cola e Outras Manchas

Se você estiver precisando tirar mancha de cola, o primeiro passo é esperá-la secar para evitar que ela se espalhe ainda mais. Na sequência você pode aplicar um algodão com acetona em cima da mancha e depois lavá-la com detergente ou sabão em pó.

Para tirar manchas em geral é recomendado deixar as peças de molho em água quente e depois lavá-las com detergente ou sabão em pó. Também pode ser utilizado vinagre branco, ele ajuda até mesmo a eliminar a mancha de cola. Outro forte aliado é o bicarbonato de sódio, vale a pena contar com a ajuda destes produtos para salvar as roupas das manchas!  

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe Um Comentario