Arte com Papel

tecidos pintados

Como Tingir Roupa: Veja as Melhores Maneiras e Como Fazer

Compartilhe

Certamente você já se deparou com a seguinte situação: abriu seu armário, olhou para as suas roupas e teve a sensação de já usou todas elas pelo menos um milhão de vezes, não é mesmo?

Nessas horas, a vontade que temos é de se arrumar, partir para o shopping e renovar todo o nosso guarda-roupa. No entanto, esse sentimento passa assim que a gente se lembra que somos meros mortais e que não temos tanto dinheiro para trocar todas as peças de roupa todo mês.

Mas calma minha amiga, eu hoje trago a solução perfeita para você que não tem aquele cartão de crédito sem limites. Já que não dá para comprar roupas novas, que tal tingir as roupas antigas?

A melhor coisa do tingimento é que além de dar uma cara de nova a uma peça que já estava com cara de meio surrada, ele pode nos ajudar a criar peças totalmente nova a partir de uma antiga.

Eu aposto que você ficou curiosa para aprender a tingir suas roupas não é mesmo? Então vem comigo, que hoje tem muita coisa interessante para você aprender.

Antes de começar, uma dica:

Porém, antes de te passar todas as dicas que eu tenho, é preciso que você saiba de um detalhe quando se trata de tingir tecidos no geral.

Os tecidos naturais como o algodão, ou que possuam em sua composição pelo menos 50% de algodão são mais fáceis de serem tingidos.

Em contrapartida, tecidos sintéticos como a lã acrílica, poliéster, lycra e suplex costumas não pegar a cor quando tingimos (veja a comparação entre poliéster e algodao aqui). Sendo assim, preste atenção antes de começar o processo de tingimento.

Tingindo roupa preta:

Ah, eu tenho certeza de que essas são as primeiras peças que começam a ficar com cara de desgastadas no seu guarda-roupa.

Você já deve ter ouvido um monte de técnicas ninja para manter as roupas pretas como novas por mais tempo. Seja lavando somente roupa preta junto, lavar na mão somente, enfim, são muitas técnicas, mas mais cedo ou mais tarde o resultado sempre chega: elas começam a desbotar.

Daí, ao invés de jogar a peça fora, eu vou te ensinar a tingir a sua roupa preta com água quente e água fria, dá uma olhada:

Com água quente:

Para tingir sua peça, o principal é ter um bom corante e uma marca que eu super recomendo é a Guarany. A Guarany é uma marca que está no mercado a mais de 90 anos e possui uma vasta paleta de cores para você escolher.

Sabendo disso, agora vamos aos materiais que serão utilizados:

  • Peça de roupa preta.
  • Corante Guarany preto.
  • 1 panela grande o suficiente para caber a roupa (de preferência uma que você não use mais para cozinhar).
  • Água.

Passo a passo:

  1. Primeiro, lave a peça de roupa normalmente.
  2. Segundo, quando a peça estiver terminando de lavar, aquela água na panela e acrescente o corante preto.
  3. Terceiro, com a peça ainda úmida, coloque na água quente e deixe fervendo ainda um pouco em fogo baixo (você pode utilizar uma colher de pau para mexer um pouco a peça e deixar que ela fique molhada uniformemente).
  4. Quarto, escorra a água quente e deixe a peça esfriar.
  5. Para finalizar, é só enxaguar com água morna e colocar para secar.

DICA: Tecidos mais escuros podem levar mais tempo para pegar a cor, por isso é importante mexer a panela de vez em quando e ver em que ponto está a coloração da roupa.

Com água fria:

O tingimento com água fria tem algumas diferenças com relação ao anterior, mas de qualquer forma você precisará ferver água para dissolver o corante, porém você não colocará a peça no fogo para ferver junto com a água.

Materiais necessários:

  • Peça de roupa preta.
  • Balde.
  • Água fervente.
  • Corante preto.
  • Fixador de cor.
  • Colher de pau.

Passo a passo:

  1. Primeiro, ferva a água e em seguida coloque no balde.
  2. Segundo, acrescente o corante e mexa com a colher para misturar bem.
  3. Terceiro, acrescente o fixador na água.
  4. Quarto, coloque a peça de molho por cerca de 1 hora na mistura.
  5. Para finalizar, é só enxaguar.

A vez da roupa branca:

Se o problema com as roupas pretas é que elas ficam esbranquiçadas com o tempo e o uso, o problema com as roupas brancas é que elas tendem a fica amareladas e feias conforme a gente usa.

Você pode usar o corante para tingir sua peça igual eu ensinei para as roupas pretas, porém agora eu vou te ensinar uma técnica que utiliza tinta para tecido para tingir.

Uma marca bem boa e famosa, que também já possui anos de mercado é a tinta Acrilex, porém se onde você mora não tiver essa marca em específico, saiba que dá para utilizar outras marcas de tinta para tecido sem problemas.

Vamos então aos materiais necessários:

  • Peça de roupa branca.
  • Água Sanitária.
  • Vinagre.
  • Água.
  • Panela grande o suficiente para caber a peça de roupa.
  • Colher de pau.
  • Tinta para tecido branca.

Passo a passo:

  1. Primeiro, misture uma medida de água sanitária e a mesma quantidade de água fria e coloque a roupa de molho nessa mistura por 1 hora.
  2. Segundo, transfira a peça para um balde onde tenha uma medida de vinagre para duas de água e deixe descansando por mais 30 minutos.
  3. Terceiro, lave a roupa para eliminar qualquer resquício de qualquer uma das misturas anteriores.
  4. Quarto, aqueça a água na panela e acrescente a tinta para tecido.
  5. Quinto, coloque a peça na água quente e continue mexendo até ferver.
  6. Para finalizar, retire a camisa do fogo e lave com água fria e coloque para secar.

Viu como é fácil? Agora você tem uma peça branquinha novamente, como se tivesse acabado de sair da loja.

Como tingir peças jeans:

Eu tenho certeza de que aí na sua casa tem aquela peça de jeans que já está meio surradinha, mas que você não quer abrir mão dela, ou então, que quer trazer de volta a cor que se foi.

Aqui no Arte com Papel você já aprendeu a customizar sua calça jeans de várias formas, não é mesmo? Mas hoje você vai aprender a tingir elas e dar uma cara nova para uma peça velha.

As mesmas técnicas que eu ensinei anteriormente com corante e com tinta para tecido podem ser aplicadas aqui com o mesmo resultado final, é só trocar a cor do corante ou da tinta pela cor azul.

Mas como eu gosto de inovação, vou te dar uma dica que vai deixar seu jeans mega colorido e bem divertido (se você tem dúvida sobre cores leia esse artigo).

Opção colorida:

Para inovar de vez e criar um visual completamente novo e bem alegre como o desse shorts jeans, não serão necessários muitos materiais diferentes do que usamos até agora. O grande diferencial aqui será a sua criatividade em elaborar desenhos para tingir sua peça.

Materiais necessários:

  • Peça de roupa jeans.
  • Água sanitária.
  • Esponja.
  • Tinta para tecido.

Passo a passo:

  1. Primeiro, com a peça seca, respingue a água sanitária em diferentes pontos e em seguida deixe secar.
  2. Segundo, molhe a esponja na tinta para tecido e pinte as partes que desbotaram com a água sanitária.
  3. Para finalizar, lave a peça de roupa sozinha para tirar o excesso de tinta que ficou.

DICA: Você Pode amarrar partes da peça de roupa com elástico para descolorir com a água sanitária, ou mesmo usar moldes.

Foto: paperblog

Só para te avisar que você não precisa necessariamente usar essa técnica para amarrar para fazer efeitos coloridos somente. Fica legal também usar um corante azul mais claro em um jeans mais escuro ou vice e versa, como na foto abaixo.

Foto: paperblog

Transformando uma simples camiseta branca:

Se você gostou da ideia do jeans colorido, vai gostar mais ainda do que eu vou te mostrar agora.

Uma simples camiseta branca pode se transformar um várias outras camisetas única somente com elástico e corante. Basta você amarrar partes da camiseta de acordo com o padrão que você deseja montar e em seguida mergulhar a peça de roupa em um balde com água quente e o corante com o fixador.

Depois de um tempo, você retira a camiseta, enxágua e espera secar para então tirar o elástico. O mais legal é que você nunca saberá ao certo como ficará o resultado final, será uma grande surpresa.

Foto Parents

E que tal aproveitar e chamar as crianças para participar dessa atividade com vocês? Tenho certeza de que eles vão adorar!

Ah! E aproveite o periodo de carnaval que tem todo ano, algumas dessas peças podem ser customizadas e vendidas como fantasias. Os foliões vão se amarrar na ideia.

Bom pessoal, hoje vocês descobriram que é possível transformar peças no guarda-roupa que estão desbotadas, ou mesmo aquelas que vocês já usaram muito e querem repaginar.

Utilizando corante ou a tinta para tecido e alguns poucos materiais a mais você terá peças novas e prontas para serem usadas e sem gastar muito dinheiro. Aposto que depois desse artigo aquela sensação descrita lá no início vai ser mais difícil de acontecer.

Então agora é hora de colocar a mão na massa.

Até a próxima!

Leia também:
Como fazer desinfetante caseiro cheiroso
Como fazer slime
Molde de letra e números

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe um comentário