Arte com Papel

Como Plantar Orquídeas Na Sua Casa:

Compartilhe
  • 10
  •  
  • 3
  •  
  •  
  •  
  •  
    13
    Shares

Sem dúvida as orquídeas são flores belíssimas e o que mais me impressiona nelas e sua grande variedade de formas e cores.

Porém, sua beleza vem acompanhada de uma delicadeza que exige alguns cuidados a mais em relação a outros tipos de flores que sejam mais resistentes. Mas fique tranquila, pois não precisa ser nenhum expert em botânica para cultivar belas orquídeas aí na sua casa.

No post de hoje você vai ver várias dicas de como plantar e cultivar orquídeas na sua casa com sucesso.

Se você é um amante de plantas, em especial das orquídeas, continue lendo esse post para conhecer minhas dicas para você!

Escolha da espécie:

Conforme eu disse anteriormente, existem diversas espécies de orquídeas disponíveis para você plantar, mas é importante que nem todas vão se adaptar ao ambiente onde você mora, então é importante conhecer um pouco mais antes de comprar a muda ou as sementes.

Foto: thespruce

Para quem está iniciando, as orquídeas do gênero Phalaenopsis, popularmente conhecidas como orquídeas borboletas são uma ótima opção para quem quer plantar orquídeas em casa. Elas são as mais populares e as mais vistas por aí.

E toda essa popularidade se deve ao fato do seu cultivo ser muito fácil e também por ela florir cerca de 3 vezes ao ano. Além disso, elas também suportam temperaturas um pouco mais altas, perfeita para quem quer plantar orquídeas nas regiões mais quentes do Brasil.

Outro tipo de orquídea muito cultivado em casa são as do gênero Cattleya, muito encontradas principalmente no México e em toda a América do Sul. Certamente o que mais chama a atenção nesse tipo de orquídea é que são mais de 100 tipos de espécies conhecidas, o que demonstra sua facilidade de cultivo.

Você pode plantar a sua orquídea cattleya tanto em um vaso, quanto prendê-la em uma árvore caso tenha em casa. Só é preciso tomar cuidado para não deixá-la exposta diretamente ao sol, mas ela pode ser cultivada em todos os lugares do Brasil, pois ela também aguenta temperaturas mais elevadas.

Dá uma olhada nessas outras espécies para você conhecer mais sobre as diferentes espécies de orquídeas:

Foto: thespruce
Foto: thespruce
Foto: thespruce
Foto: thespruce
Foto: thespruce
Foto: thespruce

Como plantar orquídeas:

Agora que você já ficou surpresa com a beleza das diferentes espécies de orquídeas e conheceu um pouco mais sobre as espécies mais comuns eu vou te dar umas dicas bem legais de como plantar as orquídeas na sua casa. Vamos lá!

Foto shopterrain

Os vasos de barro são ótimos para plantar orquídeas, especialmente os que possuem buracos para auxiliar na drenagem, tendo em vista que elas não podem ser molhadas em excesso e nem deixar a água ficar acumulada dentro do vaso.

Muita gente também planta orquídeas em vasos de vidro, mas é preciso tomar cuidado justamente com essa questão da água para não estragar sua flor.

Dica: Não utilize vasos muito fundos pois eles tendem a acumular mais umidade e isso pode ser ruim para a sua planta.

Foto lookingafterorchids

A madeira também pode ser um ótimo substrato e suporte para plantar orquídeas, além disso ela vai nos permitir pendurar a planta na parede (sendo assim uma ótima solução para quem mora em espaços menores e não quer deixar de ter uma plantinha em casa).

Mas não podemos sair plantando nossa orquídea em qualquer madeira que encontramos por aí. As melhores são a casca de pinus, a araucária e a peroba. Em todos os casos o resultado é super bonito, criando um arranjo orgânico e trazendo um ar rústico para o ambiente.

Outra forma de plantar orquídeas é utilizando toquinhos de árvore. Com eles você pode não só pendurar na parede, mas também criar arranjos de mesa, por exemplo. Escolha madeiras mais porosas e tome cuidado com os cupins.

Uma dica muito valiosa para quando a orquídea não está plenamente saudável é plantá-la no carvão. Se você perceber que as folhas estão murchas e dando sinais de que vai morrer, transfira sua flor para um vaso ou pote de plástico com carvão para que ela se recupere.

É importante que você limpe bem o carvão antes de plantar a orquídea nele. Além disso, o carvão pode ajudar as orquídeas a florescer mais rápido.

Foto Americangardiening

E por último, mas não menos importante, quem tem jardim em casa com árvores, minha sugestão é plantar orquídeas nas próprias árvores. Aos poucos elas vão se fixando e crescendo em harmonia com a árvore, deixando seu jardim ainda mais bonito!

Mais fotos:

Foto orchidsmadeeasy
Foto orhidbliss
Foto Quora

Hora do passo a passo:

E agora vou te mostrar como montar um bonito arranjo de orquídea para enfeitar a sua casa. Anota os materiais que vamos precisar:

  • Vaso de barro com furos no fundo
  • Cascalhos
  • Substrato para orquídeas
  • Muda de orquídea

Passo a passo:

  1. Em primeiro lugar, coloque os cascalhos de pedra no fundo do seu vaso.
  2. Em seguida, complete o vaso com o substrato para orquídeas.

DICA: Para plantar orquídeas o substrato é mais indicado que a própria terra, pois ele não acumula tanta água e umidade e deixa sua planta mais saudável.

  • Por fim, é só encaixar a sua muda de modo que ela não fique muito frouxa e esperar alguns dias para que suas raízes se fixem melhor ao substrato.

Não esqueça de replantar a sua orquídea a cada dois anos, pois com o tempo o substrato pode apodrecer e matar a sua planta

Antigamente se usava o xaxim para plantar, mas por conta dele correr risco de extinção sua venda foi proibida, mas em casas de plantas você encontra ótimas opções de substrato para plantar orquídeas.

Chegamos ao final desse post e espero que você aproveite as dicas de hoje e coloque em prática aí na sua casa. Se ficou alguma dúvida deixe seu comentário aqui embaixo.

Até a próxima!

Deixe um comentário