Arte com Papapel

pintando movel de madeira dicas para fazer voce mesmo

Como Pintar um Móvel de Madeira

Como Pintar um Móvel de Madeira
5 (100%) 1 vote

 

Quem nunca teve vontade de pintar um móvel de madeira que está com a pintura desgastada? É muito comum querer renovar os móveis sem precisar comprar outros, uma vez que a estrutura continua ótima.

E pintar o móvel de madeira não serve apenas para renová-lo. Você também pode estar querendo aprender a pintá-lo para criar um novo móvel, partindo do zero.

Existem muitas formas e materiais diversos que podem ser utilizados para a pintura da sua mobilia. Pintá-lo em casa com certeza será muito mais econômico do que mandá-lo para pinturas feitas por profissionais externos.

Além da vantagem em economizar, ao pintá-lo você mesmo, é possível personalizar exatamente do jeito que você preferir!

Então, confira agora mesmo quais materiais você pode utilizar e como pintar um móvel com excelência! Acompanhe!

Opções de Materiais

Para pintar um móvel feito de madeira você certamente irá precisar de alguns materiais específicos. Veja a seguir quais são os materiais que você pode utilizar:

  • Tinta acrílica, esmalte ou qualquer uma com base de água
  • Lixas para madeira
  • Verniz de proteção para madeira
  • Massa para corrigir imperfeições em madeira
  • Espátulas
  • Primer (Base acrílica)
  • Rolo para pintura
  • Pincel de cerdas macias
  • Luvas, máscara e jaleco de proteção para pintura
  • Proteção para o piso

Você pode utilizar para proteger o piso jornais ou papéis velhos. É importante protegê-lo para evitar que respingos de tinta grudem nele.

Identifique e Corrija Imperfeições

Antes de começar a pintura é necessário fazer algumas correções na madeira. A primeira delas é identificar se há buracos, riscos, ranhuras ou qualquer outro tipo de imperfeição em sua superfície.

tampando buraco cadeira madeira

Caso haja imperfeições é fundamental corrigi-las com massa apropriada para ser utilizada em madeira. Para isto, basta preencher os buracos e espaços com a massa.

Neste processo você pode precisar de uma espátula para aplicar e espalhar as massas.

É importante que ela seja de um material flexível, assim, o processo fica mais simples e fácil.

Lixe o Móvel de Madeira

Após corrigir as imperfeições da madeira, o segundo passo para deixá-la perfeita para a pintura é lixá-la. Mas antes não se esqueça de esperar a massa que você utilizou para corrigir as imperfeições secar completamente.

Procure lixar primeiro as partes em que você aplicou a massa, pois assim, fica mais fácil de deixar a superfície bastante lisa e uniforme.

O processo de lixar o móvel serve também para o caso de reforma, uma vez que removerá a pintura e brilho anterior dele.

Lixar a madeira serve para deixar a superfície uniforme para a pintura, permitindo assim, um acabamento perfeito. Além disso, ao lixar o móvel a tinta se fixa mais facilmente.

Faça a Limpeza do Móvel

Depois que você lixou o móvel de madeira é importante passar um pano levemente úmido nele para fazer a limpeza.

Limpar o móvel é fundamental para remover a poeira de madeira, da massa e da lixa. Assim, não haverá resquícios de pó durante a pintura.

Aplique Primer

O primer é uma base acrílica que serve para aumentar a durabilidade da pintura. Ele pode ser a base de óleo, látex ou água.

Procure aplicar duas demãos de primer, lembre-se de verificar o intervalo mínimo de secagem entre uma e outra.

Caso você perceba que ficaram alguns excessos do primer, faça um acabamento com uma lixa mais fina. Assim você conseguirá remover o excesso sem prejudicar os processos anteriores à aplicação do primer.

Escolha a Tinta que Será Aplicada

tinta branca para madeira

Agora chegou o momento de começar a pintura e para isto acontecer você precisará escolher qual tinta aplicará.

As melhores opções são tintas à base de água como a acrílica ou esmalte. Se você preferir poderá diluí-la em um pouco de água para que ela renda mais.

Se você quiser deixar algumas partes sem pintar, coloque fitas adesivas que evitem que a tinta pegue nos locais que você não deseja.

Em relação à escolha da cor o mais importante é que você saiba harmonizar com o ambiente em que o móvel será colocado. É importante que a cor combine com os outros móveis, parede e objetos decorativos.

Isto não significa que você não pode fazer escolhas ousadas! Deixe a criatividade fluir e dependendo de sua intenção ousar bastante está permitido para decorar de uma maneira mais moderna e divertida.

Outra opção que você tem é utilizar verniz para dar mais brilho. Você pode aplicá-lo em cima da pintura, mas tome cuidado para que ele não modifique o tom.

Fazendo a Pintura do Móvel de Madeira

Para fazer a pintura do móvel procure aplicar a tinta com a ajuda de um rolo de esponja ou pincel. Pinte em um sentido único, pois assim, a pintura no móvel de madeira ficará mais uniforme.

Após aplicar a pintura, espere ela secar completamente e aplique uma segunda demão. Pronto, seu móvel de madeira estará lindo e da cor que você escolheu!

 

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe Um Comentario