Arte com Papel

montando bazar para pecas artesanais

Como Organizar um Bazar de Artesanato

 

Quem faz artesanato está sempre procurando meios faça-você-mesmo para ganhar uma graninha extra, concorda? E se tem uma alternativa que pode salvar a vida de um bom artesão é um bazar de artesanato! 

O bazar de artesanato é perfeito para conseguir vender peças que estão estagnadas no estoque. E não é só isso! 

Ao organizar um bazar de artesanato você tem as possibilidades de apresentar seu trabalho e conquistar novos clientes. Sendo assim, o bazar de artesanato é muito vantajoso para você! 

Muitas pessoas que fazem artesanato deixam de organizar-lo por acharem que o processo é muito complicado. No entanto, fazer a organização é bem mais fácil do que parece.

Por isso, hoje vamos ensinar o passo a passo de como organizar o seu bazar de artesanato! Assim, você verá como é bem mais simples do que imaginou! Aproveite! 

Primeiros Passos Para Organizar um Bazar de Artesanato

Para você que está perdido ou perdida pensando por onde começar, aqui vamos explicar quais são os primeiros aspectos que precisam ser pensados e feitos para que o seu evento aconteça! Confira! 

Defina o Local e o Horário

O passo inicial que você deve tomar é planejar em qual local e horário você vai fazer o seu bazar de artesanato. Para isso, você deve considerar quais são os horários mais fáceis para o público convidado comparecer e em qual local será mais apropriado.

Muitos bazares acontecem dentro da casa da pessoa que faz artesanato. Você pode considerar fazer dentro de casa, na garagem, no quintal, mas não se esqueça de pensar na lista de convidados, pois é primordial que o local seja confortável e comporte bem todas as pessoas! 

Então, se precisar, converse com as pessoas que você pretende convidar e faça pesquisas de melhores locais e horários! Estas pesquisas são fundamentais para o seu evento ser um sucesso! 

Faça Uma Lista de Convidados

Após definir o melhor local e melhor horário, é hora de criar sua lista de convidados para você não esquecer ninguém importante. Você pode convidar pessoas de acordo com a capacidade de público do local escolhido. 

Sendo assim, se você escolheu um galpão, uma garagem espaçosa ou um salão, não precisa tomar cuidado e pode fazer uma lista de convidados bem extensa! Apenas tome cuidado, pois geralmente um convidado pode acabar convidando outro, isso sem contar o público espontâneo! 

E não queremos que seus convidados fiquem espremidos no local do bazar, certo? Então, planeje bem a sua lista para evitar constrangimentos e falta de espaço! 

Na sua lista não pode faltar os clientes mais fiéis, familiares, amigos e colegas de profissão. E você pode até mesmo enviar newsletter por e-mail, mensagens pelo Messenger do Facebook e Whatsapp com o convite para a sua lista de contatos! 

Convide Outros Artesãos Expositores 

Para organizar um bazar de artesanato bem diversificado e completo é fundamental convidar outros artistas para que eles possam expor os trabalhos deles! Crie uma lista com os artesãos que você conhece e gostaria de convidar.

Depois, faça contato com eles para fazer o convite para o bazar. Assim, você poderá se certificar quais deles poderão participar como expositores e quais deles não poderão ir ou só irão como público.

Como Fazer a Divulgação de Seu Bazar de Artesanato?

Após a confirmação sobre todos os detalhes relativo ao local, horário, expositores e primeiros convidados você pode começar a fazer a divulgação! Para fazer uma boa divulgação você pode contar com softwares de edição de imagem e design, assim, é possível criar material digital e impresso! 

Você pode criar folders, panfletos, banners e imagens para redes sociais. Se preferir fazer alguns materiais gráficos impressos, você pode enviá-los via Correios para seus convidados ou pode deixar em locais físicos que combinem com o seu evento como papelarias do bairro, armarinhos e lojinhas especializadas.

Ǹão deixe de utilizar as redes sociais como forma de divulgação, você pode criar um evento no Facebook, mandar mensagens via Whatsapp e Instagram. E, se você criar imagens para divulgação nas redes sociais, pode fazer posts lembrando à todos sobre o acontecimento do bazar. 

O segredo de um bom evento está diretamente relacionado à uma boa divulgação, portanto, invista nela e mãos à obra! 

Como Organizar Suas Peças Para o Bazar? 

Um aspecto extremamente importante para a organização de seu evento é definir quais serão as suas peças expostas! Além disso, você não pode esquecer de fazer uma lista com todos os materiais que serão necessários para a exposição.

Você pode contar com a ajuda de painéis, mesinhas e plaquinhas para chamar a atenção do público. Também pode enfeitar o seu espaço utilizando bandeirinhas, pisca pisca, balões, fitinhas e pompons. Porém, lembre-se de deixar seu artesanato em destaque, pois ele deve chamar mais a atenção do que a decoração do espaço! 

Com estas informações você já pode partir para a parte prática e boas vendas!

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe um comentário