Arte com Papel

loja para vender arte

Como Montar Uma Loja de Artesanato

Como Montar Uma Loja de Artesanato
5 (100%) 1 vote

 

Está pensando em montar uma loja de artesanato? Se sim, aqui é o lugar perfeito para você aprender como! 

É muito comum quem faz artesanato ter a intenção de vender o máximo possível de suas peças artesanais para poder viver com a renda, fazendo o que ama. No entanto, quando o artesão não tem uma loja ou ponto fixo de venda fica muito dependente de diversos fatores.

E nem sempre as vendas apenas para os conhecidos ou em feiras e eventos de artesanato são o suficiente para que o artesanato seja a sua fonte de renda principal. Por isso, fazer sua própria loja de artesanato é fundamental! 

Pensando na atualidade, cresce cada vez mais o número de cliente que optam por fazer suas compras online. Portanto, você pode fazer apenas uma loja virtual e e-commerce.

Mas se você tem a intenção de ter uma loja física para vender e apresentar seus trabalhos artesanais, também é sempre uma ótima opção! 

Então, que tal aprender agora mesmo como montar uma loja de artesanato? Não perca as informações que separamos para você aqui e boas vendas! 

Primeiros Passos

Como tudo na vida antes de partir para a parte prática da ideia é necessário dar os primeiros passos. Eles consistem em um planejamento bem definido para que você faça as melhores escolhas e mais adequadas à sua necessidade.

Para abrir sua loja de artesanato, seja ela física ou online, você precisa entender bem quais são os seus clientes e público-alvo. Procure pensar se você tem uma técnica específica ou um tipo de artesanato que busca atingir determinado nicho.

Sua loja precisa ter todos os elementos que devem chamar a atenção deste nicho ou público-alvo. Afinal, dentro do universo do artesanato existem diversos tipos e técnicas e conhecer bem seu trabalho e seus clientes para montar sua loja é primordial!

Após ter estas definições a respeito do seu público-alvo e nicho de atuação você já pode partir para a próxima etapa. Ela consiste em entender quais são seus objetivos e metas.

Esta etapa é importante para você saber qual o seu número de clientes, quantos você deseja alcançar e atender. Assim, com as informações nas mãos você poderá pensar no tamanho ideal de sua loja e se precisará de funcionários e colaboradores.

Depois de criar um planejamento e delimitar um pouco mais sua ideia, você já pode partir para a parte prática! Saiba mais a seguir! 

Como Montar Uma Loja Física de Artesanato?

Para montar uma loja física de artesanato existem diversos detalhes que precisam ser bem planejados para que o seu negócio decole ao invés de ir por água abaixo! Então, confira as dicas aqui! 

Escolha a Localização de Sua Loja

mapa do brasil

O primeiro passo para fazer sua loja física de artesanato é encontrar uma boa localização para a sua loja. Ela deve estar perto de seus clientes fiéis e, ao mesmo tempo, estar em um bom local comercial que haja bastante circulação de consumidores.

Evite bairros em que hajam muitas outras lojas de artesanato. Pense e escolha de forma estratégica para que você conquiste o maior número de clientes possível! Dessa forma, você garantirá suas vendas!

Faça a Relação de Custo x Benefício

Antes de fechar negócio comprando um imóvel ou alugando para fazer sua loja, pesquise bastante e faça a relação de custo x benefício. Este passo é extremamente importante para você não estourar o seu orçamento antes mesmo de abrir sua loja!

Portanto, só tome sua decisão e assine contratos após analisar cada espaço, valores e propostas.

Legalize e Formalize Seu Negócio

Para fazer a legalização e formalização de seu negócio você deve contratar um bom contador. Existem alguns pontos fundamentais que devem estar de acordo com a lei para que sua loja possa funcionar.

O contador ou escritório de contabilidade precisa lidar com alguns aspectos como a consulta comercial e busca de nome e marca. Também será necessário fazer a solicitação de CNPJ, inscrição Estadual, alvará de licença, registro na Secretária Municipal da Fazenda e matrícula no INSS.

Decore Adequadamente Sua Loja

Com o espaço definido e sua loja já legalizada e formalizada, você já pode começar a decorá-la! Lembre-se de ser fiel à identidade de sua marca, utilizando as cores apropriadas e materiais que conversem com suas peças artesanais.

Nesta etapa, você precisa colocar o logo de sua loja e marca. E, também, já pode começar a distribuir suas peças artesanais pelo espaço. Você poderá contar com prateleiras, nichos de parede, araras, ganchos e balcões. 

Adquira os Equipamentos Para as Vendas e Segurança da Loja

Sua loja precisará de equipamentos que facilitam as vendas. Você provavelmente vai precisar de pelo menos um caixa, impressora fiscal, computador com acesso à internet e telefone.

Além disso, lembre-se dos equipamentos para a segurança da loja como câmeras e sistema de alarmes. Com tudo isso em funcionamento, já é possível partir para a divulgação e abertura oficial da sua loja de artesanato!

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

2 comentários sobre “Como Montar Uma Loja de Artesanato

  1. Olá, sou Ana Victal,moro na Serra RJ e adoro tapeçaria,me dê dicas de como atrair pessoas para que eu possa ensinar essa arte maravilhosa. Adorei suas orientações sobre montagem de loja.

Deixe Um Comentario