Arte com Papapel

artesanato com papel mache

Como Iniciar no Papel Machê

Como Iniciar no Papel Machê
5 (100%) 1 vote

 

A técnica de papel machê é muito utilizada para criação de diversos tipos de artesanatos. Você já ouviu falar dela?

Ela consiste em uma massa que pode ser feita com papéis picados umedecidos em água e cola. Após a criação desta massa, você pode utilizá-la para fazer muitas peças artesanais diferentes como máscaras, esculturas, jarras, vasos, entre outros!

 

coelho em papel mache

Foto: flickr.com/photos/charclam/4694208630 

O papel machê é fácil de fazer e proporciona objetos artesanais incríveis que podem ser feitos com finalidade utilitária, decorativa ou para serem vendidos. A procura por este tipo de peça é muito alta!

A massa é bastante maleável e permite a modelagem de peças muito criativas que podem ser pintadas após a secagem.

Então, não deixe de conferir agora mesmo as dicas que trouxemos para você iniciar no papel machê! Aproveite e saiba mais também sobre esta linda técnica!

História e Origem do Papel Machê

Esta técnica artesanal foi criada há muitos séculos atrás. Ela surgiu na China há mais de 2.000 anos atrás! Os chineses faziam capacetes de guerra com a massa!

Depois da criação feita pelos chineses, ela foi levada para o Marrocos e, posteriormente, para a Europa, em que difundiu-se como material para criação de peças artesanais e decorativas. Seu nome é originário do termo francês Papier Mâché, que em Francês significa papel picado para modelagens.

Após passar pela França o papel machê foi difundido também na Inglaterra e depois na Itália. Foi neste momento em que começaram as criações das famosas máscaras de carnaval de Veneza!

Além disso, devido à resistência da massa depois de seca, ela foi utilizada na Noruega para a construção de uma igreja Nórdica. E, acredite se quiser, esta construção permaneceu conservada mesmo depois de 37 anos e só não continuou, pois, foi demolida!

Hoje em dia, a técnica é muito utilizada em uma gigantesca variedade de artesanatos. Muitas pessoas continuam produzindo máscaras de papel machê, esculturas e objetos decorativos e funcionais.

Como Fazer Papel Machê?

Para você que está começando nesta técnica, saiba que ela é mais simples de fazer do que parece! Veja a seguir os materiais necessários e o passo a passo!

  • Jornal
  • ⅔ de Água para cada ⅓ de papel picado
  • Toalha ou pano
  • Balde de plástico
  • Cola branca
  • Tesoura

O primeiro passo é pegar o jornal e picá-lo em tirinhas finas. Na sequência, coloque todas as tirinhas imersas em um balde com água, deixe o papel descansando de um dia para o outro no molho feito com água.

 

 

No dia seguinte, pegue o papel umedecido e esfarele-o, fazendo com que ele se torne uma massa homogênea. Procure fazer bolinhas de massa e tirar o excesso de água delas com a ajuda de uma toalha ou pano.

Quando a massa estiver seca, coloque-a em um balde seco e amasse-a de forma que ela comece a esfarelar. Depois, adicione 30 gramas de cola branca para cada 500 g de papel esfarelado. Mexa a mistura com as mãos, até que surja a massa.

Depois deste processo, é só começar as suas criações artesanais! As possibilidades são infinitas!

Caso você não tenha folhas de jornal, pode utilizar também folhas de caderno, papel higiênico limpo ou papel kraft. Todos funcionam muito bem para a criação da massa de papel machê!

Fazendo Artesanato Com Papel Machê

Após a criação da massa você já pode partir para a produção de seus artesanatos. Uma boa dica para iniciantes é contar com o auxílio de moldes para criar seus objetos artesanais.

Você pode utilizar desde moldes específicos até pratos, tigelas ou brinquedos. Qualquer objeto que você tenha em casa e que tenha um formato que você queira reproduzir, pode ser feito de papel machê e pode servir como molde.

Mas atenção! Pois, você precisa envolver o papel machê no molde de uma forma que depois consiga tirá-lo sem arruinar sua peça artesanal!

Outra dica que pode ser muito útil para quem tá começando na técnica é a utilização de tinta látex PVA para a pintura e com uma finalização de verniz em spray. A pintura deixa a peça mais bonita e o verniz funciona perfeitamente para aumentar a resistência e durabilidade.

Para quem está iniciando na técnica de papel machê com pintura, utilizar a tinta látex PVA pode ser uma ótima opção, pois ela é diluída em água e facilita o processo de pintura. Você pode encontrá-la em diversas cores.

Além disso, ao utilizar este tipo de tinta, a peça artesanal fica mais fácil de ser limpada após a secagem. Sendo possível passar apenas um pano úmido para tirar o pó e outras sujeiras da sua superfície.

Você pode fazer quantas demãos considerar necessárias para atingir o resultado que deseja. Esta tinta também é ideal para quem está iniciando na pintura!

Portanto, após todas as dicas que demos para você aqui, não deixe de começar a criar com papel machê!

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe Um Comentario