Arte com Papel

Descubra Como Fosquear Vidro De Maneira Simples E Barata:

fazendo vidro fosqueado

Particularmente eu acho o artesanato no vidro um trabalho muito interessante e bonito, que deixa as peças bem elegantes. E nesse sentido, uma técnica que é bastante utilizada é a de fosquear vidro.

Hoje aqui no Arte com Papel vou te mostrar algumas formas de como aplicar essa técnica as suas peças de artesanato, deixando seu trabalho ainda mais bonito.

Curioso(a) para descobrir como fosquear vidro e quais os materiais iremos utilizar? Então continue sua leitura para descobrir muito mais!

Como fosquear vidro com verniz fosco:

A primeira técnica de como fosquear vidro que eu tenho para você é a que utiliza verniz fosco (desses que encontramos em lojas de artesanato e que usamos para finalizar peças de madeira quando fazemos decoupage).

Podemos dizer que essa é a técnica mais básica e mais utilizada por quem quer dar esse efeito de fosco ao vidro. Você vai ver depois que podemos misturar esse verniz fosco a outros materiais e dar efeitos bem interessantes parecido com o jateado.

Se você quiser que a peça fique inteiramente fosca como essa, você só vai precisar do verniz fosco, pincel ou esponja e umas folhas de jornal para não sujar a superfície onde irá trabalhar.

A aplicação do verniz é bem simples. Passe-o no pincel ou na esponja e aplique sobre a superfície do vidro com batidinhas e depois deixe secar bem para então poder tocar nele novamente.

Dica: Nas outras sugestões você vai ver que podemos fazer moldes em papel contact e colar sobre o vidro antes de aplicar o verniz. Dessa forma teremos desenhos bem legais na sua peça depois que o produto secar completamente.

Além disso, você encontra no mercado o verniz fosco colorido. Ele é outra forma que temos de fosquear vidro e fazer trabalhos bem bonitos. Existem diversas marcas que produzem esse tipo de verniz, como a Acrilex ou a Corfix. Daí fica a seu critério escolher a marca de sua preferência.

O método de aplicação do verniz no vidro é exatamente igual ao que eu ensinei logo aqui em cima. Então não tem mistério, só não esqueça de deixar secar bem antes de manusear sua peça novamente.

Bem legal essa primeira técnica de como fosquear vidro. Não é? Então olhe essas outras sugestões para você se inspirar ainda mais:

Foto blog.vickbarone
Foto centsationalstyle

Utilizando esmalte ou verniz vitral para fosquear vidro:

Embora esmalte vitral e verniz vitral pareçam a mesma coisa, na verdade são materiais diferentes que podemos utilizar para fosquear vidro.

Nesse primeiro exemplo foi utilizado o esmalte vitral, que é a versão fosca. Você faz os padrões que deseja na peça e espera secar. Para finalizar aplique o verniz fosco para termos um acabamento mais bonito.

Por outro lado, o verniz vitral é transparente, garantindo um efeito completamente diferente. Aqui você irá misturar o verniz vitral com o verniz vitral para obter o efeito dessa garrafa.

Já a aplicação segue o mesmo estilo da que eu ensinei lá em cima. Porém, tome cuidado na hora de aplicar a mistura, pois pode ser que se formem bolhas. Caso isso aconteça use a parte seca de uma esponja para espalhar o produto e acabar com essa bolhas de ar.

Hora do passo a passo: Utilizando tinta PVA para efeito de jateado

Sabe aquela tinta de PVA que você tem em casa e já utiliza em outros tipos de artesanato? Pois saiba que existe um jeito de usá-la para dar um efeito de jateado como se tivéssemos usado o verniz para fosquear vidro.

Vou te mostrar então como fazer. Anote aí os materiais que iremos precisar:

  • Objeto de vidro que você deseja fosquear
  • Tinta PVA nas cores que você preferir
  • Verniz acrílico fosco
  • Esponja
  • Álcool
  • Potes para misturar a tinta com o verniz

Passo a passo:

  1. Em primeiro lugar, lave seu objeto de vidro e passe um pano com álcool por toda a superfície que será plicada a mistura. Dessa forma você tira qualquer coisa que possa estragar seu trabalho.
  2. Em segundo lugar, misture as tintas (caso queira um efeito dégradé) com o verniz fosco. Procure usar sempre a proporção de uma medida de tinta para duas de verniz e misture bem.
  3.  Em seguida, coloque um pouco de cada mistura em uma tampinha e utilize a esponja para molhar um pouco na mistura de tinta com verniz acrílico fosco e comece batendo no vidro. Sempre seguindo as cores do dégradée do mais escuto para o mais claro.
  4. Para finalizar, deixe secar por cerca de 24h e se quiser ao final passe uma camada de verniz fosco spray por cima para ficar mais seguro e mais fosco.

Dica: Caso queira, após lavar a peça de vidro e limpar com álcool, passe uma camada de primer para vidro, assim você se certifica de que a cor vai fixar melhor.

Vale lembrar que essa técnica é bem diferente da primeira que mostrei aqui, mas o efeito de fosco também fica bem legal. A diferença é que a peça de vidro não ficará translúcida.

No artigo de hoje você aprendeu como fosquear vidro com técnicas simples e baratas. Agora você já pode começar a colocar em prática o que aprendeu aqui e fazer seus próprios trabalhos e quem sabe ganhar uma renda a mais.

Caso tenha ficado alguma dúvida, ou se você trabalha com a técnica e quer dar alguma dica, deixe seu comentário aqui embaixo. Seu feedback é muito importante!

Até a próxima!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Arte com papel

Arte com papel

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Leave a Comment

Artigos Recentes
Receba Novidades Por Email
Seu e-mail estará protegido
Redes Sociais

Curso Grátis
Album Artesanal

Inscreva-se gratuitamente e faça parte dessa turma! Aulas em vídeo