Arte com Papel

pote para flores de cimento

Como fazer Vasos de Cimento para suas Plantas

Compartilhe

 

Quem não gosta de plantas em sua casa, não é mesmo? Além de bonitas, elas trazem um frescor ao ambiente, deixando tudo mais bonito. E hoje eu vou te ensinar como fazer vaso de cimento belissímos e diferentes. Você vai poder decorar do jeito que quiser.

Hoje em dia foi por água abaixo aquela ideia de que plantas só em casa. Se você não tem veja algumas dias de como ter plantas em casa

Existe a tendência de trazer muitas plantas e temperos para dentro do seu apartamento e com os vasos de hoje vai ficar tudo muito bonito.

Muito melhor do que comprar no mercado, o que certamente pode acabar saindo mais caro, é você fazer suas próprias peças de decoração e quem sabe até começar seu próprio negócio.

Então vamos começar!

Fazendo Recipiente para Flores de Cimento:

Esse tipo de vaso é bem fácil fazer e como a base dele é concreto dá para brincar com diferentes tipos de tamanhos. Por exemplo, os pequenos são ótimos para colocar suculentas.

Ficou curiosa como se faz, então se liga no passo a passo que eu vou colocar aqui.

Você vai precisar de:

  • Argamassa (que você compra em lojas de materiais de construção).
  • Água.
  • Óleo de cozinha (para que o seu cimento não grude no molde).
  • Dois potinhos de tamanho diferente para fazer molde.
  • Lixa
  • Tinta na cor que você preferir.

Passo a passo:

  1. Primeiro, dilua o cimento na água e cuidado para não deixar muito líquido (vá acrescentando água aos poucos).
  2. Em seguida, passe o óleo de cozinha no interior do pote maior e no exterior do pote menor (o menor irá dentro do maior depois que colocar o cimento).
  3. Após, despeje o cimento no pote maior deixando cerca de 2 dedos de altura.
  4. Coloque o pote menor no centro do pote maior e vá afundando no cimento para fazer o interior (utilize umas pedrinhas para colocar dentro do pote menor para fazer um certo peso) e deixe secar.
  5. Finalmente, quando estiver completamente seco é só desenformar, lixar onde tiver mais áspero e pintar.

Fonte: instructables

 

Também é possível usar garrafas ao invés de potinhos e fica igualmente bonito.

Ah! E lembre-se que se você optar por colocar terra e plantas naturais é legal fazer furos na parte de baixo.

Dá para usar uma furadeira com cuidado senão corre o risco de rachar a peça inteira. No entanto, outra forma é fazer os buracos enquanto o cimento está fresco, assim você não correrá riscos.

DICA: Para reduzir a quantidade de cimento utilizado, muitos artesão utilizar isopor para misturar com o cimento e fazer o vaso e o resultado fica bem parecido, a diferença é que depois de seco, você vai precisar diluir um pouco mais de cimento e pincelar por dentro e por fora para esconder as bolinhas de isopor. Depois de seco é só lixar normalmente.

Usando Toalhas:

Sabe aquelas toalhas antigas que você não usa mais?

Agora você não precisa mais jogar fora, porque vamos usá-las para fazer um belíssimo vaso. Isso mesmo! Um vaso usando toalhas!

É um modelo bem diferente e bonito.

Você vai precisar de:

  • Toalhas velhas.
  • Argamassa
  • Água.
  • 1 Balde para servir de forma.
  • Óleo de cozinha.
  • Tinta de sua preferência.

Passo a passo:

  1. Primeiro, unte o balde com óleo e coloque o balde sobre uma superfície de cabeça para baixo.
  2. Dilua o cimento na água sem deixar muito líquido.
  3. Banhe a toalha nesse cimento.
  4. Estenda-a sobre o balde do jeito que preferir e espere secar.
  5. Após totalmente seco, retire do balde e pode começar a pintar.

Fonte: homecrux

 

Esses vasos tendem a ficar maiores, então são perfeitos para colocar no chão, como por exemplo na varanda do apartamento.

E o mais legal é que um vaso nunca ficará igual ao outro.

Recipiente para Rosa do Deserto:

Fonte: newchic

 

Essa flor é de origem tailandesa e africana e se adapta muito bem em ambientes quentes e como você pode ver, além de bonita, ela precisa de vasos maiores, pois possui a tendência de crescer bastante.

Pois se você tem a intenção de cultivar a rosa do deserto o interessante é que você faça vasos mais largos e que tenha um furo na parte de baixo, pois ela não gosta de terra encharcada.

Os materiais e os procedimentos são os mesmo do primeiro vaso, a diferença é que como você vai trabalhar com bacias ao invés de potes, o seu resultado final ficará semelhante ao que você verá logo aqui embaixo:

Fonte: elo7

Para fazer furos na parte de baixo o ideal é utilizar uma furadeira, mas sempre manuseando com cuidado e sem aplicar muita força para seu vaso não correr o risco de quebrar, ou então fazer o buraco enquanto a peça ainda não secou.

E olha pessoal, a dica para esse vaso não vale somente para a flor do deserto não ouviu?

Qualquer suculenta que você tenha que comece a crescer mais pode ser transferida para vasos maiores para continuar o seu crescimento.

Bom pessoal, deu para perceber que existem várias formas de se fazer seus vasos. Inclusive você pode aproveitar essas dicas e produzir algumas unidades para vender.

Muitas vezes até floriculturas de bairro podem comprar suas peças.

Sejam com toalha ou com os moldes eles vão ficar bem legais e você pode trazer mais plantas para dentro de sua casa e quem sabe até começar uma hortinha, não seria legal?

Bem prático e barato não é mesmo?

Agora é a hora de comprar os materiais necessários e literalmente por a mão na massa!

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

1 comentário em “Como fazer Vasos de Cimento para suas Plantas”

Deixe um comentário