Arte com Papel

Aprendendo a fazer uma sapateira com materiais simples

Compartilhe

Sapatos são aqueles tipos de itens que se não tomarmos conta eles acabam se transformando em uma fonte inesgotável de bagunça até chegarmos ao ponto de não sabermos mais onde estão os pares certos.

A fim de evitar que nossos quartos, closets ou armários fiquem bagunçados, a melhor coisa a se ter em casa para organizar sapatos é uma sapateira.

Dessa forma, no post de hoje você vai ver como fazer diversos modelos de sapateiras para condicionar seus calçados e deixar o ambiente mais organizado.

Ficou curioso(a) para saber com quais materiais vamos confeccionar as sapateiras? Então continue lendo para descobrir!

Como fazer sapateira com papelão:

Definitivamente o papelão é o tipo de material barato e fácil de se encontrar (Veja algumas ideias do que fazer com papelão aqui). Isso se você já não estiver sobrando aí mesmo na sua casa, por conta de caixas velhas de produtos que você comprou.

Nesse primeiro modelo de sapateira fizemos triângulos de papelão e utilizamos fita adesiva colorida para fechar cada um deles. Para sua peça ficar mais firme, recomendo colar um triângulo no outro usando cola quente.

Para finalizar, coloque um suporte de papelão por cima para acomodar os sapatos maiores que não couberem nos buracos que você fez.

Por outro lado, essa segunda sugestão de sapateira com papelão vai ajudar a otimizar aqueles cantinhos da casa que aparentemente não servem para muita coisa, ou mesmo prateleiras que estejam sem uso.

Você pode usar folhas de papelão ou até mesmo caixas de sapato velhas (nesse caso você vai recortar o fundo). Construa os nichos com o papelão e cole um no outro com cola quente. E se quiser, ainda dá para pintar ou cobrir com tecido ou papel, para não ficar com a cor de papelão.

Mais sugestões de sapateiras com papelão:

Foto ioannablogs

Utilizando a madeira como matéria-prima para a sapateira:

Foto diyncrafts

Esse primeiro modelo de sapateira em madeira é interessante pelo fato de que ela é uma sapateira giratória, o que pode facilitar bastante nossa vida na hora de procurar os sapatos.

Se você conseguir as partes em separado, fica bem fácil de montar utilizando a cola de madeira. Caso o contrário, veja se tem algum marceneiro na sua cidade faça as bases e as divisórias.

Por fim, as rodinhas você encontra em lojas de material de construção e consegue pregar ao fundo da sapateira utilizando um parafusadeira.

Vale lembrar que existem diferentes madeiras para se trabalhar, e uma delas é o bambu, um tipo de madeira bem fácil de cortar e ao mesmo tempo é resistente.

Foto livefromJulieshouse

Já nesse outro modelo utilizamos uma solução eco friendly, uma vez que o material escolhido foram caixotes de madeira. O legal da reciclagem é que justamente trazemos um novo uso para algo que iria acabar parando no lixo.

Essa sapateira foi feita através do empilhamento dos caixotes de acordo com os sapatos que se tem em casa e pregadas com pregos pequenos.

Dica: Antes de pregar um caixote no outro, passe um verniz ou betume para dar um ar de envelhecido à sua peça, ou então faça algum trabalho com patina. Tenho certeza de que ficará bem interessante.

Mais sugestões de sapateiras em madeira:

Foto craftclub
Foto etsy
Foto ebay

Sapateira com plástico:

Foto craftyclub

O plástico é aquele tipo de material que se jogado no meio ambiente pode trazer sérios danos a médio e longo prazo, porém, podemos reaproveitá-lo de forma inteligente, como nessa sapateira aqui acima.

Para esse modelo utilizamos canos de PVC cortados no tamanho mais ou menos dos sapatos.

Repare que os sapatos menores como sapatilhas, chinelos e sandálias dá para encaixar no mesmo espaço. No entanto, os sapatos maiores como tênis ou sapatos de salto foram colocados cada par em um único cano.

Foto pinterest

Em contrapartida, nesse segundo modelo foram utilizados baldes de plástico para construir os nichos da sapateira.

Lembrando que eles podem ficar logo na entrada da sua casa, atrás da porta. Dessa forma, quando você chegar em casa é só tirar os sapatos na porta mesmo e colocar dentro da sua sapateira.

Você pode prender os baldes na parede utilizando pregos pequenos.

Outras sugestões de como fazer sapateira utilizando materiais de plástico:

Foto pinterest
Foto pinterest

Hora do passo a passo: Sapateira feita com pallets

Foto diycrafts

Bom, agora que você já está cheio de ideias para fazer uma sapateira aí na sua casa, vou te ensinar a fazer uma como essa, utilizando pallets.

Vamos precisar dos seguintes materiais:

  • 2 pallets
  • Tinta branca
  • Pincel
  • Cola para madeira
  • 3 almofadas baixas
  • Serrote
  • Lixa

Passo a passo:

  1. Em primeiro lugar, corte os pallets ao meio (vamos precisar de 3 das 4 metades que se formaram). Não se esqueça de lixar onde serrou para não ficar nenhuma farpa que possa te machucar.
  2. Em segundo lugar, pinte as 3 metades do pallets com a tinta branca (2 a 3 mãos de tinta será o suficiente). Espere secar bem para continuar.
  3. Em seguida, cole uma metade em cima da outra assim como na foto e aguarde até secar completamente.
  4. Para finalizar é só colocar as almofadas sobre a sua sapateira já pronta.

Bem prático, não é mesmo? Além de você ter uma sapateira, agora tem um banquinho para retirar os sapatos quando chegar em casa.

Chegamos ao final do nosso post e hoje você viu várias ideias de como fazer sapateira com materiais que você tem aí em casa ou são bem baratos para se comprar.

Deu para perceber que existem diversos modelos para se inspirar. Por exemplo, se você tem pouco espaço em casa, os modelos que ficam atrás da porta são mais interessantes. E as formas para se decorar também são várias, como é o caso de forrar a sapateira com tecido.

A partir de hoje não tem mais desculpa para deixar os sapatos espalhados pela casa! Hora de colocar a mão na massa.

Até a próxima!

Deixe um comentário