Arte com Papel

Como Fazer Mesas De Madeira: Sugestões Para A Sua Decoração

madeiras

Sem dúvida a madeira é um tipo de material muito utilizado pelos artesãos em diferentes tipos de artesanato e a sua beleza está justamente nas diferentes tonalidades e tipos que existem e que formam objetos belíssimos.

Da mesma forma, ela também é bastante usada na decoração e nos móveis das nossas casas.

No post de hoje você vai ver como fazer diferentes mesas de madeira para diferentes ambientes e de diversos tamanhos.

Continue lendo esse post, pois tenho várias sugestões de mesas de madeira para te mostrar.

Sugestões de mesas rústicas:

Minha primeira sugestão é esse conjunto de mesas de madeira que podem ser usadas como mesa de canto ou de centro, ou até mesmo na decoração do jardim. Aqui misturamos dois elementos que trazem um ar rústico para o ambiente, que é o metal e a madeira crua.

O ferro foi usado como base para montar a tábua de madeira. Nesse caso o ideal é que você encomende a base com alguém que trabalhe com ferro nas medidas que você deseja. Lembre-se que uma deverá ser menor que a outra para que elas se encaixem.

Já no tampo de madeira não foram necessários maiores tratamentos nela, basta apenas lixar para tirar as imperfeições e em seguida passar verniz.

Vale lembrar que o rústico também pode ser bem elegante e nessa opção de mesa de madeira optou-se por utilizar a madeira crua, o que por si só já traz um ar mais rústico ao ambiente, junto com uma decoração mais elegante, utilizando cadeiras forradas.

Nessa mesa de madeira apenas lixamos ela toda e já aplicamos o verniz fosco por cima e o resto fica por conta da decoração.

Mais fotos:

Foto Etsy

Reciclando sempre que puder:

Foto Ishka

Reciclagem é tudo de bom e nessa sugestão de mesa de madeira que separei foi utilizada a chamada madeira de demolição, que nada mais é do que madeiras que já foram utilizadas em outros projetos, principalmente de construção, e foram reutilizadas.

Nas laterais dessa mesa foram usados pedaços pequenos de madeira trabalhados, mas outra sugestão é colar azulejos antigos decorados para deixar a mesa ainda mais bonita.

Já a parte de cima foi dada uma demão de tinta sem se preocupar muito em cobrir uniformemente e depois passar lixa para dar um ar meio desgastado do tempo e antigo. Certamente fica uma composição muito bonita.

Também fica muito bonito utilizar a técnica de patina nesse tipo de mesa.

Foto pinimg

Muito usado nas casas e apartamentos antigos os tacos aqui ganharam um novo uso e ajudaram a compor essa mesa de centro muito elegante.

O legal é que fica parecendo a técnica da marchetaria, que utiliza madeiras para fazer padrões geométricos e desenhos diversos. São verdadeiras obras de arte!

Mais fotos para vocês se inspirarem:

Foto Amazon
Foto Indiamart

Mesas de madeira para churrasco:

Sem dúvida um churrasco é sempre uma ótima oportunidade de reunir família e amigos, não é mesmo? E que tal criar um cantinho todo especial para esse tipo de ocasião.

Nessa foto foram utilizados pallets para construir uma mesa de madeira para deixar o cantinho do churrasco mais especial. O bom é que os pallets são facilmente encontrados em supermercados. Se você tiver sorte, talvez até consiga eles de graça, pois geralmente os mercados e lojas acabam descartando esse tipo de material. Veja 6 ideias do que fazer com pallets aqui

Ah! E também já usamos pallets em outros tipos de artesanato, como por exemplo hortas verticais.

Olha que interessante essa mesa de madeira para churrasco adaptada a partir daquelas bobinas grandes onde se enrola fios e outros tipos de cabos grandes.

Para fazer uma igual é mais fácil do que parece. Para tanto você vai precisar fazer um buraco no centro e colocar a churrasqueira nele. Se possível prenda com parafusos para que não ocorra nenhum acidente.

Melhor ainda é colocar uns bancos em volta para seus convidados sentarem e saborearem um churrasco juntos.

Foto 1001gardens

Mesas dobráveis:

Foto foter

Se você é do tipo de pessoa que mora em casas e apartamentos menores e precisa otimizar o espaço, as mesas dobráveis de madeira são uma excelente opção.

Para esse tipo de mesa você vai precisar de dobradiças, não só no tampo, como também nos pés da mesa. Nesse caso, o ideal é que seja feito um tampo com duas partes para que possamos dobrar. Da mesma forma os pés devem ser móveis, assim ajuda a ocupar menos espaço.

Mais fotos:

Foto Foter

Opções simples, mas funcionais:

Já ouviu aquela frase que o menos é mais? Pois então, mesas de madeira simples podem ser exatamente o que estava faltando na sua casa.

Essa mesa de computador por exemplo. Foi utilizado um tampo simples de MDF e a base de ferro branco para criar esse móvel simples e bastante funcional.

Para esse próximo projeto integramos dois nichos de parede para fazer uma mesa de canto com espaço para colocar livros, revistas, ou até mesmo controles de TV.

Aliás, esses nichos foram feitos a partir de caixotes de madeira que foram lixados e em seguida pintados.

Hora do passo a passo:

Depois de tantas ideias legais, vamos colocar a mão na massa e aprender como se faz uma mesa de madeira utilizando materiais reciclados.

Mesa de centro com caixotes de madeira:

Vamos precisar de:

  • 4 caixotes de madeira
  • 4 rodinhas tipo aquelas de mala de viagem
  • Martelo
  • Pregos
  • Palha de aço
  • Vinagre de maçã
  • Verniz

Passo a passo:

  1. Em primeiro lugar, deixe a palha de aço de molho no vinagre por 24 horas (ele vai soltar uma cor e se transformar em uma espécie de corante).
  2. Em segundo lugar, pregue os caixotes como na foto usando os pregos e o martelo. E não esqueça de prender as rodinhas também.
  3. Em terceiro lugar, passe a palha de aço que ficou de molho no vinagre na mesa e você verá que ela funciona como uma espécie de corante.
  4. Por fim, aplique o verniz e espere secar.

Gostou das ideias de mesa de madeira. Agora é hora de colocar a mão na massa e fazer as suas próprias. Depois manda fotos pra gente ver como ficou.

Até a próxima!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Arte com papel

Arte com papel

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Leave a Comment

Artigos Recentes
Receba Novidades Por Email
Seu e-mail estará protegido
Redes Sociais

Curso Grátis
Album Artesanal

Inscreva-se gratuitamente e faça parte dessa turma! Aulas em vídeo