Arte com Papel

planner de papel

Como Fazer um Planner: Dicas para Organizar a Sua Rotina

Compartilhe

 

A gente vive uma vida muito corrida não é mesmo?

Trabalho, escola, família, amigos, compromissos! Ufa! Acho que já me perdi só de pensar no tanto de coisa que fazemos durante a semana.

E em meio a esse monte de compromissos, certamente você tem metas pessoais e profissionais que deseja alcançar. E para que você não corra riscos de deixar essas metas esquecidas em meio a correria da semana, nada melhor do que montar um planner para ajudar na sua organização.

E para quem nunca ouviu falar nisso, eu vou te explicar direitinho o que é, para que ele serve e como fazer um planner, seja ele digital ou em papel.

O que é Um Planner?

Para quem nunca ouviu ou viu um, ele é como se fosse uma evolução de uma agenda comum. Ele é uma ferramenta, onde além de colocar seus compromissos, você vai colocar também metas de curto, médio ou longo prazo. Assim você tem uma visão global dos seus planejamentos e consegue se organizar melhor para atingir seus objetivos.

Diferentemente de uma agenda que vem separada por dias e meses, o planner varia de acordo com a meta que você almeja alcançar. Ele também pode ser um importante aliado para você organizar suas finanças, enfim, são diferentes usos para a mesma ferramenta.

O pessoal que está estudando para concursos usa bastante para organizar suas rotinas de estudos e metas até a prova.

Existem Diferentes tipos de Organizadores Pessoais?

Sim, eles podem ser digitais ou impressos. Eu particularmente prefiro os impressos, pois quando escrevo consigo focar melhor nos objetivos e compromissos.

Além disso, como já disse anteriormente, o planner vai variar de acordo com a sua meta, então ele pode ser diário, semanal, mensal, anual ou até mesmo sem data.

Existem ainda alguns serviços na internet que te permitem personalizar seu planner da maneira que preferir, desde o formato interno, até suas necessidades.

Então agora vou te ensinar passo a passo a montar um planner você mesmo, sem precisar comprar em sites especializados.

Como Fazer um Usando o Microsoft Office:

Ao invés de comprar um planner que tal fazer o seu próprio usando o Microsoft Power Point? É muito simples de fazer e não precisa ser nenhum guru da tecnologia. O legal do Power Point é que ele te dá bastante liberdade de posicionar os elementos que você deseja, bem mais do que o Word.

Então se liga nesse passo a passo para você o seu:

  1. Abra o Microsoft Power Point e escolha uma apresentação em branco.

como fazer um planner

    2. Em seguida clique em design, tamanho do slide, retrato e papel A4 (ao final clique em maximizar.

escolhendo layout no powerpoint

Escolhendo o formato A4 do papel

   3. Altere o layout para “em branco”.

   4. Acrescente a imagem de fundo que você deseja e dimensione para o tamanho da folha.

decorando a capa do organizador

   5. A partir daí você pode personalizar do jeito que sua necessidade exigir. O exemplo dado tem como base um planejamento semanal, mas nada te impede de fazer um mensal por exemplo.

inserindo os meses e dias da semana

Pessoal, tenham em mente que essa é apenas o exemplo de uma página do seu. Você pode incluir muitas outras informações como por exemplo:

  • Capa.
  • Contracapa.
  • Dados para contato caso você acabe perdendo seu planner.
  • Metas pessoais.
  • Metas profissionais.
  • Calendário do ano vigente.
  • Controle financeiro semanal ou mensal.
  • Controle de estudos.
  • Mensagens motivacionais.

Enfim, são inúmeras as possibilidades, uma vez que o planner te dá essa liberdade para montá-lo de acordo com a sua necessidade.

E agora que você já editou e cutomizou do jeito que você quer é só salvar e imprimir.

Você até pode imprimir em casa, mas eu particularmente acho que a impressão perde um pouco de qualidade, então para o seu planner ficar show de bola, vale a pena mandar para uma gráfica e fazer impressão colorida à laser, assim até as cores ficarão mais vivas. Ah! Lembre-se de mandar imprimir em folha de papel canson, papel cartão ou couchê, pois ela é mais dura.

Uma vez impresso, agora é só comprar um fichário bem bonito e fazer os furos nas folhas para começar a preencher seu planejamento.

E dentro dele a imaginação pode rolar solta! Você pode, além de escrever as coisas importantes, colar adesivos, colar post-its, fazer desenhos, usar canetas coloridas e muito mais.

utilizando um caderno para fazer um planner

Fonte: justagirlandherblog

 

exemplo do mes de janeiro com tarefas planejadas para cada dia

Fonte: thespruce

Muito melhor do que gastar dinheiro comprando um planner é você fazer o seu próprio, pois além de sair mais barato, ele vai atender perfeitamente aos seus objetivos.

Existe também a opção de você criar seu planner todo no computador e salvar no seu celular por exemplo, mas aí fica mais difícil caso você queira fazer alguma alteração. A vantagem do impresso é que você altera com mais facilidade.

Customizar um Planner Existente:

Agora se você anda muito sem tempo, existem alguns sites na internet que permitem que você faça download grátis de arquivos prontos de planner, que você pode customizar e adaptar para a sua realidade.

Para achar esses sites, basta clicar no seu navegador por planner para personalizar grátis, que você vai ter várias opções de sites disponíveis.

Pessoal, chega de fazer promessas na virada do ano dizendo que o próximo ano será diferente. Você quer mesmo que seja diferente? Pois o primeiro passo é a organização!

Ainda dá tempo de fazer seu planner para o final desse ano e já pode começar a pensar no próximo. Já passou da hora de você por suas metas no papel e traçar os melhores caminhos para chegar até lá. Utilize as nossas dicas e monte um super planner para você.

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

4 comentários em “Como Fazer um Planner: Dicas para Organizar a Sua Rotina”

  1. Olá, parabéns pelo seu aniversário que Deus o abençoe. E a idéia de construir um planner foi maravilhosa, adorei então vou fazer meu próprio planner, obrigada.

    Responder

Deixe um comentário