Arte com Papel

fazendo jogos

Como fazer um jogo para se divertir com a família e amigos

Compartilhe

Sem dúvida jogos coletivos são uma excelente forma de reunir familiares e amigos para uma tarde ou noite de muita diversão.

Mesmo em um mundo como o nosso, onde a tecnologia está cada vez mais presente, não há quem não se divirta jogando aqueles jogos clássicos, como damas, banco imobiliário, entre outros.

No post de hoje você vai aprender como fazer um jogo coletivo. Aliás, um só não, você aprender a fazer vários jogos para juntar família e amigos para se divertir.

Embora a gente esteja em época de quarentena e a recomendação seja ficarmos em casa, está aí uma ótima oportunidade de compartilhar o conhecimento que você vai adquirir aqui e passar para seus amigos e parentes.

Assim, cada um faz seu próprio jogo e vocês conseguem jogar mesmo à distância fazendo uma vídeo chamada por exemplo.

Quer saber quais jogos que eu separei e como fazê-los? Então continua lendo para descobrir.

Dicas para fazer um jogo divertido:

Antes de mais nada, não basta apenas sair criando um jogo. O interessante é observar algumas dicas bem legais para tornar seu jogo mais agradável para todo mundo. Dá uma olhada para ver que dicas são essas:

  • Pense em regras simples: Um jogo não precisar ter regras hiper complicadas. A chave para um jogo de sucesso é que ela tenha regras simples, mas sem serem bobas ok?
  • Nada de partidas muito longas: Com exceção de jogos como o Banco Imobiliário, cujas partidas podem durar muitas horas, o ideal é que o jogo que você for criar tenha duração de cerca de 30 minutos até no máximo 1 hora.
  • Jogos inclusivos são mais divertidos: Dê preferência por jogos onde todos os jogadores fiquem até o final. Afinal de contas não tem graça uma pessoa sair e ficar observando todos até o fim.

Seguindo essas dicas simples você vai conseguir fazer um jogo divertido e que integre todo mundo.

Como fazer um jogo de damas:

Vamos começar com um clássico dos jogos de tabuleiro. O jogo de damas é simples e tranquilo de se jogar e qualquer pessoa pode ser seu adversário nele.

Vou te mostrar como fazer seu jogo de damas utilizando materiais reciclados. Vamos lá! Anote os materiais necessários:

  • Papelão
  • Tinta de duas coes, sendo uma dela branca
  • 24 tampinhas de garrafa de refrigerante (12 de cada cor)
  • Régua
  • Lápis de escrever
  • Pincel

Passo a passo:

  1. Em primeiro lugar, divida a folha de papelão em 8 linhas e 8 colunas. Lembre-se de que o quadrado do tabuleiro deve ser grande o suficiente para caber a tampa da garrafa de refrigerante.
  2. Em segundo lugar, pinte os quadrados com a tinta alternando sempre as cores e espere secar completamente.
  3. Para finalizar, coloque as peças sobre o tabuleiro e chame um amigo ou parente para jogar.

Quando for jogar, não se esqueça de que as pedras se movem sempre em diagonal e podem comer as peças do adversário movendo-se para frente ou para trás.

Se você chegar ao fim do tabuleiro, na área do adversário, você acrescente uma peça sobre a que chegou, criando a “dama” que possui movimentos maiores.

Jogo da memória:

Foto lebelik

Particularmente, esse é um jogo que eu adoro e também é um clássico que pode ser usado por qualquer idade. No entanto, com crianças eu acho especialmente interessante, pois ajuda a estimular a memória deles.

Você pode criar seu jogo da memória com qualquer tema que queira. Para iniciar a confecção vamos precisar dos seguintes materiais:

  • 1 folha de papelão ou papel paraná (elas são importantes para que a gente não veja o que está por trás da folha)
  • Folhas de papel A4
  • 30 imagens variadas, sendo 15 pares (2 figuras idênticas de cada)
  • Lápis
  • Tesoura
  • Cola
  • Régua

Passo a passo:

  1. Em primeiro lugar, recorte 30 quadrados iguais de papelão e papel paraná e também de papel branco. Em seguida, cole o papel sobre o papelão.
  2. Para finalizar, recorte e cole as figuras no papel branco e espere secar.

Viu como é simples?  E você pode fazer com quantas figuras quiser.

Dica: Com os pequenos você pode trabalhar também a localização, atribuindo a cada linha uma letra e a cada coluna um número. Assim, antes de virar eles devem avisar a letra e o número que escolheram, por exemplo A4 (na linha A ele escolheu a carta 04) e assim sucessivamente.

Sinuca de dedo:

Mais uma sugestão de jogo é a sinuca de dedo. Bem parecida com a sinuca normal, mas usaremos nosso dedo como taco.

Para esse jogo vamos precisar dos seguintes materiais:

  • 1 caixa de papelão grande
  • Estilete
  • 1 copo
  • 11 botões (sendo 1 branco e os outros 10 restantes, 5 de cada cor)
  • Tinta verde
  • Pincel
  • Cartolina
  • Tesoura
  • Cola

Passo a passo:

  1. Em primeiro lugar, vire a caixa de papelão com a base para cima e faça o desenho de 4 caçapas (uma em cada canto da caixa) com o copo e em seguida corte com o estilete.
  2. Em segundo lugar, recorte uma tira de cartolina e cole em volta da caixa, para que os botões não caiam pelas laterais quando empurrarmos.
  3. Para finalizar, pinte o fundo com tinta verde para ficar parecido com uma mesa de sinuca.

Prontinho! Agora é só colocar os botões que representam as bolas em uma extremidade da sua mesa e começar a jogar com o botão branco. No final ganha quem conseguir encaçapar todos os botões primeiro.

Você vai ver que esse jogo de sinuca de dedo lembra muito o futebol de botão que se jogava antigamente.

Jogo cara a cara:

Esse é mais um jogo que pode ser jogado mesmo a distância e é bem divertido. Para fazer o seu cara a cara é bem mais fácil do que você imagina, olha só:

Vamos precisar dos seguintes materiais:

  • 2 pedaços de borracha (podemos utilizar aqueles tapetes de borracha que se usa em quartos de criança)
  • 4 sets de fotos iguais de pessoas (podemos utilizar inclusive fotos 3×4 de familiares e amigos que forem jogar)
  • Papel cartão
  • Estilete
  • Cola branca
  • Régua
  • Lápis
  • tesoura

Passo a passo:

  1. Em primeiro lugar, utilize a régua e o lápis para fazer a marcação na borracha (se você tiver pegado os tapetes emborrachados, corte as laterais para ficar reto). Deixe uma distância de cerca de 5cm entre uma linha e outra e em seguida passe o estilete, mas sem ir até o fundo da borracha.
  2. Em segundo lugar, recorte quatro sets retângulos no papel cartão e cole as fotos 3×4 em cada um.
  3. Para finalizar, entregue dois jogos de cartões para cada jogador. Um você colocará nos sulcos feitos com o estilete e o outro você usará para retirar uma carta para começar a brincadeira.

O jogo em si é bem simples e você tem que descobrir quem seu amigo tirou fazendo perguntas do tipo: É homem ou mulher? Tem cabelo curto?

A cada resposta que for refinando as pessoas, você vai retirando os cartões até chegar na figura certa. O cara a cara é um jogo divertido que rende boas risadas.

Jogo tipo banco imobiliário:

O Banco Imobiliário é um jogo muito legal para reunir bastante gente por horas. Porém o preço dele, mesmo na internet, pode ser bem carinho. Mas fique tranquilo porque é possível fazer seu próprio Banco Imobiliário em casa.

É claro que um jogo como esse vai ser mais trabalhoso de fazer, pois você vai precisar fazer os cartões e tabuleiro no computador. Depois é só mandar imprimir em uma gráfica e colar sobre um papelão.

A mesma coisa pode ser feita com as notas de dinheiro e as casinhas. Já os pinos podem ser adaptados com tampinhas de refrigerante.

Jogo da velha:

E para finalizar, aquele que é considerado o clássico dos clássicos dos jogos. Você pode fazer um jogo da velha perfeitamente em uma folha de papel com lápis

Mas essa sugestão que eu trago para vocês foi feita com uma tábua de madeira, pedrinhas e tinta branca. Materiais simples para fazer esse jogo tão antigo.

Mais fotos de jogos para você se inspirar:

Foto wideopeneats
Foto wideopeneats
Foto pinterest

Viu como existem várias opções de jogos para você fazer? O difícil agora vai ser escolher por qual começar.

Jogos são ótimos para reunir a família e os amigos para se divertir e colocar a conversa em dia. E mesmo em época de quarentena, como agora, é possível até brincar à distância.

Inclusive se você for professor ou professora de ensino infantil e fundamental, muitos desses jogos podem ser feitos e utilizados com seus alunos para deixar as aulas ainda melhores.

Agora é hora então de colocar a mão na massa e fazer seus jogos. Depois conta para a gente como ficou.

Até a próxima

Deixe um comentário