Arte com Papel

Aprendendo A Fazer Um Biombo Para Sua Casa

Compartilhe
  • 9
  •  
  • 1
  •  
  •  
  •  
  •  
    10
    Shares

Talvez os biombos sejam utilizados a mais tempo de que possamos imaginar, mas a verdade é que eles além de serem um elemento de decoração, possuem também toda uma funcionalidade.

No post de hoje você vai ver várias formas e dicas de como fazer um biombo aí para a sua casa e dar um upgrade na sua decoração.

E aí, preparado(a) para aprender muita coisa legal? Então continue sua leitura para se surpreender ainda mais com esse elemento de decoração super funcional.

Qual a utilidade de um biombo?

Antes de mais nada, o biombo nada mais é do que uma estrutura, geralmente feita com madeira, constituída por painéis, geralmente ligados por dobradiças, que permitem que a gente o estique ou encolha de acordo com a nossa necessidade.

Antigamente ele era usado como proteção para as pessoas que estavam trocando de roupa no quarto. Porém, hoje em dia ele se tornou um elemento bem versátil, sendo usado como decoração, redutor de luminosidade dos ambientes ou como delimitador de espaço em cômodos, sem que haja a necessidade de se erguer uma parede, por exemplo.

Você vai ver como fazer um biombo com vários materiais diferentes e como eles podem ser integrados ao ambiente. Vamos lá!

Como fazer um biombo de madeira ou MDF:

Fonte homify

Não necessariamente um biombo precisa conter várias divisórias dobráveis. Nesse exemplo ele funciona como um divisor de ambientes de peça única. Além disso, ele ainda pode funcionar como um espaço para colocar decorações, como vasos de plantas.

A madeira trabalhada em seu interior é, sem dúvida, o charme a mais desse biombo de madeira.

O mais legal do biombo em madeira ou MDF é que ele possui uma variedade de estilos dependendo de que madeira foi usada ou até mesmo o trabalho que é feito na madeira. Ele vai acabar sendo mais rústico, clássico ou moderno de acordo com o estilo usado em sua confecção.

Fonte brabbu

Uma outra dica bem legal é usar compensado para fazer o biombo. É um material barato e você pode fazer peças bem interessantes com eles. Inclusive transformar o biombo em um mural de fotos.

Para você se inspirar, separei aqui mais algumas ideias de biombo de madeira ou MDF para você.

Fonte brabbu
Fonte brabbu

Biombo de bambu:

Fonte paintingz

Bastante tradicional, o biombo de bambu é uma marca do estilo oriental de decoração e ele pode ficar bem bonito na sua casa.

Um biombo como esse da foto é bem fácil de fazer e não precisa de muitos elementos, tendo em vista é necessário apenas a estrutura em bambu e o tecido para funcionar como divisória. E o resultado é bem clássico e traz um ar mais zen para sua casa ou apartamento.

Fonte vntg

Da mesma forma que o bambu, o ratan também traz um ar diferenciado para o ambiente. O interessante que por ser uma fibra, conseguimos fazer trabalhos trançados bem bonitos e elegantes para decorar o nosso biombo.

Aqui por exemplo a estrutura foi feita com bambu e todo o trabalho de decoração do seu interior foi feito com ratan. E o resultado é incrível, não é mesmo?

Se você gostou, que tal olhar mais essas sugestões de como fazer biombo com bambu:

Fonte domino
Fonte etsy

Incluindo o tecido na estrutura:

E que tal acrescentarmos tecido ao nosso biombo? O mais interessante é que teremos uma infinidade de estampas diferentes, basta escolher aquela que fica melhor com a decoração da sua casa.

Nessa sugestão o biombo é apenas um elemento de decoração, mas que agrega um charme vintage junto com os demais móveis. Note que o tecido não foi deixado muito esticado propositalmente.

Por outro lado, essa outra proposta de biombo com tecido fica ainda mais legal à noite quando ligamos as luzes.

Perceba que a estrutura é simples, assim como o tecido escolhido para as divisórias, porém, ao se ligar as luzes (que podem ser aquelas que usamos para decorar a árvore e a casa no natal) e ambiente fica muito charmoso e diferente.

Mais sugestões:

Fonte craftyclub
Fonte ayefordesignlfd

Biombo com Pallets:

Eu já ensinei por aqui várias coisas para se fazer com pallets, como por exemplo hortinhas e mesas e agora você verá que é possível usar esse material tão barato para fazer o seu biombo.

Aqui ainda foi aplicado a técnica da patina para dar um ar mais vintage à peça e que, apesar de ter várias cores diferentes, ainda sim é bem bonita.

Fonte pinimg

Como divisor de ambientes, esse biombo de pallet ficou muito interessante, apesar de ter sido feito nenhum trabalho diferente, além de pregar os pallets um ao outro.

O mais interessante é o ar rústico que esse tipo de biombo feito com pallet traz para o ambiente.

Dicas e sugestões de biombos com pallet:

Fonte ilovepalets

De cano de PVC:

Fonte hgtv

Por fim, trago essa sugestão de biombo feita com cano de PVC, que apesar de ser simples, cumpre sua função perfeitamente e acaba sendo bem em conta e barata de se fazer.

E para incrementar sua peça, você pode facilmente trocar o tecido por algum com mais detalhes e o biombo de cano PVC vai ganhar uma nova cara! Também é possível pintar os canos com outras cores, como um ocre, preto, entre outros para dar um ar mais clássico.

No post de hoje você viu diversas ideias diferentes de como fazer um biombo. Dos mais baratos aos mais simples eles além de funcionarem como elemento de decoração, são também peça muito funcionais.

Você viu que pode usar o biombo em diversos cômodos da casa e com diferentes funções. Por exemplo, se você tem um armário aberto no estilo closet, ele pode funcionar como porta do armário. Outro uso bastante recorrente é como divisor de ambientes, pois você pode modificar o espaço sempre que quiser.

Se ficou alguma dúvida ou tem alguma sugestão, coloque seu comentário aqui embaixo que vamos adorar te responder!

Até a próxima!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Arte com papel

Arte com papel

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe um comentário

Artigos Recentes
Receba Novidades Por Email
Seu e-mail estará protegido
Redes Sociais