Arte com Papel

fazendo sabao em casa

Como Fazer Sabão Caseiro

Como Fazer Sabão Caseiro
5 (100%) 1 vote

 

Com certeza em vários momentos da sua vida você já se deparou com a necessidade de lavar suas roupas, não é mesmo? A lavagem de roupas está presente na vida de todas as pessoas e adquirir conhecimento prático sobre ela é essencial para o cotidiano principalmente quando falamos em fazer seu proprio sabonete caseiro.

Sendo a lavagem de roupas uma atividade que precisa sempre ser realizada algumas pessoas optam por levar suas roupas em lavanderias. Outras pessoas preferem lavá-las utilizando a poderosa aliada máquina de lavar.

No entanto, dependendo do tecido, algumas peças precisam ser lavadas de forma muito cautelosa. Estas peças precisam ser lavadas à mão ou no modo delicado. E para quem atribui valor para as atividades manuais, lavar as peças à mão não é um bicho de sete cabeças.

Muito pelo contrário, para artesãs e artesãos, descobrir técnicas e aplicá-las manualmente é a glória! Dessa forma, outra atividade que causa bastante entusiasmo é criar seu próprio sabonete caseiro.

Fazer sabão caseiro é super vantajoso, pois além de proporcionar autonomia, ele ajuda a economizar bastante dinheiro.Portanto, confira a seguir como fazer sabão caseiro utilizando diversos ingredientes, coloque suas luvas de proteção e aproveite para fazer as receitas!

Como Fazer Sabão Caseiro Com Bicarbonato de Sódio?

sabao com bicarbonato

O bicarbonato de sódio é um produto extremamente recomendado para fazer sabão, pois ele é antibactericida e faz bastante espuma durante a lavagem. Além disso, é fácil de ser encontrado e bastante barato.

Para fazer o sabão caseiro com bicarbonato de sódio você precisará de:

  • 750 ml de óleo
  • 75 ml de detergente neutro
  • 200 ml de água gelada
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • 170 ml de soda líquida ou 250 gramas de soda em escamas

Comece colocando o óleo e o detergente em um recipiente bem fundo. Mexa os líquidos e adicione a soda aos poucos. Na sequência faça um composto com a água gelada e o bicarbonato e misture com os outros ingredientes até ficar bem homogêneo.

Coloque a mistura no molde e deixe-a por 24 horas. Depois deste tempo o sabão estará pronto para o corte e uso!  

Como Fazer Sabonete Artesanal Utilizando Vinagre?

sabao com vinagres

Outro produto que é maravilhoso para ser utilizado na limpeza e no sabão caseiro é o vinagre. Ele é perfeito para tirar até as manchas mais difíceis, vamos conferir os ingredientes e passo a passo para fazer o sabão caseiro com vinagre?  

  • 1 kg de soda cáustica
  • 500 gramas de sal
  • 7 litros de óleo
  • 150 ml de vinagre
  • 2 litros de água
  • 100 ml da essência de sua preferência

O primeiro passo é misturar 1 litro e meio de água com a soda em um recipiente. Quando a soda dissolver completamente misture os 7 litros de óleo e mexa-os.

Em outra vasilha misture o restante da água com o sal até que ele dissolva. Na sequência, junte a solução que você fez e o vinagre com os outros ingredientes.

Mexa os ingredientes até ficarem com a consistência espessa, adicione a essência e misture-a por alguns minutos. Assim que todos os ingredientes estiverem bem incorporados basta colocá-los na bandeja e se preparar para a limpeza!  

Como Fazer Sabão em Casa Com Restos de Sabonete?

sabonete

Você sabia que pode reaproveitar restos de sabão para fazer sabão caseiro?  Esta é uma ótima técnica para fazer seu sabão de forma bastante sustentável, sem descartar os restos.

Para fazer sabão caseiro utilizando restos de sabão, acumule-os em um pote perto do tanque assim que ficarem muito pequenos para serem utilizados. Depois que já tiver uma grande quantidade basta derreter em banho maria com a ajuda de meia barra de base glicerinada.

Dessa forma, você estará evitando o desperdício e produzirá um sabão líquido bastante eficiente para a lavagem de roupas e para a utilização na limpeza em geral.

Como Fazer Sabonetes Com Álcool?

Nesta receita a mistura dos ingredientes é feita juntando os produtos dentro de uma garrafa plástica e agitando-os até que fiquem incorporados. Você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 150 gramas de soda cáustica
  • 1 litro de óleo usado peneirado
  • 260 ml de água
  • 50 ml de álcool vol 46%

Comece esquentando a água no fogo até ficar morna. Esquente simultaneamente o óleo em outra panela. Aos poucos acrescente a soda na água até que ela fique totalmente diluída.

Assim que a mistura estiver morna, coloque metade dela em uma garrafa de plástico de 2,5 litros e misture com o óleo. Aguarde esfriar, feche a garrafa e chacoalhe bastante. Lembre-se de abrir a garrafa de minuto em minuto para liberar a pressão.

Depois de misturar por 3 minutos os ingredientes dentro da garrafa, acrescente o resto da soda com água e o álcool. Agite a garrafa por 20 minutos repetindo o processo de abrir a tampa para tirar a pressão e fechá-la novamente para continuar agitando.

Após este processo coloque o conteúdo da garrafa em uma forma ou molde. Depois de 7 dias o sabão estará solidificado e pronto para ser utilizado!

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe Um Comentario