Arte com Papel

peso para bloquear porta

Confeccionando Um Peso de Porta Para Casa

Compartilhe

Procurando como fazer peso de porta? Vamos combinar uma coisa, ninguém merece ficar ouvindo barulho de porta batendo por causa de vento ou outros motivos não é mesmo?

É muito chato às vezes você estar estudando ou estar compenetrado fazendo detalhes em um trabalho de artesanato e de repente BAM! Uma porta bate do nada e acaba te assustando.

Isso é ruim, pois às vezes pode acabar até estragando o detalhe que você estava fazendo no seu artesanato ou até mesmo acabar estragando a porta de tanto bater.

Mas hoje vim aqui te ensinar a fazer algo que pode acabar com esse problema e até se transformar em um novo item de venda do seu negócio: o peso de porta.

Trouxe para você diferentes formas de se fazer e eu tenho certeza de que você vai gostar!

Então sem mais delongas, vamos começar.

Peso de porta de tecido

O mais legal de se trabalhar com tecido é que temos uma enorme variedade de estampas e texturas diferentes para se trabalhar e podemos inclusive usar a técnica do patchwork que também fica super legal. Se você quiser prender mais sobre tipos de tecido leia esse artigo aqui.

Escolhi começar te mostrando um peso de porta mais simples, mas fique tranquila que depois tenho outros modelos apaixonantes para você se inspirar.

Vamos precisar dos seguintes materiais para confeccionar nosso peso de porta:

  • Tecido (não mais que dois metro mais ou menos).
  • Tesoura
  • Máquina de costura
  • Moldes de papelão para cortar o tecido (4 retângulos maiores medindo 20cm x 15cm, 2 quadrados medindo 15cm x 15cm e um outro retângulo para a alça na medida 15cm x 12cm)
  • Giz branco de quadro para fazer as marcações
  • Enchimento para fazer peso

E agora vamos ao passo a passo:

  1. Primeiro, vamos fazer as marcações dos moldes no tecido e em seguida recorte todos eles.
  2. Segundo, costure a alça primeiro dobrando-a ao meio para ficar mais resistente. Depois costure ela em um dos quadrados menores.
  3. Terceiro, costure as laterais dos retângulos maiores e as bases de quadrado, mas deixe um espaço para colocarmos o enchimento (Lembre-se que sempre costuramos no avesso e depois viramos a peça do lado certo).
  4. Quarto, coloque o enchimento e termine o que falta da costura.

O enchimento utilizado na parte de dentro pode ser de vários tipos, como arroz, lentilha, cascalhos e até mesmo areia. O importante é que fique bem pesado no final, senão o nosso peso de porta não tem funcionalidade nenhuma.

DICA: Como o tecido é poroso, se você quiser coloque aquelas pedrinhas perfumadas misturadas no resto do enchimento. Assim, além da funcionalidade do peso de porta, teremos um aroma gostoso no ambiente (veja mais sobre isso nesse artigo sobre sachê).

Além desse modelo mais simples que acabei de ensinar, você pode usar moldes diferentes e fabricar pesos de porta em formato de bichinhos, frutas, formas geométricas e muitas coisas mais. Dá uma olhada só nesses outros modelos que separei para você:

Foto: Etsy
=
Foto: Etsy por Alison

Viu quantos modelos diferentes podemos fazer utilizando pano. Até mesmo com a técnica do patchwork conseguimos criar modelos super diferentes!

O concreto como matéria-prima

Se você quer dar um ar mais rústico ao seu peso de porta, o concreto pode ser a solução. Ele vai trazer um ar minimalista para sua casa que todos vão adorar.


Foto: Etsy por Alicja

Para esse peso de porta vamos precisar de um molde para colocar o concreto dentro. Nesse caso podemos utilizar uma caixa de papelão mais comprida e fina para ficar mais alto, ou até mesmo uma caixa de leite.

Se liga nos materiais que vamos precisar:

  • Cimento
  • Água
  • Aproximadamente meio metro de corda grossa como na figura
  • 1 luva de aço galvanizado.
  • Molde (caixa de suco, caixa de leite, pote de sorvete ou pote circular)
  • Fita adesiva
  • Tesoura
  • Adesivos de silicone
  • Lixa

Passo a passo:

  1. Primeiro, dobre a corda ao meio, mas não corte e passe fita adesiva nas pontas para não desfiar.
  2. Segundo, passe a corda por dentro da luva de modo que ela fique presa como uma alça.
  3. Quarto, corte a tampa da sua caixa que servirá para molde.
  4. Quinto, misture o cimento de modo que ele fique com uma consistência pastosa (nem muito grosso ou muito aguado).
  5. Sexto, mergulhe a corda até a borda da luva e coloque para secar.
  6. Para finalizar, basta cortar a caixa com a tesoura, tirar o peso lá de dentro, lixar e colocar o adesivo de silicone por baixo para não correr o risco de arranhar seu chão.

DICA: Se você quiser ainda pode colocar mais algum elemento em volta do peso de porta já pronto, como cordas, juta, entre outros materiais que pareçam ser mais rústicos.

Outra opção também é pintar o concreto depois de seco ou fazer alguma tipo de desenho usando tinta em spray, como esses que estão aqui embaixo:

Foto pezcame

Nesse próximo modelo colamos uma renda em volta do bloco de concreto já seco e ao invés da corda, foi utilizado uma tira de couro para fazer a alça.

Ao invés de colar a renda, outra sugestão é fazer tipo uma impressão em negativo. Coloque a renda no concreto bem presa e em seguida passe a tinta spray e só retire a depois que secar. Daí você vai ver que onde estava a renda não ficará pintado, mas ainda sim você terá uma ideia do desenho. Veja algums dicas de como manusear o concreto aqui

Peça de crochê

Foto: ravelry

Para quem gosta de crochê, posso dizer que o céu é o limite! Com pontos bem simples seremos capazes de fazer muitos bichinhos, bonequinhos, entre outros. E olha que se você quiser vender esse tipo de artesanato, certamente você terá público para isso, pois muita gente gosta de peças de crochê.

Acrescente ainda outros elementos na sua peça, como tiras de renda e olhinhos para ela ficar ainda mais bonita e fofa.

Esses pesos de porta de crochê ficam até muito parecidos com os amigurumis que eu já ensinei para vocês aqui a um tempo atrás. E se você não sabe o que é um amigurumi ainda clica aqui que você vai descobrir!

Minha dica para você é para não esquecer de colocar um forro por dentro da sua peça e costura antes de colocar o enchimento. Caso você não coloque corre o risco (e isso é quase certo de acontecer) do enchimento sair todo de dentro pelos buracos do crochê.

Ninguém merece sujeira pelo chão não é, então melhor colocar um forro por dentro do seu peso de porta de crochê.

Peso de porta com corda

Lembra da corda que usamos para fazer o peso de porta em concreto? Pois agora faremos um modelo que utiliza somente ela. Dá uma olhada que legal que fica:

Para esse trabalho eu preciso que você compre cordas bem pesadas, como se fossem cordas navais, daquelas bem grossas, pois assim quando dermos os nós ela vai ficar pesada o suficiente para segurar a porta.

Dar os nós não é difícil, só parece, e para ficar mais fácil ainda de visualizar eu separei o passo a passo do nó para você ver.

Foto: freshouse

Caso queira deixar tudo mais seguro no final basta usar cola quente para unir as cordas. Assim você não corre risco que sua peça desenrole toda. E a mesma dica que eu dei para enrolar as pontas da corda lá em cima vale aqui também, já que cordas mais grossas tendem a desfiar mais facilmente.

Pedras para um visual natural e rústico

E por fim, trago um modelo que utiliza elemento naturais. As pedras trarão um visual rústico e natural para o seu peso de porta bem diferente e bonito. Olha só:

Antes de mais nada é preciso escolher o tipo de pedra certa, senão muito provavelmente você vai acabar estragando a broca da furadeira. Sendo assim, opte por rochas mais porosas, como aquelas que encontramos nas praias.

A broca que vamos utilizar também deve ser diferente, do tipo de vídea, pois ela possui a cabeça cega e em formato triangular, perfeita para furar pedras, tijolos e concreto.

Vamos utilizar os seguintes materiais:

  • Pedras de tamanho variado
  • Haste de metal para aparafusarmos as pedras.
  • Duas porcas
  • Furadeira com a broca especial

Passo a passo:

  1. Primeiro, fure cada pedra separadamente, mas de modo que os furos fiquem na mesa direção.
  2. Segundo, coloque a primeira broca na base da haste e em seguida coloque cada pedra da maior para a menor, uma a uma.
  3. Quando terminar de colocar as pedras utilize a outra porca para travar as pedras também por cima e caso queira, corte o que sobrou da haste de metal.

Pronto! Seu peso de porta de pedras está pronto!

Bom pessoal, hoje vocês aprenderam a fazer pesos de porta de diferentes tipos e tamanho. O legal é que muitos deles podem ser feitos para vender e possuem uma boa saída.

Se você tem dúvidas de como começar a vender e qual o preço colocar no seu trabalho aqui no nosso site tem ferramentas ótimas e artigos que podem te ajudar a esclarecer essas e outras dúvidas que possam surgir.

Agora é hora de ver os materiais que você já tem e colocar em prática o conhecimento adquirido hoje.

Até a próxima!

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe um comentário