Arte com Papel

Como Fazer Molde De Silicone Sem Sair De Casa

Compartilhe

Quem trabalha com alguns tipos de artesanato, como sabonetes, chocolate, porcelana fria, entre outros, muito provavelmente já utilizou os moldes de silicone e sabem o quanto eles facilitam a vida do artesão na hora de fazer uma peça.

Antes de mais nada, a vantagem do molde de silicone é melhor do que aqueles em acetato, por exemplo, porque eles são mais maleáveis, aguentam maiores temperaturas e possuem uma vida útil maior, não quebrando igual o acetato muitas vezes faz (o que acaba danificando a peça na maioria das vezes).

No post de hoje vou te ensinar como fazer molde de silicone para diversos trabalhos. Se você já trabalha com os moldes e nunca soube como fazer os seus próprios ou se você nunca trabalhou com ele, está aí uma ótima oportunidade de aprender como fazer.

O bom é que você vai economizar, pois os moldes nas lojas de artesanato costumam sair mais caro do que se você os fizer.

Curiosa(o) para saber como fazer molde de silicone? Então vamos começar logo para você descobrir!

Molde silicone para sabonete:

Para fazer o molde de silicone para sabonete vamos precisar de alguns materiais que você consegue encontrar facilmente em lojas de artesanato ou mesmo pela internet. Normalmente precisamos das seguintes coisas:

  • Caixa de papelão ou de acetato (o acetato é melhor para descolar o molde depois)
  • Borracha de silicone
  • Catalisador
  • Cola Branca
  • Copo de medida
  • Colher para misturar os ingredientes
  • Objeto que será copiado

Passo a passo:

  1. Em primeiro lugar, misture o silicone e o catalisador até obter uma mistura homogênea (Geralmente para cada quilo de borracha de silicone você vai usar cerca de 30 gramas de catalisador).
  2. Em segundo lugar, cole o objeto que vai ser copiado dentro da caixa e despeje a mistura de silicone que você fez até cobrir o objeto completamente e espere cerca de 4 horas para secar totalmente
  3. Depois é só retirar o objeto de dentro da forma e pronto! Você tem uma forma de silicone para sabonete exclusiva!

Dica: Para fazer com que o objeto saia com mais facilidade de dentro do molde após a completa secagem, minha recomendação é que você passe vaselina líquida do objeto antes de despejar o silicone.

Com essa receita simples você vai conseguir fazer qualquer tipo de molde. Aliás, separei algumas ideias para você se inspirar e fazer moldes para sabonete belíssimos:

Moldes para chocolate:

Chocolate creio que quase todo ama, não é mesmo? E se você trabalha fazendo chocolate, uma ótima opção para destacar seu negócio é fazer seus próprios moldes para obter chocolates personalizados.

Para um monde de silicone individual como esse, você pode comprar um silicone específico para modelar (ele vem já com o catalisador também em uma espécie de massinha e você só precisa misturar).

Em seguida, aplique sobre o objeto que você deseja criar o molde e não se esqueça de passar a vaselina por cima antes. Após cerca de 6 horas ele estará pronto para descolar. Logo depois você já pode fazer seu chocolate.

Para a produção ficar mais rápida, o ideal é você utilizar a técnica que eu ensinei para fazer o molde de sabonete e fazer uma igual a essa para chocolates. Você pode inclusive aproveitar forma de acetato, se tiver em casa, recortar os corações, colar dentro de uma caixa e aplicar o silicone.

Depois que secar completamente você terá vários moldes e assim fazer mais que um bombom por vez.

Molde de silicone para vasos de concreto:

Foto Amazon

Aqui no blog também já ensinei a fazer vasos de concreto de diversas formas (clique aqui se você ainda não leu o post). E uma forma bem fácil de se fazer um vaso de concreto é com molde de silicone.

A base já posso te adiantar será a mesma que eu ensinei lá no primeiro molde de sabonete. Somado a isso, você precisa ter um recipiente grande o suficiente que caiba o vaso que você quer transformar em molde.

Coloque o vaso dentro do recipiente com a boca virada para cima (o legal é prender bem o vaso no fundo do recipiente. Em seguida é só despejar o silicone e esperar secar.

Solução alternativa para o silicone:

Não conseguiu encontrar silicone na sua cidade ou pela internet não compensa o preço? Agora vou te ensinar a fazer uma alternativa para o silicone. Dessa forma você não fica sem fazer os seus moldes.

Dá uma olhada aqui embaixo e descubra o material para esse molde:

Para fazer a mistura para o molde de Maisena (Amido de Milho) vamos precisar dos seguintes ingredientes:

  • Papel Alumínio
  • Amido de milho
  • Adesivo de silicone transparente
  • 1 peça que você queira transformar em molde

Passo a passo:

  1. Em primeiro lugar, coloque um pouco de amido de milho sobre um pedaço de papel alumínio.
  2. Em segundo lugar, acrescente o adesivo de silicone e vá misturando e sovando como se fosse uma massa de pão até que fique na consistência para modelar.
  3. Quando ela estiver no ponto, faça uma espécie de bolinha e pressione o objeto que você quer transformar em molde contra ela (passe vaselina ou óleo para não grudar) e espere secar.

Dica: Guarde esses moldes dentro de um pote fechado, porque senão eles podem ficar ressecados. Como alternativa você também pode usar massa de modelar para fazer moldes, o ponto negativo é que só dá para fazer uma peça.

Mais fácil do que você imaginava fazer esses moldes de silicone, não é mesmo? E você pode usar para diversos tipos de artesanato, como biscuit, esculturas, vasos, sabonetes, chocolate, frutas e muito mais.

Com a base certa e as duas receitas de silicone que eu ensinei aqui, você vai fazer trabalhos bem legais. Agora é hora de colocar em prática tudo o que você aprendeu aqui. E que tal mandar foto do seu trabalho para gente ou contar como foi sua a experiência colocando as receitas na prática? Seu feedback é muito importante.

Até a próxima

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Arte com papel

Arte com papel

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe um comentário

Artigos Recentes
Receba Novidades Por Email
Seu e-mail estará protegido
Redes Sociais