Arte com Papel

musica com garrafa de guarana

Como Fazer Instrumentos Musicais Com Garrafa Pet

Como Fazer Instrumentos Musicais Com Garrafa Pet
4.5 (90%) 2 votes

 

Fazer artesanato é uma atividade muito prazerosa que faz bastante diferença em nossas vidas! O ato de escolher os materiais e colocar a criatividade e as habilidades manuais para funcionar é muito revigorante!

E além de ser benéfico para quem faz, o artesanato proporciona beleza e comodidade para as outras pessoas. E ainda, pode ser uma atividade para ser feita em amigos e família.

Uma ótima forma de fazer artesanato em família é criando instrumentos musicais artesanais. Eles podem ser feitos de diversas maneiras e com materiais diversos, inclusive bambu.

As crianças vão amar esta ideia, com certeza! E você ficará muito feliz pela satisfação que fazer uma atividade tão gostosa proporcionará!

Então, confira agora mesmo as dicas que trouxemos para você fazer instrumentos musicais com garrafa PET! Aproveite!

Por quê Usar Garrafa PET em Seu Artesanato?

A garrafa PET é feita de plástico e está presente no cotidiano de muitas pessoas. Para evitar o descarte excessivo do material na natureza, é comum vermos criações artesanais diversas feitas com este tipo de garrafa.

Não é todo mundo que sabe, mas o plástico pode levar mais de 450 anos para se decompor na natureza! Sendo assim, se você se preocupa com o meio ambiente e sustentabilidade não pode deixar de evitar o descarte deste material!

O ideal é que cada pessoa se conscientize e pare de jogar no lixo materiais que podem ser reaproveitados de diversas maneiras diferentes.

Sendo assim, a garrafa PET precisa ser reutilizada para não causar mais danos ao meio ambiente, evitando assim, que prejudiquemos a vida de outros seres e a nossa existência no planeta Terra!

E agora que você já sabe disso tudo, que tal aproveitar para conferir quais instrumentos musicais super divertidos você poderá criar com este tipo de material reciclável? Não deixe de acompanhar a seguir!

Chocalho Feito Com Garrafa PET

Um dos instrumentos musicais que você pode criar com garrafa PET é um chocalho como um Ganzá. Ele é um tipo de instrumento chamado de idiofone, ou seja, cujo som é produzido através de agitação.

O termo Ganzá originou-se de uma Língua Africana chamada de Quimbundo. Esta Língua falada no Noroeste de Angola tem o termo Nganza que pode ser traduzido para Cabaça. Então, o Ganzá é um instrumento musical criado muitas vezes com cabaças.

Para fazê-lo, você precisará de uma garrafa PET, bexiga ou um material para fechar as extremidades da garrafa, tesoura, fita adesiva e areia, contas ou algum tipo de grãos de cereais.

Após separar todos os materiais você pode cortar a parte inferior, da base, e a parte superior, do gargalo da garrafa, criando assim, um tubo de plástico.

Depois de cortar a garrafa você pode fechar uma das pontas com um pedaço de bexiga que depois pode ser preso na garrafa com fita adesiva. Você também pode utilizar outros materiais para fechar as extremidades como tampas de plástico, por exemplo.

Após fechar uma das extremidades da garrafa PET, coloque dentro dela uma quantidade de grãos de cereais. Você pode utilizar arroz, feijão, quinoa, soja, entre outros.

Com os grãos dentro da garrafa, basta apenas fechar a outra extremidade e fazer a decoração de sua preferência. Você pode utilizar papel contact, fitas coloridas ou estampadas, e diversos outros materiais adesivos para deixar seu instrumento mais bonito!

O instrumento de percussão é ativado quando a pessoa chacoalha-o na horizontal. Então, prepare-se para brincar bastante com todos ao seu redor com o Ganzá que você acabou de criar!

Como Fazer Tamborim Com Garrafa PET?

Outro instrumento musical muito legal que você pode fazer com garrafa PET, é o Tamborim! Ele, assim como o Ganzá, é um instrumento de percussão, muito utilizado em diversos estilos musicais.

Você pode fazê-lo com materiais bem simples como bexiga, grãos de cereais, tesoura e fita adesiva. Também pode utilizar diversos tipos de grãos como arroz e feijão.

Para fazer o Tamborim com garrafa PET, basta cortar a garrafa e colocar a bexiga para tampar uma das extremidades que ficou aberta.

Você precisará de uma baqueta para fazer o som no instrumento, golpeando a bexiga. A baqueta pode ser feita de madeira ou plástico. Ela é como um bastão fino que funciona perfeitamente para percutir.

Caso você queira aumentar o tempo de vida útil da membrana que você fez com a bexiga, você pode fazer mais de uma camada de bexiga, mas preste atenção para distinguir como prefere que o som fique.

O importante é que seu Tamborim já ficou pronto super raṕidamente e você já pode utilizá-lo nas brincadeiras!

Como Fazer um Instrumento Que Simula o Som da Chuva?

Com a garrafa PET você também poderá criar um instrumento que simula aquele barulhinho super gostoso que a chuva faz, quer saber como? Veja abaixo!

Para fazer o instrumento, você precisará de uma garrafa PET com tampa, palitos de dente e grãos de cereais. Jogue no fundo da garrafa os grãos de cereais de sua preferência.

Em seguida, jogue dentro da garrafa os palitos de dentes. Agora seu instrumento já está pronto e todos vão adorar ouvir o barulhinho da chuva!  

 

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe Um Comentario