Arte com Papel

grafiato na parede

 

Você anda cansado de ver sempre as mesmas paredes brancas e sem graça na sua casa? Então veja como fazer grafiato você mesmo gastando quase nada.

E se eu te disser que tem como repaginar seus cômodos sem gastar muito com pintores e tudo mais?

Aposto que você ficou curiosa não é mesmo? Pois hoje eu vou te mostrar como fazer um belíssimo grafiato nas paredes da sua sala de estar, sala de jantar ou até mesmo nos quartos e deixar a sua casa com um ar mais moderno e sofisticado.

Você aprender o que é essa técnica e como fazer usando materiais que eu tenho certeza de que não vão pesar no seu orçamento!

Animada para aprender mais uma técnica bem legal? Então mãos à obra (literalmente)!

O Que é o Grafiato?

Grafiato nada mais é do que aquela textura que fazemos na parede. Suas ranhuras trazem um visual meio rústico e ao mesmo tempo moderno para o ambiente, ainda mais quando você pinta a parede com a textura de uma cor diferente e que contraste com o resto do ambiente.

Fonte: Freshome

Mas antes que você parta para as suas paredes para fazer o grafiato, é importante que você teste em algumas superfícies até você pegue o jeito de fazer a textura direitinho.

O mais interessante é que ele pode ser aplicado tanto em ambientes internos quanto externos e tem um custo de manutenção baixo.

E você sabia que além de trazer um visual sofisticado para o seu ambiente, o grafiato também ajuda a combater a umidade e corrigir ranhuras nas paredes?

Como Fazer a sua Textura com Argamassa ou Massa Especifica

Pessoal, você não precisa contratar um profissional especializado para fazer essa técnica na sua casa ok? Com essas dicas que vou te dar hoje, facilmente você vai renovar seu ambiente e sem gastar muito.

Para fazer o grafiato na sua parede você vai precisar de:

  • Espátula ou lixa.
  • Bandeja para pintura (você encontra em casas de material de construção).
  • Primer acrílico.
  • Rolo de pintura.
  • Massa própria para grafiato.
  • Água.
  • Desempenadeira de plástico.
  • Ferramenta risca fácil (ela parece um pente grande e você encontra na internet ou em lojas de material de construção).

DICA: Você pode trocar a massa própria de grafiato por argamassa e areia, assim o custo fica bem menor.

Agora você já tem todo o material e está pronto para começar, mas antes de tudo não se esqueça de proteger seus móveis com tecidos ou lona e também de passar fita crepe pelos rodapés para não sujar de tinta.

Passo a passo:

  1. Dê uma lixada na parede que você fazer seu trabalho para que não haja resíduos de tinta.
  2. Dilua o primer acrílico com água até que fique homogêneo e aplique na parede que você deseja.
  3. Espere a parede secar por cerca de 6 horas até aplicar o próximo produto.
  4. Quando a parede estiver totalmente seca, misture a massa com um pouco de água (cuidado para não ficar muito líquido).
  5. Passe um pouco de massa na desempenadeira e comece a aplicar na parede.
  6. Uma vez aplicado em toda a parede é a hora de usar o risca fácil para fazer os riscos e você pode fazer do jeito que você prefere deixar a sua parede.
  7. Para nivelar a parede e não ficar muitas pontas na massa, use a desempenadeira para uniformizar.
  8. Espere a massa secar completamente, o que dependendo do tempo pode levar até 48h.

Lembre-se que se você optar pela argamassa e areia ao invés da massa específica para grafiato, quanto mais areia você colocar, mas granulada sua massa vai ficar, então varia muito do seu gosto.

Depois de seco você também pode aproveitar e pintar aquela parede onde você fez o seu trabalho com tinta ou para economizar tempo dá para usar um pigmento direto na massa. Fica bem legal se você pintar a parede com cores contrastantes.

Fonte: miconstruguia

 

Alternativas para Aplicar a Textura na Parede

Pessoal, se você não tiver em casa o risca fácil não se preocupe! Existem algumas alternativas bem mais baratas para você fazer o seu trabalho.  Dê uma olhada nessas ideias que eu separei para você:

  • Rolo para textura: Você o encontra nessas lojas de material de construção e passe na parede enquanto a massa ainda está molhada. Primeiro no sentido vertical, depois no horizontal e se você quiser mais enrugado é só passar na vertical novamente.
  • Vassoura de piaçava: Na infância a gente conhecia ela como a vassoura da bruxa e agora ela vai te ajudar na decoração da sua casa. Assim como o rolo para textura, passe a vassoura em diferentes direções até ter o efeito que deseja.
  • Rolo comum e barbante: Pegue um rolo comum de passar tinta e enrole um barbante quantas vezes desejar (o ideal é que as tiras não fiquem muito próximas umas das outras) e aplique na parede.
  • Escova: Sabe aquelas escovas mais grossas que a gente usa para lavar os tênis por exemplo? Você também pode fazer seu grafiato, pois as cerdas duras vão dar o efeito que você quer.

Fonte: manoalaobra

 

Fonte: manoalaobra

Fonte: ahorradoras

 

Viu como não é nada de outro mundo fazer textura na sua parede?

Está cansado do visual de algum cômodo da sua casa e quer renovar sem gastar muito? Então separe um final de semana, por exemplo, e faça você mesmo o seu grafiato e deixe seus cômodos com uma cara totalmente nova.

Tenho certeza de sua parede vai ficar lindíssima e que todos que forem à sua casa vão elogiar!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Arte com papel

Arte com papel

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

1 thought on “Como Fazer Grafiato”

Leave a Comment

Artigos Recentes
Receba Novidades Por Email
Seu e-mail estará protegido
Redes Sociais

Curso Grátis
Album Artesanal

Inscreva-se gratuitamente e faça parte dessa turma! Aulas em vídeo