Arte com Papel

Como Fazer Flâmula Decorativa

como fazer flamula

As flâmulas são um elemento super simples e que dão um charme a mais na decoração de diversos ambientes. Mas você sabe como fazer flâmula? Se ainda não sabe esse post vai ser perfeito para você!

Você pode fazer flâmulas com diferentes materiais, como por exemplo feltro, de tecido, ou até mesmo de papel. Sua confecção também é muito simples e em poucos minutos você já tem seu mais novo elemento de decoração. E estou aqui para te mostrar como!

Continue lendo esse post que você vai aprender a fazer flâmula decorativa de um jeito muito simples e prático. Incluímos dos moldes para ajudar! Vamos lá!

Como Fazer Flâmula de Feltro

Antes de mais nada, o feltro é um tipo de TNT (tecido não tecido) econômico e fácil de se trabalhar e de encontrar nas lojas de tecido da sua cidade ou mesmo pela internet. Se você ainda não conhece muito sobre ele, nós temos um ótimo artigo explicando um pouco mais sobre feltro para quem está iniciando.

Para fazer uma flâmula de feltro como essa vamos precisar dos seguintes materiais:

  • Feltro de diferentes cores
  • Barbante colorido
  • Cabo fino de madeira
  • Cola para feltro
  • Tesoura
  • Lápis
  • Régua

Passo a passo:

  • Em primeiro lugar você deve pegar um pedaço de feltro e desenhar um retângulo medindo 24cm x 27cm e corte com a tesoura. Essa será a base da sua flâmula.
  • Depois, dobre o retângulo ao meio, marque 5cm de altura e trace uma linha até o outro canto e corte com a tesoura para dar esse formato de bandeirinha de festa junina.
  • Em seguida você deverá marcar 1cm em volta de toda a flâmula para fazer a bainha, com exceção da parte de cima. Passe a cola para feltro e espere secar. Na parte de cima você dará um espaço de 3cm e na hora de colar deve deixar um espaço para passar o cabo fino de madeira.
  • Agora será a hora de decorar sua flâmula (nessa imagem a decoração foi feita em feltro e na parte de baixo paetê e os pompons).
  • Para finalizar, coloque o cabo de madeira no espaço que você deixou e amarre o barbante.

Bem fácil, né? Agora é só pendurar onde você achar melhor.

Como Fazer Flâmula de Tecido:

Em segundo lugar temos a flâmula decorativa de tecido. Em suma, os materiais usados serão os mesmo, com exceção do feltro que aqui será substituído por outros tecidos, como o algodão e a juta.

No entanto, se você não quiser perder tempo fazendo o traçado da sua flâmula com a régua, pode utilizar o molde que eu vou disponibilizar logo aqui embaixo para você. O molde é bom pois ajuda a economizar bastante tempo.

Dica: Quando se trabalha com artesanato em tecido, depois de terminar a peça o ideal é passá-la com ferro, para que ela fique bem esticada. Outra alternativa que eu também acho muito interessante é engomar a flâmula decorativa e nós temos umas receitas ótimas de como engomar tecido.

Como Fazer Flâmula de Papel:

Como fazer flâmula de papel
Fonte: Mercado Libre

Se você achou que era fácil como fazer flâmula de tecido, vai ver que a de papel é mais fácil ainda. Esse tipo de flâmula decorativa é ótimo para ajudar na decoração de festas, no painel que fica atrás do bolo, por exemplo.

Para confeccionar nossa flâmula de papel iremos precisar dos seguintes materiais:

  • Papel cartão colorido
  • Barbante
  • Furador de papel
  • Molde
  • Tesoura
  • Lápis

Passo a passo da flâmula de papel:

  • Primeiramente, utilize o molde que vou te disponibilizar aqui para fazer o desenho no papel cartão que você escolheu e recorte.
  • Em segundo lugar, faça um furo em cada ponta superior da sua flâmula com o auxílio do furador de papel.
  • Decore sua flâmula do jeito que preferir.
  • Para finalizar, passe o barbante pelos buracos e prenda na parede.

Agora você pode utilizar nosso molde de flâmula para fazer a sua também:

Bônus: Ideias de Flâmulas Para Você se Inspirar

Essa primeira sugestão ficará uma graça como elemento decorativo no quarto de uma criança. Destaco o ar rústico, não só do tipo de tecido escolhido, que lembra aquelas toalhas de mesa de fazenda, mas também a madeira que segura essa flâmula de tecido que é um pequeno galho de árvore. O nome em renda certamente deu um charme a mais para esse estilo de fazenda.

Já esse modelo em tecido utiliza decoração em 3D com flores e o resultado fica lindo! Você pode fazer essas flores em feltro e antes que você diga que não sabe fazer esse tipo de flor, saiba que temos um artigo ótimo ensinando a fazer flores de feltro e já com os moldes. Melhor impossível, não é?

Mais uma sugestão de como fazer flâmula e aqui utilizamos o feltro e diferentes técnicas. Além de fazer as flores em 3D, que você já sabe onde pegar o molde e também o enchimento para deixar sua peça fofinha. Esse tipo fica muito legal em decoração de festas, mas também em quartos de bebês e crianças.

Uma sugestão mais simples em feltro e super legal para decoração de sala de aula, por exemplo. As crianças adoram ambientes coloridos e a sala vai ficar muito mais divertida com as flâmulas decorativas.

A seguir tenho mais alguns modelos que podem te inspirar. Dá uma olhada:

Agora chegou a hora de colocar a mão na massa e praticar o que aprendeu aqui hoje. Se ficou alguma dúvida é só deixar seu comentário aqui embaixo.

Até a próxima!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Arte com papel

Arte com papel

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Leave a Comment

Artigos Recentes
Receba Novidades Por Email
Seu e-mail estará protegido
Redes Sociais

Curso Grátis
Album Artesanal

Inscreva-se gratuitamente e faça parte dessa turma! Aulas em vídeo