Arte com Papel

fantoches

Como Fazer Fantoches

Como Fazer Fantoches
5 (100%) 2 votes

 

Os fantoches são bastante lúdicos e incríveis, não é mesmo? E você sabia que pode fazê-los em sua casa e de forma artesanal? Pois, saiba que sim! 

É possível fazer diferentes tipos de fantoches com diversas opções de materiais. Eles podem ser feitos de forma fácil e prática, sem a necessidade de habilidades manuais muito avançadas.

Para fazê-los você precisará apenas de muita criatividade e paciência para que eles tenham o movimento adequado e necessário. E, com eles, você pode criar peças de teatro, filmes de animação e muitas brincadeiras com as crianças! 

Os fantoches, também chamados de títeres são marionetes controladas através de uma luva que deve ser inserida em sua mão. Esta luva permite o movimento do fantoche, sendo que, o dedo indicador segura a cabeça do boneco, enquanto o anelar e polegar movimentam e suportam os braços deles. 

 

 

Estes tipos de bonecos são bastante populares em diversos países do mundo. No Brasil, existem personagens muito famosos como o Louro José, personagem do Programa da Ana Maria Braga.

Então, aproveite agora mesmo para aprender como fazer fantoches! Faça suas criações artesanais e garanta a diversão em sua casa! 

Como Fazer Fantoches de Madeira?

boneco de madeira controlado por corda

Um tipo de fantoche que você pode fazer em sua casa é o fantoche de madeira. Você pode criá-lo completamente em sua casa ou adquirir um boneco de madeira pronto para depois transformá-lo em fantoches.

O ideal é que o boneco seja esculpido com cuidado para que a forma desejada seja alcançada. Se você optar comprar o boneco de madeira, atente-se para adquirir um boneco que possua articulações, assim, os movimentos podem ficar ainda mais realistas! 

O processo para a criação do fantoche precisará de materiais como a luva e os fios que serão amarrados no boneco. Os fios podem ser de barbante ou sisal e você pode até escolher fios coloridos.

Outros materiais que são muito úteis para a criação de seu fantoche são agulhas, linhas, cola e tesoura. Com eles, você poderá montar sua luva com o boneco atrelado à ela. 

Como Fazer Fantoches de Pano?

boneca de pano para mao

Você também pode fazer fantoches de pano, eles são bastante flexíveis e permitem ótimas movimentações! Os fantoches de pano podem ser criados até mesmo com retalhos de tecido!

Para fazê-los em sua casa você precisará definir quais bonecos quer criar e quais elementos utilizar. Você pode contar com olhos móveis, botões, entre outros enfeites.

É possível fazer detalhes como a boca e o nariz com pedaços de tecido e canetas marcadoras. Coloque sua criatividade para funcionar e com certeza seus bonecos ficarão perfeitos para virarem lindos fantoches! 

Lembre-se que além de criar os bonecos de pano, você também vai precisar uni-los à sua luva controladora de movimentos. Portanto, escolha uma boa opção de fio e costure-os ou amarre-os nos bonecos. 

Depois, já é possível utilizá-los para brincar com as crianças, montar peças teatrais e filmes de animação para vocês assistirem em família! 

Como Fazer Fantoches de Papelão?

boneco articulado de papelao parecido com um sapo

Foto: family.disney.com

Uma forma muito bacana de brincar com algo feito artesanalmente por você é fazendo fantoches de papelão! Este tipo de fantoches é ótimo, pois pode ser feito com materiais que você já tem em sua casa!

Reutilizar papelão de embalagens e caixas de suas compras no supermercado para criar fantoches é uma maneira muito legal de fazer reciclagem e evitar o descarte. Assim, você estará contribuindo com o meio ambiente e criando artesanato de forma sustentável!

Os fantoches de papelão são super fáceis de fazer e trazem inúmeras vantagens. Por exemplo, você pode desenhar e pintar os detalhes dos personagens direto no papelão até mesmo utilizando canetinhas e lápis de cor.

Além disso, se você quiser criar fantoches sem movimentos mais complexos, pode apenas fixar um palito de bambu na parte de trás dos bonecos. Com esta técnica você consegue criar alguns movimentos pelo espaço, mas as articulações ficam mais limitadas. 

De qualquer maneira, os fantoches de papelão são opções muito divertidas e as família inteira vai adorar! 

Como Fazer Fantoches de Feltro?

fantoches para dedos feitos de feltro

Outro material que pode ser utilizado na criação de seus fantoches é o feltro! Este tipo de material conhecido como TNT, ou seja, Tecido Não Tecido, é bastante versátil e possibilita diversos tipos de criações! 

O feltro pode ser encontrado em muitas cores diferentes e você pode fazer o seu boneco todo utilizando feltro. Para isso, você pode contar com outros materiais essenciais como a cola, tesoura e caneta marcadora permanente. 

Assim como os outros tipos de fantoches, para você brincar em casa com a sua família, eles não necessariamente precisam ser movimentados através de luvas e fios. Portanto, se você considerar mais prático, pode colocar os bonecos na própria mão ou fixar palitos na parte de trás deles. 

Se você quiser criar bonecos mais bem elaborados, pode utilizar olhos móveis e botões para criar detalhes mais perfeitos. 

Por fim, não deixe de criar uma estrutura que funcionará como um espaço de teatro para seus fantoches e divirta-se!

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe Um Comentario