Arte com Papel

Como Fazer Chalkboard (Passo a Passo e com Dicas)

Como fazer chalkboard ou quadro negro

Assim como eu, muito provavelmente você passou sua vida escolar inteira na frente de um chalkboard. No entanto, se chalkboard não faz muito sentido para você, será que quadro negro fica melhor?

Pois saibam que esse objeto que já foi o terror de muitos professores em sala de aula, praticamente renasceu das cinzas. O fato é que o chalkboard vem sendo usado em decorações de ambientes, de sala festas, convites e muito mais.

Hoje aqui no Arte com Papel eu vou te mostrar como fazer chalkboard e ideias de como aplicar essa técnica no seu dia a dia.

Preparado(a), então vamos lá!

O que é e para que serve o chalkboard?

Conforme eu já disse antes, chalkboard nada mais é do que aquele famoso quadro negro de giz tão comum antigamente. No entanto, ele extrapolou os limites da sala de aula e hoje em dia passou a ser uma peça de decoração de ambientes muito criativa e interessante.

Além disso, ele pode ser permanente, caso usemos tinta, ou temporário, se usarmos o giz. E o chalkboard pode ter várias utilidades, como por exemplo, servir como quadro de avisos, espaço de recreação para crianças, lugar para colocar frases de motivação, entre tantos outros.

Como fazer chalkboard:

Bom, agora que você já sabe o que é um chalkboard e para que ele serve, vou te ensinar como fazer o quadro negro aí na sua casa.

Chalkboard físico:

Antes de mais nada, para fazer um chalkboard físico, você precisa definir o local onde vai colocá-lo e o tamanho. Pense também se você vai deixá-lo fixo em algum lugar, ou se quer que ele possa ser levado para outros ambientes.

Mais à frente nas sugestões de decoração com chalkboard você vai ver que muita gente escolhe uma parede para fazer o quadro negro em casa. Contudo, se seu objetivo é usar essa técnica em decorações de festa, o ideal é utilizar painéis de MDF, pois eles poderão ter transportados.

O básico para montar um chalkboard é:

  • Tinta preta ou verde escura
  • Giz branco e colorido ou tinta (caso queira um permanente)

Dica: Na hora de escolher a tinta, dê preferência pela látex fosca acrílica e também escolha aquelas que são laváveis, assim você pode estar sempre trocando o que está escrito no chalkboard.

Passo a passo:

  1. Em primeiro lugar, é importante que a superfície onde você fará o chalkboard esteja bem lisa, seja o painel de MDF, seja a parede. Sendo assim, lixe bem para tirar as imperfeições.
  2. Em seguida, aplique, pelo menos, duas mãos de tinta na cor que você escolheu (espero secar bem para passar a mão de tinta seguinte). O importante é que ela seja fosca e escura.
  3. Por fim, depois que estiver tudo seco, é só fazer a decoração com giz ou tinta. Invista nas letras bonitas e em desenhos bem coloridos para dar o contraste.

Dica: Para ter dicas de caligrafias bem bonitas, pesquise no Google por fontes de lettering. Caso você não saiba o que é isso, clique aqui e leia mais sobre o assunto.

Chalkboard digital:

Foto Elo7 por Amiart

Além do chalkboard físico, você também pode se aventurar pelo mundo digital e fazer a versão impressa dessa técnica.

Esse tipo de chalkboard é muito usado em convites de festas, ou mesmo na decoração das festas. Enfim são infinitas opções para se fazer.

Um programa bem legal para fazer esse tipo de trabalho é o PicsArt. Ele é gratuito e está disponível tanto na versão desktop, como também para celular Android ou IOS.

Clique em começar a editar e em seguida editar texto. Após esse passo você deverá escolher a imagem de fundo. Para encontrar um fundo de quadro negro, digite chalkboard na pesquisa e escolha a imagem que você prefere.

Depois é só escolher a fonte que você deseja trabalhar e começar a editar! Lembrando que você pode acrescentar outras imagens, bem como trocar a cor da fonte. Por fim é só salvar e imprimir no tamanho que precisar.

Sugestões de decoração com chalkboard:

Viu como é fácil criar um trabalho utilizando a técnica do chalkboard. Seja o físico, seja o digital, você não precisa de muito materiais para trabalhar e o mais importante é a sua imaginação.

Agora eu vou te mostrar algumas sugestões bem legais onde essa técnica foi aplicada. Dessa forma você vai ter várias inspirações para reproduzir na sua casa. Olha só:

01 – Calendário super diferente:

Sem dúvida eu ADOREI essa ideia do calendário usando a técnica do chalkboard. É uma forma ótima de se economizar papel e assim ajudar o meio ambiente!

Seja no escritório, ou no cantinho de estudos da casa, escolha uma parede próxima à mesa de estudos, ou trabalho e aplique a técnica. Aqui ainda foi utilizado outros tons de cinza para fazer os quadrados dos dias. Na parte de cima coloque os dias da semana em tinta, já os números eu acho mais interessante escrever em giz, já que todo mês a numeração de acordo com o dia da semana pode mudar.

O mais interessante dessa sugestão é que quando termina o mês é só passar uma esponja molhada na parede e tirar tudo o que estava escrito. Em seguida é só começar um novo mês.

02 – Mural de lembretes:

Nessa segunda sugestão a ideia é fazer um mural de lembretes, como por exemplo para as coisas que precisam ser compradas no supermercado. Certamente é uma ótima ferramenta para ajudar a lembrar algum compromisso importante ao longo do dia ou da semana.

Lembrando que você não precisa pintar a parede inteira para fazer o seu chalkboard. Caso queira pinte apenas uma parte da parede escolhida.

03 – Para deixar na porta de entrada:

Bem interessante essa sugestão de porta-chaves com o chalkboard. Colocando na entrada da sua casa é possível deixar uma mensagem de boas vindas a quem chega. Aproveite e deixe um pequeno apagador e um giz e convide a quem for na sua casa a deixar uma mensagem também quando forem embora.

04 – Para o quarto das crianças:

Definitivamente pais e mães sentem um frio na espinha quando percebem que o filho rabiscou alguma parede da casa, não é mesmo?

Pois aqui a ideia é deixar que eles soltem a imaginação, podendo rabiscar o quanto querem na parede onde o chalkboard foi aplicado. Tenho certeza de que eles vão adorar e vocês mais ainda por manter as outras paredes da casa livre de novas obras de arte.

05 – Para lojas:

Se você possui um comércio, o chalkboard é uma técnica bem legal e que chama bastante atenção dos seus clientes.

Nessa sugestão, por exemplo, o cavalete pode ser colocado na calçada bem na frente da loja convidando as pessoas a entrar. Outra sugestão bem criativa para quem possui bares ou cafeterias é colocar o cardápio em uma parede para que todos possam vem.

Mais sugestões de decoração com chalkboard:

Se você pensou que tinha acabado está enganado! Ainda tenho mais algumas sugestões para você, então dê uma olhada:


Foto por LizMarieBlog
fonte momof6

No artigo de hoje você aprendeu um pouco mais sobre o chalkboard, uma técnica que resgata aqueles velhos quadros de giz das salas de aula de antigamente, aplicando um uso completamente novo e moderno.

Agora é só colocar em prática o que você aprendeu hoje. Deixe seu comentário também aqui embaixo caso queira. Seu feedback é muito importante para nós.

Até a próxima!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Arte com papel

Arte com papel

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Leave a Comment

Artigos Recentes
Receba Novidades Por Email
Seu e-mail estará protegido
Redes Sociais

Curso Grátis
Album Artesanal

Inscreva-se gratuitamente e faça parte dessa turma! Aulas em vídeo