Arte com Papel

folha carimbada

Carimbo: Aprenda Diferentes Formas De Se Fazer

Compartilhe

Costumamos a ver muito os carimbos no meio corporativo, com médicos e advogados, não é mesmo? Eles são ferramentas práticas para colocar algumas informações sem precisar ficar escrevendo as mesmas coisas todas as vezes.

Quando você era pequeno eu tenho quase certeza de que você fez aqueles carimbos em batata na aula de artes e adorou. Pois hoje eu trouxe para você novas técnicas para se fazer seu próprio carimbo para quando você não tiver muito dinheiro para adquirir um.

É claro que eles possuem uma qualidade um pouco inferior aos que são feitos em lojas especializadas, porém vão cumprir a função e sem gastar muito. Além disso, vamos aprender como utilizá-los em nosso artesanato.

Se você quer logo descobrir como criar diferentes tipos de carimbos, continua lendo que já vou te explicar.

Utilizando o EVA:

Sem dúvidas o EVA é o grande queridinhos de muito artesãos, professores e decoradores. Inclusive já conversamos várias vezes sobre ele aqui no blog. Sua maleabilidade nos permite fazer desenhos, os mais variados possível.

Aqui no Arte com Papel já ensinamos a criar diferentes tipos de artesanato em EVA e com certeza eles fazem sucesso.

E é claro que eu não poderia deixar de ensinar uma forma de fazer carimbo com EVA, pois eles são super fáceis de usar, saem mais barato do que mandar fazer um carimbo, temos a possibilidade de fazer desenhos maiores e são ótimos para crianças trabalharem por causa da sua leveza.

Preparada para aprender a fazer seu carimbo em EVA? Então vamos lá!

Agora se liga nos materiais que vamos precisar para confeccionar um carimbo como esse da figura:

  • Folhas de EVA
  • Molde que você deseja fazer seu carimbo
  • Lápis
  • Tesoura ou estilete
  • Cola para EVA ou cola quente

Passo a passo:

  1. Primeiro use o molde para fazer as marcações no EVA e em seguida recorte com a tesoura ou estilete (se você achar que uma única folha de EVA fica muito fino, faça mais camadas).
  2. Segundo, faça uma base para apoiar o carimbo (dá inclusive para fazer uma espécie de alça para ficar mais fácil de segurar).
  3. Para finalizar, cole o desenho que você já recortou no EVA na sua base e está pronto seu carimbo!

O mais interessante é que esse carimbo é bem versátil e você pode usá-lo para fazer estampas em camisas com tinta para tecido, por exemplo. Se você for professor, pode fazer carimbos de carinhas felizes, triste ou mais ou menos para fazer algum tipo de atividade com a turma ou usar para marcar o comportamento dos alunos. Enfim, são diversas opções de uso para esse tipo de carimbo, basta usar sua criatividade.

Depois que terminar de usar seu carimbo, basta lavar em água corrente e deixar secar ao sol. Cuidado para não usar produtos químicos e nem guardar de qualquer jeito, pois ele pode se amassar e danificar a espuma.

Carimbo feito com madeira MDF:

Madeiras como o MDF são bem mais macias de se esculpir do que madeiras puras propriamente ditas. No entanto, para construir seu carimbo em uma base de madeira, você irá precisar de alguns instrumentos diferentes como estilete, goiva e lixa. Sem eles fica difícil fazer o entalhe na madeira.

Dá uma olhada em como fazer um carimbo em MDF:

  1. Primeiro imprima o molde da imagem que você deseja (o ideal é que sejam imagens mais simples e sem muitos detalhes para não comprometer na hora de esculpir).
  2. Segundo, posicione a imagem sobre o pedaço de MDF e faça o traçado do desenho.
  3. Terceiro, utilize as ferramentas para cortar a madeira segundo o desenho que você fez.
  4. Na hora de finalizar é só passar a lixa na sua peça e ela estará pronta para ser usada.

Bem fácil não é mesmo? Não esqueça de limpar seu carimbo ao final do uso para que ele dure mais tempo ok?

Usando borracha:

Foto: thesprucecrafts

O mesmo princípio que usamos para fazer um carimbo de madeira vamos usar aqui agora com a borracha, mas sem precisar de muitas ferramentas. Com apenas uma faquinha afiada (pode ser dessas de cortar legumes sem serra) você vai fazendo o desenho que deseja.

Esse tipo de carimbo também é interessante trabalhar com as crianças, só não esqueça de estar junto por causa da utilização da faca.

Não se esqueça de lavar a borracha ao final do uso para poder conservar seu carimbo por mais tempo.

Carimbo rendado:

Esse modelo agora é muito legal e um dos que eu mais gostei! Ele vai funcionar quase como um rolo de tinta e vai te permitir carimbar superfícies de forma rápida e dando a ideia de uma estampa de renda.

Olha que legal o resultado desse trabalho:

Se você gostou, então anote os materiais necessários:

  • 1 rolo de massa de madeira
  • 1 toalhinha ou centro mesa antigo que você tenha aí na sua casa
  • Cola para tecido
  • Tinta
  • Pincel
  • Uma espécie de bandeja rasa para colocar um pouco de tinta
  • Tesoura

Passo a passo:

  • Primeiro, passe cola em toda a extensão do rolo.
  • Segundo, cole o centro de mesa em volta do rolo e, se necessário, corte o excesso com a tesoura.
  • Terceiro, passe mais uma mão de cola em cima do cento de mesa para ele ficar mais duro e espere a completa secagem dele.

Depois que o rolo de massa com o centro de mesa secar completamente você já conseguirá o efeito da foto. Na bandeja rasa coloque um pouquinho de tinta à sua escolha e espalhe com o pincel (se você colocar muito não conseguirá mostrar a renda na hora de carimbar).

Em seguida molhe o seu carimbo na tinta e passe na superfície que você deseja. O legal desse carimbo é que você vai empurrando o rolo pelas laterais e consegue um efeito contínuo. Só é preciso ter cuidado quando for molhar de novo na tinta e voltar para a superfície para não ficar muito discrepante.

Foto: Helanaandali

O legal é que você pode usar qualquer cor que queira com esse tipo de carimbo. Só não esqueça de lavar após o uso. Também te recomendo a fazer mais de um, separando os de cores escuras com os de cores mais claras.

Dando um novo uso para as rolhas das garrafas de vinho:

Se na sua casa existe o costume de se tomar vinho, ou se você conhece alguém que tenha esse costuma, esse tipo de carimbo vai ser bem legal para reaproveitar as rolhas que iriam acabar parando no lixo. Para quem adora reciclagem, esse tipo de carimbo é bem legal de se fazer.

Não sei se você sabe, mas as rolhas da garrafas de vinho, geralmente, são feitas com um material bem macio e fácil de esculpir, que é a cortiça.

Com isso já deu para entender como fazemos o carimbo de cortiça não é mesmo? Você vai pegar as rolhas e esculpir o desenho na ponta da rolha. Bem simples e rápido de fazer.

Carimbo de batata:

E por último, mas não menos importante, aquele carimbo que a gente aprendeu lá atrás quando estávamos na escola e que se você ainda não ensinou aos seus filhos vai ensinar é hoje! O clássico carimbo de batata.

Até hoje é comum professores e professoras do ensino infantil trabalharem com esse material. Então você pode integrar com seus filhos aí mesmo em casa e quem sabe depois não usar os carimbinhos deles para decorar uma roupa velha, por exemplo.

E como segurança é fundamental, na primeira parte, ao invés de usar tesouras, utilize cortadores de biscoito ou massa em formatos variados para que os pequenos não corram riscos.

Foto: thesprucecrafts

Olha só como faremos:

  1. Primeiro corte a bata ao meio (lembre-se que as batatas não devem ser muito pequenas).
  2. Em seguida crave o cortador bem no centro, mas não retire.
  3. Por fim, com uma faquinha sem dente e afiada, corte cerca de 0,5cm da batata para só depois retirar o cortador.

Para carimbar, basta colocar um pouco de tinta em uma bandejinha e saia carimbando por aí. A única desvantagem desse carimbo é que ele vai estragar dentro de alguns dias e aí teremos que fazer outros se assim quisermos.

Lembrando que esses carimbos ensinado aqui não possuem a mesma qualidade de um carimbo que você possa mandar fazer em uma loja especializada, mas ainda sim o resultado é muito bom se levarmos em consideração que os custos são bem baixos.

Uma sugestão bem legal é usar esse modelos de carimbo e você mesmo criar uma espécie de identidade visual para o seu artesanato. Por exemplo, se você entrega seu artesanato em embalagens de papel pardo, pode colocar um carimbo com a sua marca, acaba sendo uma espécie de marketing.

E chegamos ao final de mais um artigo aqui no Arte com Papel e hoje você aprender diferentes formas de se fazer um carimbo. Deu para perceber que é fácil e que não precisamos de muito materiais. Espero que você tenha gostado dessas diversas sugestões e tenha aprendido bastante.

Até a Próxima com muito mais novidade e aprendizado!

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

2 comentários em “Carimbo: Aprenda Diferentes Formas De Se Fazer”

Deixe um comentário