Arte com Papel

Como fazer cama montessoriana

Compartilhe

Quando pensamos na decoração do quarto dos pequenos buscamos sempre soluções criativas e que possam estimular seu desenvolvimento, não é mesmo?

Nesse sentido, as camas montessoriana são um elemento que vem ganhando cada vez mais presença nos quartos de bebês e crianças. Isso não só porque elas são muito charmosas, mas também porque por trás delas está o chamado Método Montessori, que você vai conhecer mais sobre ele já já.

No post de hoje você vai ver várias ideias de como fazer cama montessoriana e como elas podem ajudar no desenvolvimento do seu filho ou filha.

Conheça mais sobre o Método Montessori:

Desenvolvido pela médica e pedagoga Maria Montessori, esse método se fundamenta no princípio de que para se desenvolver a criança necessita de independência e liberdade. Além disso, segundo ela as crianças podem aprender sozinhas.

Dessa forma, a criança, além de precisar ter a oportunidade de observar outras pessoas fazendo uma determinada atividade, ela também precisa ter a chance experimentar e tentar aquelas atividades sem interrupções, bem como superar suas próprias barreiras.

No Método Montessori (aprenda mais sobre ele aqui), tudo vai estar ao alcance das crianças, isso implica inclusive em camas e móveis mais baixos, para que ela tenha acesso ao que quer e na hora que quer, estimulando sua independência.

Se você não conhece a fundo o Método Montessori, sugiro pesquisar um pouco mais sobre ele, pois muitos pais fizeram essas modificações no quartos dos filhos e relatam resultados bem positivos.

Bom, agora que você já sabe um pouco mais da lógica por trás do Método Montessori, vamos então ver como fazer cama montessoriana.

Como fazer cama montessoriana para quartos de menina:

Definitivamente as camas montessorianas mais famosas são aquelas em formato de casinha. No entanto, o mais importante aqui é que não só a cama, quanto os demais móveis do quarto.

É interessante que eles possuam uma altura mais adequada à da criança com isso, a criança fica mais livre para explorar todo o ambiente, independentemente da idade.

Como você pode ver por essa foto, a cama montessoriana possui uma estrutura simples e é importante que você opte por madeiras com boa qualidade.

Nessa sugestão também integramos outros elementos de decoração que deixam o quarto da menina mais charmoso, como a cortina que cobre a cama, as estrelas e o bichinho preso à estrutura da cama.

E não necessariamente a cama montessoriana precisa ser em formato de casinha, conforme é possível ver nessa foto acima.

Aqui optou-se por fazer apenas a base da cama e você pode ver que mesmo crianças menores podem dormir em camas montessorianas, basta colocar uma barreira como esta da foto para que se ela vire não caia no chão.

Aliás, falando em crianças menores, uma coisa que é importante observar ao se fazer uma cama montessoriana é o que seria o estrado da cama. O ideal é que se opte por um estrado de peça única, pois ele é mais resistente, já que que a criança sobe e desce por conta própria.

Gostou dessas duas sugestões de cama montessoriana para quarto de menina? Então espere para ver essas outras sugestões que tenho para você:

Foto letgo
Foto mansb
Foto architectureartdesigns

Sugestões de cama montessoriana para quartos de menino:

O interessante da cama montessoriana é que ela acaba sendo até mais segura para os bebês e crianças, pois evita acidentes mais graves caso a criança caia subindo ou descendo da cama, ou mesmo quando estiver dormindo.

Essa primeira sugestão de como fazer cama montessoriana para quartos de menino é bem legal, pois foi pensada para irmãos.

Aqui no caso não temos nenhum pano que possa cobrir a estrutura. Mas com toda certeza se você comprar alguns metros de tecido e colocar por cima da cama eles vão adorar, pois eles vão ter tudo pronto para brincar de cabana sem precisar sair do quarto.

Foto architectureartdesign

Se os meninos já gostam das camas que tem a estrutura de casa, então esta que é uma cabana perfeita eles vão AMAR!

Nessa sugestão de cama montessoriana utilizamos a estrutura em formato de cabana para dar aquele ar de acampamento e prendemos o tecido de modo que ficasse uma cabana (inclusive com as janelinhas na lateral).

O mais legal desse estilo Montessori é que ele acaba estimulando também a criatividade dos pequenos, pois eles podem imaginar um monte de cenários diferentes quando estão brincando no quarto.

Agora, uma coisa que é importante ressaltar é que o quarto Montessori deve possuir uma decoração minimalista, sem muitas coisas dentro dele. Dessa forma você consegue direcionar a atenção da criança para coisas realmente importantes que você deixe lá.

Bem interessante essa lógica do Método Montessori, não é mesmo? Dá uma olhada agora nessas outras sugestões que eu tenho de como fazer cama Montessoriana para quartos de menino:

Foto architectureartdesigns
Foto Alixpress
Foto kidshaven
Foto medium

E aí, gostou de ver como fazer cama montessoriana e de saber mais sobre o Método Montessori?

Certamente queremos o melhor para nossos filhos e esse método estimula não só a independência, mas também a autossuficiência dos pequenos de forma simples.

E que tal começar a estimular os pequenos trocando a cama do quarto. Embora para gente seja mais difícil na hora de trocar os lençóis, tenho certeza de que os pequenos só têm coisas boas a ganhar com essa pequena mudança.

Então agora é hora de mostrar essas ideias para as crianças e ver qual dessas camas montessorianas eles gostariam de ter no quarto e colocar a mão na massa.

Até a próxima!

Deixe um comentário