Arte com Papel

Descubra como fazer arranhador para gatos com materiais simples

Compartilhe

Sem dúvidas gatos são uma graça e eu particularmente sou fã desses bichinhos de estimação. Mas se tem uma coisa que a maioria dos donos de gatos, ou as pessoas que estão pensando em adotar um temem é que ele arranhe os sofás, camas ou outras superfícies de pano, não é mesmo?

Pois hoje trouxe para você a solução desses problema! Vou te ensinar como fazer arranhador para gatos utilizando materiais bem simples e fáceis de se encontrar por aí.

Você vai ver que é bem fácil e no final todo mundo vai sair ganhando: seu gatinho terá um lugar para afiar as unhas e seus móveis ficarão intactos

Então vamos começar, pois eu separei para você dicas bem legais de como fazer arranhador para gatos!

O que você precisa saber antes de fazer um arranhador:

Às vezes vamos ao pet shop para comprar um arranhador para o nosso bichano e quando chegamos lá descobrimos que eles custam uma pequena fortuna. Aí, para economizar compramos um menorzinho para “quebrar galho”.

O problema é que quando chegamos em casa o gato simplesmente nem liga para o arranhador e a gente fica bem chateado de ter gastado dinheiro naquilo.

No entanto, o que muita gente não sabe é que os arranhadores precisam ser proporcionais ao tamanho do gato. Isso porque além dele estar afiando as unhas e marcando o território, eles também estão meio que se espreguiçando.

Dessa forma, na hora de fazer o seu arranhador para gatos, certifique-se de que ele seja alto o suficiente ou comprido o suficiente para o seu bichinho, porque senão não vai adiantar nada.

Como fazer arranhador para gatos de papelão:

O papelão é um material bem fácil de se encontrar e barato. Inclusive se tiverem caixas de papelão vazias sobrando na sua casa dá para usá-las sem problema. Se você reparar essa foto vai conseguir entender bem o que falei anteriormente sobre o arranhador ter a altura certa para o gato, pois aqui ele é alto o suficiente para o gatinho se esticar e arranhar.

Nesse arranhador utilizamos uma base de madeira e um cabo de vassoura, que prendemos na base usando pregos. Em seguida, foram recortados diversos quadrados de papelão e eles foram encaixados no cabo de vassoura. Se quiser que fique mais firme, passe cola quente no centro entre os quadrados de papelão.

Fácil, não é mesmo? E eu tenho certeza de que seu bichinho vai adorar!

Foto homedit

Olha que legal mais essa sugestão de como fazer arranhador para gatos de papelão. Aqui só utilizamos tiras de papelão enroladas como se fosse um caracol.

Basta recortar tiras de 10 a 12cm de largura e ir enrolando e colando com cola quente. Quando ele atingir um tamanho bom é só finalizar com uma decoraçãozinha como essa da foto.

Dica: Esses arranhadores de papelão devem ser trocados de vez em quando, pois eles vão se desfazendo conforme seu gatinho for afiando as unhas. Ainda bem que o papelão é um material barato.

Mais ideias de como fazer arranhador para gatos de papelão:

Utilizando o barbante de sisal para fazer o arranhador:

Igualmente amado pelos gatos, o sisal é outro material de baixo custo que inclusive os fabricantes de arranhadores já usam para fazer seus produtos. E você pode inclusive fazer arranhadores que se integrem à sua decoração.

Foto Shelterness

Nessa sugestão de como fazer arranhador para gatos com barbante de sisal utilizamos duas tábuas de madeiras pintadas e enrolamos o barbante, colando-o com a ajuda da cola quente.

O ideal é que deixe ele meio inclinado como na foto para que o gatinho fique em uma posição confortável. Lembre-se de deixá-lo próximo aos móveis que tem potencial de serem arranhados como o sofá e as poltronas, por exemplo.

Dica: Procure em pet shop um produto chamado erva de gato e aplique um pouco no sisal antes de dar o arranhador para seu gato. Eles adoram essa erva e vão preferir o arranhador aos seus móveis.

Foto Shelterness

Já nessa outra ideia utilizamos um cano de PVC para enrolar o barbante de sisal. Como o cano de PVC é mais leve, corre o risco de que quando seu gato for se debruçar sobre o arranhador ele vire.

A dica então é colocar argamassa dentro, pois além de ajudar a prender na base de madeira, vai deixar o arranhador mais pesado e mais difícil de virar.

Mais dicas de como fazer arranhador para gatos utilizando barbante de sisal:

Foto Shelterness
Foto Shelterness

Hora do passo a passo: Como fazer arranhador para gatos caseiro com um tapete velho

Foto Popsci

Sabe aquele tapete velho que você não usa mais? Pois ele vai se transformar em um arranhador para gatos caseiro e bem simples de se fazer.

Vamos precisar dos seguintes materiais:

  • 1 base circular de madeira
  • 1 pedaço de madeira comprido o suficiente para o seu gato
  • Tapete velho
  • Cola quente
  • Pregos
  • Tesoura

Passo a passo:

  1. Em primeiro lugar, pregue o pedaço de madeira na base circular utilizando os pregos.
  2. Em seguida, meça a quantidade de tapete necessária para cobrir o pedaço de madeira e recorte.
  3. Por fim, basta colar o pedaço de tapete que você recortou no pedaço de madeira e seu arranhador estará pronto (Se quiser pode usar uns preguinhos pequenos para deixar o tapete mais seguro).

Simples, não é mesmo? E se sobrar tapete, deixe guardado para quando o arranhador já tiver bem gasto você pode trocar.

Bom, no artigo de hoje você aprendeu como fazer arranhador para gatos utilizando materiais simples, como barbante, sisal, cano de PVC e papelão. O legal é que esses arranhadores caseiros saem muito mais em conta do que os comprados nos pet shops e podem ser feitos do jeito que você preferir.

Agora é hora de começar a montar o arranhador do seu bichinho de estimação, pois ele ficará muito feliz e você ainda mais sabendo que os móveis estarão sãos e salvos.

Até a próxima!

Deixe um comentário