Arte com Papel

Almofada artesanal como fazer

Como Fazer Almofadas – Renove a Decoração da Sua Casa

 

Todo mundo gosta de renovar a decoração de casa de vez em quando não é mesmo?

Você está decidida em dar aquela repaginada em alguns cômodos da sua casa e dentre as coisas que pensa em trocar estão as almofadas. Daí você vai correndo para o shopping olhar as lojas de departamento e decoração e descobre que as almofadas estão mais caras do que imaginava.

Calma pessoal, não precisa desistir da ideia de trocar os itens de decoração da sua casa e sabe por quê?

Porque hoje eu vou te ensinar como fazer almofadas lindas para usar na sua casa, sem precisar gastar muito. Assim, o dinheiro que você ia gastar comprando as almofadas no shopping vão poder ser direcionados para outros lugares.

O melhor de tudo é que você terá peças exclusivas e eu tenho certeza de que elas vão agradar tanto que vai na sua casa que logo você terá encomendas para fazer.

Quer aprender a fazer suas próprias almofadas? Então vamos lá!

Materiais Básicos para Fazer

A base da sua almofada vai ser sempre a mesma, então vou te mostrar logo quais os materiais a serem utilizados e depois nós vamos aprendendo variações de uso ok?

Basicamente você vai precisar de:

DICA: Caso você não tenha uma máquina de costura, pode usar a agulha sem problemas, é só porque a máquina deixa a costura mais forme e mais bem acabada, sem contar que seu trabalho ficará pronto mais rápido.

Para sua Sala de Estar e Quarto dos Adultos

Quer renovar as almofadas do seu sofá ou na sua cama? É mais simples do que você imaginava!

Presta atenção no passo a passo que eu vou te mostrar:

  1. Utilizando os materiais que listei acima, recorte dois quadrados no tamanho que você quiser no tecido de sua escolha.
  2. Faça a bainha nos dois quadrados para que seu tecido não corra o risco de desfiar.
  3. Posicione um quadrado sobre o outro e costure, unindo os dois.
  4. Deixe um buraco e coloque o enchimento de almofada.
  5. Quando atingir o tamanho que você queria é só terminar de costurar a almofada e pronto.

Agora é só fazer quantas mais almofadas você quiser e não esqueça de combinar diferentes tons e texturas de tecidos para dar um charme a mais no ambiente.

Fonte: Goodhousekeeping

 

Fonte: Etsy

O legal é que você não precisa se prender a um modelo basiquinho. Você pode customizar suas almofadas usando patchwork, bordado, fuxico, enfim, são infinitas opções para deixar seu trabalho único.

Para o Quarto das Crianças

Se você já tinha deixado a imaginação rolar com as almofadas que ensinei anteriormente, agora mesmo é que você vai se soltar.

As crianças, principalmente quando menores, gostam de objetos divertidos em seus quartos. Você pode fazer almofadas bem diferentes usando moldes de lua, estrela, nuvem e bichinhos.

O procedimento de costura é o mesmo da almofada quadrada, só se lembre que para esses tipos de almofadas os moldes não devem ser muito complexos para não ficar muito difícil de costurar.

Se você optar por fazer almofadas de bichinhos, acrescente olhos e bocas para ficar ainda mais bonito.

Olha essas ideias aqui embaixo que separei para você se inspirar:

Fonte: Etsy

Fonte: Etsy

Futon para Área Externa

Para quem tem uma área externa em casa e possui um sofá de madeira, as almofadas de futon são ótimas para deixar seu ambiente mais confortável.

Para sua almofada de futon ficar bem confortável é recomendável que ela tenha pelo menos 5cm de altura.

Diferentemente da almofada normal que só usamos dois pedaços de tecido e costuramos, aqui você vai precisar fazer tiras retangulares para as laterais e costurar tudo.

O resultado fica lindo e trás um charme para o seu jardim, dá uma olhada:

Fonte: Elo7

Feitas com Nó em Malha

Esse tipo de almofada é super moderno e vai em qualquer tipo de ambiente.

Para fazer sua almofada de nó você vai precisar de duas “minhocas” gigantes com cerca de 4m de extensão (esse tamanho é suficiente para darmos o nó).

  1. Costure a sua tira com cerca de 18cm de largura e preencha com o enchimento (vale usar um cabo de vassoura para que o enchimento chegue até o final).
  2. Em seguida faça o nó como na figura abaixo.

Fonte: sugarandcloth

 

Fonte: sugarandcloth

Não importa o ambiente da casa, eu tenho certeza de que sua almofada de nó vai ficar um arraso. 

Capa para Almofada

Agora se você já tem uma almofada e ela só está precisando de uma repaginada, você pode fazer capas lindas usando tecido ou crochê.

As capas tendem a ser mais práticas, pois podemos costurar um zíper nela e tirar para lavar sempre que percebemos que ela está suja. Depois de lavada é como se fosse uma nova almofada.

Outra vantagem das capas é que sempre que você tiver vontade pode trocar, assim seus ambientes vão estar sempre renovados.

Fonte: rescuedpawdesigns

Bom pessoal, por hoje é só e eu espero que sua cabeça esteja cheia de ideias agora para renovar a decoração da sua casa.

Sem gastar muito você vai conseguir fazer almofadas lindas para trazer um novo ar para sua casa, basta usar sua criatividade.

E não se esqueça que além de fazer para sua casa, você ainda pode começar a confeccionar suas almofadas para fora e aumentar a renda da sua família.

 

Foto capa: flickr.com/photos/glauciagoes/8618342652

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

1 comentário sobre “Como Fazer Almofadas – Renove a Decoração da Sua Casa

Deixe um comentário