Arte com Papel

Como Criar um Painel de Inspiração Para Fazer Artesanatos Criativos

Como Criar um Painel de Inspiração Para Fazer Artesanatos Criativos
4 (80%) 5 votes

Você já ouviu falar sobre painel de inspiração? Também conhecido como mood board ou painel semântico, é uma ferramenta utilizada por diversas área que trabalham com produção e criatividade. Então, também pode ser muito bem utilizada por todas as pessoas que fazem e trabalham com artesanato.

É possível criar diversos painéis de criação de acordo com cada trabalho que você desenvolverá. E você também pode ter um painel de inspiração mais fixo que funcionará sempre para situar você sobre tudo que auxilia na parte criativa de seu trabalho.

O painel de inspiração deve conter informações que você utilizará toda vez que estiver precisando criar algo novo, mas que continue se comunicando com suas preferências artísticas. Geralmente eles são compostos por um imagens, frases e textos inspiradores.

É importante que ele esteja por perto no momento em que você está produzindo. O ideal é deixá-lo em evidência no seu ateliê, escritório ou na parte da casa em que você costuma fazer suas peças.

Você também tem a opção de fazer um painel de inspiração digital, caso prefira ter tudo organizado digitalmente. E também pode optar por ter os dois modelos, físico e digital.

painel de elementos para ajudar na criacao de novas artes

Além de ser um painel que contribui bastante para manter a sua inspiração, fazer um mood board físico é ótimo, pois ele ajuda a decorar seu ambiente com tudo de mais relevante para a criação de seus artesanatos.

Sendo assim, vamos aprender a fazer lindos painéis de inspiração super criativos? Vem com a gente que você aprenderá!

Como Escolher o que Colocar no Mood Board?

Para montar seu mood board, ou painel de inspiração, você deve pensar quais são suas principais referências, o que te inspira para criar suas peças? Uma vez que você definir todas as referências fica mais fácil para começar a produção do painel.

Você pode colocar fotografias de peças que você ama, até mesmo aquelas produzidas por você. Pode também fazer uma seleção de imagens com trabalhos de outros artesãos e artistas que você admira.

Outra opção que ajuda bastante é pensar quais são as cores que você gosta de usar e combinar em suas peças artesanais. Você pode pintar e fazer seus estudos de cor no próprio painel de inspiração, assim terá um histórico de suas combinações para te inspirar.

Apesar do trabalho de artesanato ser mais visual, você também pode colocar frases, trechos de livros ou textos que inspiram você. Vale até colocar trechos de suas músicas preferidas, trabalhando com as letras você aproveita para treinar a caligrafia artística e brinca com a tipografia.

Materiais para Criar seu Painel

A opção mais comum de painel é aquele de cortiça que funciona muito bem para você colocar suas referências. Mas você também pode optar por alternativas mais criativas.

painel de cortica para fazer mood board

Um material que é bastante é o quadro magnético. Nele você pode colocar as imagens e tudo o que desejar utilizando imãs para prendê-los. Para personalizar seu quadro magnético ainda mais você pode pintá-lo com tinta acrílica utilizando as cores de sua preferência.

Outra opção de painel de inspiração bastante criativo é colocar um varal com o material de sua preferência e prender os papéis e imagens com pregadores. Funciona perfeitamente!

Também existe a opção de colocar uma grade de arame fino em seu ambiente de trabalho e adicionar as suas referências prendendo as imagens e papéis com pregadores ou clipes.

Há outras opções como colocar suas referências em blocos de papel ou telas que ficam em cavaletes. Enfim, existem muitas possibilidades para você criar seu painel de inspiração.

Criando seus Painéis Digitais

Existe também a opção de fazer seus painéis digitalmente. Você pode fazê-los em um processo de curadoria offline ou online.

O processo offline consiste em criar pastas em seu computador com suas imagens e referências inspiradoras. Este processo é bom porque em qualquer momento você pode carregá-lo com você utilizando pendrives, por exemplo. E tem a vantagem das imagens já estarem baixadas em seu computador, portanto, para acessá-lo você não precisará de internet.

Já o painel digital online você pode criar tanto pelo Google Drive, armazenando suas imagens em pastas, como em redes sociais como o Pinterest. Outra opção bastante bacana é criar uma pasta no Canva que é uma ferramenta para desenvolvimento de design gráfico, mas pode ser utilizada para armazenar referências.

Atualização: O Canva possui uma ferramenta para criação de painel de inspiração, Veja aqui

Enfim, são muitas ideias e todas são muito vantajosas para quem precisa trabalhar com aspectos artísticos e criativos.

Vantagens em Criar um Mood Board

O painel de inspiração pode te ajudar bastante na criação de novas peças e também te ajuda a treinar sua percepção e lado artístico. Nele você contará com referências valiosas para você e seu trabalho.

As suas referências podem auxiliar bastante no processo de desenvolvimento criativo. Sem inspiração fica muito difícil criar qualquer arte. Dessa forma, o mood board ajudará você a sentir-se sempre inspirado.

Ao estar em contato com suas referências você consegue compreender melhor a identidade do seu trabalho artesanal. E consegue desenvolver cada vez mais produtos seguindo sua lógica de produção e criação.

Como Você Busca Inspiração Pra Sua Arte? Comenta Aqui Embaixo:

Fonte imagem:

http://www.anagoesgreen.co.uk/

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe Um Comentario