Arte com Papel

Aprendendo como colar tecido na parede

tecido rosa estampado

Já se perguntou como colar tecido na parede? Às vezes nos pegamos em casa olhando para nossas paredes lisas e de repente surge uma vontade enorme de dar uma repaginada no ambiente, não é mesmo?

Renovar o ambiente de vez em quando é bom e acaba renovando também as energias da casa. Mas aí você olha para sua conta bancária e vê que seu orçamento não é tão grande quanto pensava para uma reforma maior.

Só que hoje eu trago a solução para esse problema, uma forma de mudar os ambientes da sua casa sem gastar muito: TECIDO.

Isso mesmo que você leu! No artigo de hoje o Arte com Papel traz para você técnicas e sugestões de como decorar as paredes da sua casa usando tecido, alternativa essa que pode sair até mais em conta e ficar melhor do que o papel de parede convencional.

Sei que você ficou curiosa para saber mais sobre essa técnica, então vem comigo que eu já te mostro como fazer.

Dicas importantes antes de começar:

Antes de mais nada, é importante que você saiba que não é só sair colando o tecido na parede e pronto. É preciso que você deixe a parede onde ele será colado limpa, seca e sem nenhum tipo de imperfeições(se sua parede tem mofo, veja aqui como tirar). Recomendo inclusive que você passe uma lixa antes de iniciar seu trabalho.

Outra coisa que você precisa ter em mente, uma parede branca interfere menos na cor do tecido e não corre o risco de alterar as cores dele. Então se por acaso você pretende colar em uma parede que hoje é colorida, te aconselho a deixar ela branca primeiro.

Ah! Tecidos 100% sintéticos não são bons para aderir a parede. Opte por aqueles que tenha pelo menos 70% de algodão em sua composição. Assim aumenta as chances do seu trabalho dar certo.

Escolha tecidos mais finos, pois eles são mais leves. Com tecidos mais pesados você corre o risco de que eles acabem descolando com o tempo. Já os leves só vão sair quando você quiser mesmo.

Se você estiver pensando em tecidos com estampas muito complexas, como Jacquard , o ideal é que você já compre na medida da parede para evitar ficar fazendo encaixes, o que pode não ficar bom no final. Além disso, deixe sempre sobrando cerca de 10cm em cada lado para depois de colado retirar o excesso.

Existem inclusive lojas na internet onde podemos comprar tecido na medida para a parede e tem estampas muito legais viu. Vale a pena dar uma olhada. São tantas que o difícil será escolher uma.

Depois que estiver tudo dentro dos conformes aí sim vamos poder começar a colar.

Trazendo charme para a sala de estar em parede de alvenaria:

Possivelmente esse é o cômodo mais visitado da sua casa, afinal de contas é onde você recebe suas visitas. Tenho certeza de que se você usar o tecido para decorar suas paredes, todos vão elogiar e já querer saber como fez.

Para escolher o tecido ideal para sua sala pense nas cores dos móveis e nas cores que conversem com eles. O ideal é ter uma ideia de como as cores se arranjam no círculo das cores. Vou te mostrar como funciona:

No círculo das cores temos as chamadas cores complementares e análogas. Complementares (representado pela seta preta) são aquelas que estão opostas no círculo das cores, elas fornecem contrastes maiores, mas sem ficar muito gritante.

Já as cores análogas (representada pela seta verde) são as cores que estão lado a lado no círculo das cores então se colocadas em um ambiente promovem uma certa gradação de cores. Veja aqui um artigo só sobre cores (Como combinar cores)

Tendo isso em mente, quando for montar sua decoração com tecido na parede pensa nesse círculo e veja qual efeito você deseja dar ao ambiente levando em consideração os objetos que já existem nele.

Separei uma sugestão aqui para te ensinar um passo a passo bem fácil de como colar seu tecido na parede, olha só:

Fonte: thesproce

Nesse exemplo o tecido escolhido é preto, então certifique-se de que o ambiente tenha bastante luz natural, assim não fica muito escuro. E o preto também deu um ótimo contraste com o vermelho e dourado das almofadas e combina com o chão e os detalhes nos móveis.

Para colar o tecido vamos precisar de:

  • Tecido à sua escolha.
  • Cola Branca.
  • Água.
  • Bandeja de tinta.
  • Rolo de pintura.
  • Espátula.
  • Estilete.
  • Um par de mão extras para te ajudar a colar o tecido na parede.

E agora que você já tem todos os materiais, vamos ao passo a passo:

  1. Primeiro, prepare a parede conforme ensinei acima, lixando e deixando a parede branca.
  2. Segundo, misture na bandeja, 2 medidas de cola branca para 1 medida de água.
  3. Terceiro, aplique a cola com água na parede sem miséria. Quando ela fica grudenta vai estar na hora de colar o tecido.
  4. Quarto, cole o tecido de cima para baixo, deixando sobra nas laterais (o par de mão extras vai ser importante para colar tudo certinho, ainda mais se precisar de emendas.
  5. Quinto, utilize a espátula para tirar qualquer enrugado ou bolha de ar que possa ter ficado na sua parede.
  6. Sexto, passe mais uma mão de cola nas laterais e onde tiver alguma emenda no tecido.
  7. Finalize cortando os excessos com o estilete.

Agora é só esperar secar para recolocar os móveis no lugar. Viu como é fácil? Você mesmo pode fazer com a ajuda de sua família.

DICA: Um tipo de tecido que fica muito legal usar nessa técnica é o jacquard, pois ele por si só já é bem trabalhado e fica lindo na parede. Inclusive existem estampas jacquard de tijolos, floresta, água, entre outros.

Nota: Temos um ótimo artigo sobre Cinco Tipos de Cola para Artesanato que você Precisa Conhecer

Para o quarto dos pequenos:

As crianças também vão adorar uma renovada no quarto deles!

Dependendo da idade, opte por tecidos com estampas de bichinhos ou outros temas infantis.

Fonte Etsy

Agora se seus pequenos já não são mais tão pequenos assim, existem tecidos que possuem estampas mais adolescentes que vão mexer com a cabeça dos seus filhos. Olha essa sugestão que legal:


Fonte Etsy

Como remover o tecido da parede

O mais legal dessa decoração nas paredes com tecido é que se vocês enjoarem dele, para tirar não é nenhum bicho de sete cabeças.

Existem duas formas de se tirar, usando aqueles ferros a vapor para passar roupa no cabide, ou com um pano molhado com água quente. Basta você ir passando no tecido de cima para baixo e ir desgrudando aos poucos.

Vai acontecer da sua parede acabar ficando manchada do tecido, mas para tudo se tem uma solução e se isso acontecer, basta lixar a parede e pintar novamente. Daí vai de você colocar um novo tecido ou deixar somente pintada.

Uma cara nova também no banheiro:

Outro lugar da casa que talvez você não tenha pensado em usar o tecido é o banheiro. Você pode até pensar que existe risco de mofar por causa da humidade, mas o que talvez você não saiba é que existem alguns modelos de tecido impermeáveis e que podem ser usados sem problema nesse cômodo da casa.

Lembrando que o passo a passo para colar todos esses tipos de tecido é o mesmo que ensinei na sala de estar a única coisa que vai mudar mesmo será a cor e a estampa do tecido escolhido, porque o resto será tudo igual.

Decorando a festa com tecido:

O tecido também é muito usado na decoração de festas de aniversário e casamento, entre outros eventos. E existe uma forma ótima de colá-lo na parede e que vai durar a festa toda.

Em uma situação como essa podemos usar fita dupla face ou cola quente. No entanto, a cola quente pode acabar danificando a parede por trás quando retirada e se sua festa for em um local alugado, isso pode ser um problema.

A vantagem da dupla face, na minha opinião, é que depois que a festa terminar conseguimos tirá-la mais facilmente usando álcool, assim não corremos riscos de danificar a parede.

Nesse caso, de preferência por tecidos mais leves como a organza. Existem várias opções no mercado e eu tenho certeza de que uma delas ver servir nas cores do seu evento. Ah! E vale lembrar que esses tecidos podem ser utilizados em festas infantis, de 15 anos, bodas, casamentos ou qualquer outro tipo de festa que você estiver pensando em realizar.

Bom, deu para perceber que existem muitas possibilidades para decorar sua casa usando tecido. Ele é uma alternativa bem legal ao papel de parede, sendo bem fácil de aplicar e retirar.

Antes de escolher o seu tecido não esqueça das dicas que te dei hoje sobre as cores e pense em quais estampas ficarão melhores no cômodo que você quer reformar. Também não deixe de preparar a parede corretamente para que seu tecido não acabe caindo no futuro.

Não é preciso gastar rios de dinheiro para dar uma renovada na sua casa. Existem soluções práticas e baratas que no final ficam parecendo um trabalho bem caro e que vai arrancar elogios de todos. Espero ter te inspirado!

Agora é a hora de colocar a mão na massa e renovar sua casa!

Até a próxima! E deixa um comentário abaixo dizendo o que você achou dessas dicas

Artigos interessantes:
Como impermeabilizar tecido

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Arte com papel

Arte com papel

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Leave a Comment

Artigos Recentes
Receba Novidades Por Email
Seu e-mail estará protegido
Redes Sociais

Curso Grátis
Album Artesanal

Inscreva-se gratuitamente e faça parte dessa turma! Aulas em vídeo