Arte com Papapel

omolando tesouras e alicates em casa

Como Amolar Alicates e Tesouras

Como Amolar Alicates e Tesouras
5 (100%) 1 vote

 

O trabalho de artesanato pode ser muito facilitado com o uso de ferramentas e utensílios. Tesouras e alicates são ótimos exemplos de ferramentas que facilitam extremamente a vida dos artesãos e artesãs.

Grande parte das peças artesanais precisam da ajuda de tesouras e alicates. As tesouras possibilitam diversos cortes e acabamentos são fundamentais para a criação de vários tipos de artesanato.

Os alicates também são indispensáveis para todo mundo que faz artesanato. Eles auxiliam bastante em diversos processos e na criação de correntes, alças, pulseiras, colares e bijuterias.

Sabemos que com o tempo de uso as tesouras e alicates podem ir perdendo o corte e a flexibilidade que permite o movimento de fechá-los e abri-los. Sendo assim, neste post abordaremos os métodos para amolar e evitar o desgaste das tesouras e alicates. Confira agora mesmo!  

Quais Materiais Utilizar Para Amolar?

Existem diversos materiais que podem ser utilizados para amolar as tesouras e alicates. Alguns são métodos mais simples e outros um pouco mais complicados.

Você pode amolar utilizando papel alumínio, este método é um dos mais fáceis de fazer. Outro método bastante simples é amolar com alfinetes. É inacreditável ser possível amolar com estes materiais, não é mesmo?

Também é possível amolar utilizando outros materiais como a lixa, pedra de afiar, vidro e lima. Portanto, escolha seu método preferido e não deixe de amolar e cuidar bem de suas ferramentas de trabalho!

Como Amolar Tesoura Com Papel Alumínio?

papel aluminio  

Esta técnica é super simples e fácil de fazer. Para fazê-la basta pegar uma folha grande de papel alumínio e dobre-a várias vezes até que fique bem grosso. É importante deixar a parte brilhante do papel para o lado de fora.

Depois de dobrar o papel alumínio como ensinamos anteriormente pegue a tesoura ou alicate e vá cortando pedacinhos dele. Após terminar o processo é só passar um pedaço de papel toalha nas lâminas. Super simples, certo? E assim você garante o bom funcionamento de suas tesouras e alicates.

Como Amolar Tesouras Com Alfinetes?

alfinete para amolar tesoura e alicates

Outra técnica muito simples é amolar utilizando alfinetes. Para fazê-la é só separar alguns alfinetes e sua tesoura ou alicate.

Os alfinetes podem ser grandes ou pequenos e são perfeitos para amolar lâminas retas e mantê-las sempre afiadas. Neste método você não perderá seus alfinetes, fique tranquilo!  

Basta pegar os alfinetes e fazer o movimento de cortar com a tesoura, sem forçar o suficiente para cortá-los. Repita este procedimento algumas vezes e por último limpe as lâminas com papel toalha.

Como Amolar Com Vidro?

O vidro é outro material que auxilia bastante na amolação das lâminas. Este processo é feito através do atrito entre as lâminas e o vidro que pode ser uma tábua, copo ou garrafa.

Para afiar as lâminas faça o movimento de cortar na lateral do pedaço de vidro escolhido sem aplicar muita força. Repita algumas vezes este movimento e depois passe papel toalha nas lâminas.

Este processo é ótimo, mas tome cuidado para não fazê-lo com pedaços de vidro que possam te cortar. O ideal é que você utilize copos ou objetos de vidro com as bordas polidas.

Além disso, procure fazer a amolação com mais cautela e evite aplicar muita força na hora de simular o corte. Afinal, amolar é importante, mas manter suas mãos sem cortes é fundamental!  

Como Amolar Com Lixas?

lixa de agua

Você também pode amolar utilizando lixa d’água, fina com granulação com cerca de 150 e 200. Comece dobrando-a no meio com o lado áspero para fora. Depois corte a lixa com a tesoura ou alicate entre 12 a 18 vezes.

Após realizar este processo é a hora de limpar com papel toalha as lâminas. E pronto, suas lâminas já estarão amoladas!

Como Amolar Utilizando Pedra de Afiar?

pedra de afiar faca

Este método é mais trabalhoso e um pouco mais complicado. Ao utilizá-lo o ideal é que você desmonte a tesoura ou alicate antes de começar.

Na sequência molhe a pedra conforme as recomendações da embalagem e passe-a nas lâminas. É importante fazer este processo nos dois lados de cada lâmina.

Caso a tesoura ou alicate esteja com as lâminas muito cegas, utilize o lado grosso da pedra para amolar. O lado fino é ideal para ferramentas com menos tempo de uso ou para dar acabamento.

Após fazer o procedimento algumas vezes e sentir que as lâminas já estão afiadas, basta passar o papel toalha nelas e montar a tesoura ou alicate novamente.

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

1 comentário sobre “Como Amolar Alicates e Tesouras

Deixe Um Comentario