Arte com Papel

Bonecos de Bexiga e Farinha: Como Fazer

Compartilhe

Seja você professor(a) da Educação infantil, seja você pai ou mãe com filhos pequenos, os bonecos de bexiga e farinha são uma ótima atividade para desenvolver com eles. Além de ajudar no desenvolvimento sensorial, também são divertidos.

Confeccionar bonecos sensoriais, como eles também são chamados, é bem fácil e você só precisa de uma bexiga colorida, farinha de trigo e a ajuda de um funil para colocar a farinha dentro da bexiga. Já a decoração fica à critério da sua imaginação, ou mesmo da criança.

Quer aprender como fazer bonecos de bexiga e farinha? Então continue aqui comigo que eu vou te mostrar. Vamos lá!

Como Fazer Bonecos de Bexiga e Farinha:

Sem dúvida, os bonecos de bexiga e farinha são muito fáceis de fazer e o mais legal é que você envolva as crianças em cada passo. Dessa forma elas estarão trabalhando com diferentes habilidades cognitivas e ainda se divertem.

Materiais para produzir bonecos de bexiga e farinha

  • Bexiga colorida
  • Farinha de trigo ou maisena (250g aproximadamente)
  • Funil para ajudar a colocar a farinha dentro da bexiga
  • Barbante

Passo a passo para produzir bonecos de bexiga e farinha (bonecos sensoriais):

  • Em primeiro lugar, assopre a bexiga para ela se expandir um pouco e ficar mais fácil de acomodar a farinha.
  • Posteriormente, encaixe o funil na boca da bexiga e comece a colocar a quantidade de farinha indicada nos materiais. Se você achar que é pouco não tem problema algum acrescentar mais. Só se lembre de não deixar ar dentro do balão.
  • Para finalizar essa parte, peça a criança segurar o boneco enquanto você amarra a parte de cima com o barbante para que o conteúdo não saia.

Uma outra alternativa para o funil é utilizar garrafas de plástico. Encha a garrafa com trigo ou maisena, prenda na bexiga e aperte a garrafa como se fosse uma bomba para encher o balão. Desse jeito a farinha passa para dentro da bexiga bem rápido.

Viu como é simples? Conforme eu disse anteriormente, é interessante envolver a criança em cada etapa. Só para exemplificar, peça a ajuda deles para colocar a farinha no funil, ou mesmo te auxiliar na hora de amarrar o barbante. Eles são muito prestativos e vão adorar colocar a mão na massa.

A seguir separei o passo a passo em foto para que fique mais fácil visualizar. Dê uma olhada:

Dica: Os bonecos de bexiga e farinha são uma ótima atividade para se desenvolver em família. E você sabe que existem diversos outros jogos que dá para fazer em casa e se divertir muito com todo mundo? Aqui no Arte com Papel temos um post com dicas de jogos muito divertidos para jogar com toda a família. Se você e professor, recomendamos nosso artigo sobre As 12 Melhores Atividades de Artes para Educação Infantil.

Decorando Seus Bonecos Sensoriais: Sugestões Criativas

Ao passo que já sabemos como fazer bonecos de bexiga e farinha, chegou a hora que eu acho mais legal, a decoração. Definitivamente não existe um jeito certo ou errado de decorar o boneco sensorial e a palavra de ordem aqui é deixar a imaginação fluir.

Desse modo, vou te mostrar agora algumas sugestões bem criativas que vão te inspirar na hora de decorar os bonecos.

Primeiramente, a forma mais fácil e simples de decorar os bonecos sensoriais é utilizando canetinha para fazer o rosto. Recomendo utilizar aquelas canetas permanentes, pois assim não corremos o risco de a tinta sair na nossa mão (Na internet existem vários tipos para você escolher).

Além disso, utilizar lã para fazer o cabelo do boneco também é uma solução bem criativa. Amarre os pedaços de lã coloridos no bico da bola que sobrou até ele desaparecer.

Ah! E se você quiser fazer nariz ou orelhas no seu boneco, basta fazer uma bolinha, torcer e amarrar um elástico.

Olha que divertida que fica também essa sugestão de decoração dos bonecos sensoriais com inspiração nos emojis que temos em aplicativos como o WhatsApp e Facebook. Além do desenho com a canetinha, aqui utilizou-se papel brilhante para os corações.

Caso você seja um(a) professor(a) de inglês e vocês estejam querendo sugestões de atividades para os pequenos para o halloween os bonecos sensoriais temáticos são uma ótima ideia para elaborar durante essa data. E da mesma forma você pode fazer de outras datas temáticas, como o natal e páscoa.

E o que fica bem legal também é utilizar materiais como o EVA e o feltro na hora de decorar os bonecos. Quanto mais divertidos melhor, né?

Mais uma sugestão de decoração dos bonecos de bexiga e farinha e agora a temática são os bichinhos que muitas crianças adoram! Ainda é possível acrescentar detalhes, como por exemplo orelhinhas de papel, ou mesmo aqueles olhinhos que se vende em papelarias e lojas de artesanato.

No final das contas não faltam sugestões para decorar os bonecos sensoriais, não é mesmo? Tenho certeza de que você já está cheio de ideias aí para colocar em prática.

Qual é o Objetivo Desse Tipo de Atividade?

Com toda certeza, produzir os bonecos sensoriais é garantia de muita diversão com os pequenos. No entanto, sei que você está se perguntando qual é o objetivo desse tipo de atividade com os pequenos.

O fato é que esses bonecos de bexiga e farinha estimulam o tato da criança, pois é muito gostoso ficar apertando o bonequinho. Além disso, ele também ajuda a estimular a percepção visual através das cores e formas distintas.

Dentre os outros benefícios que essa atividade artística pode trazer para a criança é que elas podem ir aprendendo a noção de peso, já que quanto maior o boneco e a quantidade de farinha usada, mas pesado ele vai ficar.

Por fim, mas não menos importante, esses bonecos ajudam a estimular a criatividade e a motricidade do pequeno. É muito importante que durante a infância eles tenham a oportunidade de explorar toda sua criatividade de maneira saudável.

E aí, gostou de aprender como fazer bonecos de bexiga e farinha? Pois agora é hora de chamar as crianças para a sala e colocar a mão na massa. Tenho certeza de que eles vão adorar esse momento.

Até a próxima!

Mais artigos sobre como se divertir com crianças

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Arte com papel

Arte com papel

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Leave a Comment

Artigos Recentes
Receba Novidades Por Email
Seu e-mail estará protegido
Redes Sociais

Curso Grátis
Album Artesanal

Inscreva-se gratuitamente e faça parte dessa turma! Aulas em vídeo