Arte com Papel

Como Fazer Bonecos de Alpiste ou Bonecos Ecológicos:

Compartilhe

Já ouviu falar em boneco de alpiste? O contato com a natureza e com as plantas é muito importante e quase uma espécie de terapia para crianças, jovens, adultos e idosos. Principalmente quem mora em cidades grandes como Recife, São Paulo, Belo Horizonte, entre outras e vive em um ambiente predominantemente cinza, ter esse tipo de contato ajuda a aliviar o stress do dia a dia.

Aqui no Arte com Papel já conversamos em diversos posts sobre como aumentar esse contato com a natureza, seja através de uma horta ou criação de um terrário.

Só que hoje eu trago para vocês uma série de dicas eu vai integrar, principalmente as crianças, com as plantas, seja na escola ou em casa através daqueles clássicos bonecos de cabeça de alpiste, também chamados de bonecos ecológicos, que eu tenho certeza de que você já fez quando estava na escola.

Esse tipo de boneco é ótimo para explicar para os pequenos como funciona o ciclo de crescimento das plantas de forma lúdica e ainda de quebra aumentar o contato deles com a natureza, aumentando também sua consciência com relação à preservação.

Se você gostou da ideia, continua comigo e vamos aprender a fazer bonecos de alpiste com diferentes materiais!

Quais os cuidados básicos com o boneco de alpiste?

Foto: Elo7 por Borracha lembranças

Os cuidados com o seu boneco de alpiste são os mesmo que temos com plantas no geral, ou seja, molhar diariamente, deixar um pouco no sol (de preferência da manhã). O bom é que o alpiste cresce bem rápido e não é como certas plantas que são bem mais frágeis e precisam de cuidados mais específicos.

Se você é professora ou professor do ensino infantil ou fundamental I, uma atividade como essa é bem interessante para que eles aprendam a importância da água para os seres vivos e também como as plantas nascem, crescem e se desenvolvem. E tudo isso de uma forma divertida e lúdica.

Crie com as crianças uma rotina diária de dar água para o boneco, dizendo que se não alimentarmos ele, ele vai ficar fraco e não veremos o seu cabelo crescer.

Quanto tempo as sementes demoram para germinar?

Quando deixamos o alpiste de molho, já damos início ao processo de germinação. Regando diariamente você verá que em cerca de 3 dias o alpiste já vai começar a germinar e em cerca de 2 semana a 20 dias o alpiste já deve ter atingido cerca de 15 a 20 cm de altura.

Conforme os “cabelos” do boneco forem crescendo, as crianças podem usar uma tesourinha sem ponta para aparar elas mesmas e deixar crescer novamente.

Boneco com meia calça (Como fazer Passo a Passo)

Com certeza meia calça velha ou rasgada é uma coisa que deve ter aí escondida em algum canto da sua casa se você for mulher ou se tem mulher em casa. E são justamente essas meias calças velhas que vamos utilizar para o nosso primeiro modelo de boneco de alpiste.

Foto Elo7 por Borracha lembranças

Acho que esse é o modelo mais clássico de todos e aquele que certamente nós fizemos nos nossos tempos de ensino infantil e fundamental. Lembre-se que o principal propósito aqui é integrar os pequenos nessa atividade que vai ser ao mesmo tempo divertida e uma forma de aprendizado, então chame eles para montar junto com você.

Vamos anotar os materiais básicos para esse boneco:

  • Um par de meia calça que você já não use mais
  • Sementes de alpiste
  • 1 pote
  • Água
  • Terra ou serragem
  • Tesoura
  • Pratinho daquele para aparar água da planta

Passo a passo:

  • Primeiro, coloque as sementes de alpiste no pote com água e deixe de molho por aproximadamente 24h. Esse processo vai acelerar a germinação das sementes.
  • Segundo, pegue a meia calça e corte uma parte da perna.
  • Terceiro, encha o interior da meia calça com a terra ou serragem e coloque as sementes de alpiste mais próximos da cabeça e finalize com um pouco mais de terra. Não esqueça de moldar e deixar no formato de uma carinha e também de fazer o nariz.

DICA: Aqui nesse passo fica legal brincar com o formato da cabeça do boneco e de como ficarão seus “cabelos”. Você pode deixar as sementes só no topo da cabeça, espalhar mais para deixar o cabelo maior, ou até mesmo fazer uma espécie de barba no seu boneco.

  • Quarto, dê um nó na meia para fechar e corte o excesso. Em seguida coloque o boneco apoiado no pratinho, com o nó virado para baixo.
  • Para finalizar, decore como quiser.

Não esqueça de pedir para a criança dar um nome ao boneco, pois isso ajuda a aproximar os dois e fale que a responsabilidade de molhar o boneco diariamente é dela, isso também é legal para o senso de responsabilidade.

Deixe que eles se envolvam em cada processo, desde colocar a terra dentro da meia, até colocar as sementes e dar o nó na meia.

Só se prepare, pois eles tendem a ficar muito ansiosos para os cabelos crescerem logo, mesmo que você explique que leva uns dias. Mas fique tranquila que é bem normal esse tipo de comportamento.

E antes que eu me esqueça, tenho uma sugestão muito legal para lembrança de aniversário que envolve justamente esses bonecos. Dependendo do tema da festa da criança, faça os bonecos uns dias antes e entregue no final da festa para os convidados com um cartãozinho explicando quais são os cuidados com a planta e o que vai acontecer daqui a alguns dias com o boneco de alpiste.

Dessa forma você estará entregando uma lembrancinha que tem todo um significado por trás e que estimula a consciência ecológica e o senso de responsabilidade.

Fazendo a decoração

Agra que já aprendemos alguns cuidados básicos com o nosso boneco de alpiste e como fazer um de meia, vamos aprender como decorar, afinal de contas um boneco que se preze precisa de olhos e boca e quem sabe alguns acessórios, não é mesmo?


Foto Elo7 por Boutique dos brindes e festas

Caso você esteja trabalhando com crianças, deixe-as livres para decorar como elas acharem melhor. Disponibilize olhinhos e folhas de EVA para que elas criem detalhes como boca, chapéus e outros acessórios.

Se for uma boneca, dá para fazer duas orelhas na lateral dobrando a meia com um pouco de terra e em seguida colocar um brinquinho, por exemplo.

Para colar os detalhes EVA e os olhinhos, minha recomendação é usar a cola quente. O uso dela deve ser supervisionado e feito exclusivamente pelo adulto, para que não haja riscos de queimaduras. Ou então a cola de EVA.

Se preferir, utilize os bastões de cola colorida para fazer olhos e bocas.

Outra sugestão que eu também acho bem legal é que à medida que o alpiste for crescendo, incentive as crianças a colocarem adereços no “cabelo” do boneco. No caso se for uma menina, traga lacinhos ou presilhas para decorar. Tenho certeza de que eles vão adorar brincar de transformar a imagem do boneco.

Com garrafa PET ou Copo descartável

Também conseguimos fazer os bonecos de alpiste com garrafa PET e fica bem legal.

Os materiais necessários são basicamente os mesmos, a única diferença é que ao invés das meias vamos usar garrafa PET, olha só:

  • 1 garrafa PET maior de 1L
  • Terra
  • Alpiste
  • Estilete
  • Pote
  • Água

Passo a passo:

  • Assim como no primeiro passo a passo que eu ensinei, deixe as sementes de molho por 24h para que elas germinem mais rápido.
  • Em seguida, corte a garrafa PET um pouco abaixo da metade e faça uns furinhos na parte de baixo para que a água não se acumule quando for regar.
  • Depois coloque terra até quase o topo, coloque o alpiste e finalize com um pouquinho de terra para cobrir.
  • Para finalizar faça os detalhes do rosto (se quiser pode recortar olhos e bocas de revistas também para colar na garrafa).

Depois é só regar diariamente e esperar os cabelos do boneco crescerem.

Se não tiver garrafa PET em casa ou se algum aluno esquecer de levar no dia da aula que você planejou fazer o boneco de alpiste existe uma alternativa que também dá super certo.

Ao invés de utilizar a garrafa PET, opte por copo descartável. A única diferença é que seu boneco vai ficar um pouco menor, mas o resultado será igual.

Hoje então aprendemos como fazer bonecos de alpiste, ou bonecos ecológicos para incentivar o contato das crianças com a natureza. Através dessa ferramenta lúdica os pequenos conseguem aprender sobra a importância das plantas e do cuidado com elas.

Toda vez que uma criança associa aprendizado com atividades lúdicas, aquele conhecimento é melhor absorvido e ela vai se lembrar por mais tempo. E com certeza se até hoje você se lembra do boneco que fez lá atrás quando era pequeno, certamente é por conta disso.

O melhor de tudo é que esses bonecos de alpiste ecológicos ainda ajudam a ensinar um pouco de reciclagem, já que vamos utilizar alguns materiais que iriam acabar parando no lixo.

Agora é hora de colocar em prática o que você aprendeu aqui hoje e chamar as crianças da sua casa para produzir seus próprios bonecos de alpiste.

Até a próxima!

Foto da capa: https://www.flickr.com/photos/newtown_grafitti/6326873585

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe um comentário