Arte com Papel

Como fazer bonecas de papel

Compartilhe
  • 269
  •  
  • 2
  •  
  •  
  •  
  •  
    271
    Shares

Muito provavelmente sua mãe ou sua vó quando era pequena brincou bastante com as chamadas bonecas de papel, já que não existiam Barbies ou outras bonecas muito comuns hoje em dia e que fazem as crianças pirarem por uma delas.

Ainda mais em tempos de quarentena, fica difícil para os pais pensarem em atividades para entreter as crianças dentro de casa.

E que tal usar essa brincadeira tão antiga quanto nossas avós para transformar o dia dos nossos filhos e filhas.

Hoje você vai descobrir várias ideais de como fazer bonecas de papel. O legal é que além de estimular a criatividade das crianças, só o simples fato de você deixar sua filha recortar a boneca já é bom para estimular sua coordenação motora fina.

Sendo assim, continue lendo para ver as ideias bem legais que trouxe para você!

Como fazer bonecas de papelão e papel:

Com as bonecas de papelão e papel a imaginação das crianças vai correr solta e com certeza a sua também!

Minha dica é que você imprima várias bonequinhas e suas respectivas roupas em preto e branco para a criança pintar como ela preferir. Isso também estimula a criatividade e ajuda a desenvolver a coordenação motora fina e o senso das cores.

Como o papel ofício é mais mole e ao pintar ele pode ficar ainda mais frágil, recomendo que você imprima as bonequinhas em papel canson, de preferência com uma gramatura maior, pois ele será mais resistente.

Assim como a bonequinha da foto, você pode fazer suportes para que ela fique de pé sobre uma superfície, pois será mais fácil para a criança brincar.

Outra sugestão bem legal para fazer as bonecas de papel é imprimir modelos articulados. Elas dão um pouco mais de trabalho, pois é preciso recortar as partes separadas e depois prendê-las com as tachinhas para dar movimento a elas.

Ao contrário da bonequinha anterior que foi feita com um suporte. Essas articuladas ficam melhores se você colocar um palito de churrasco por trás. Depois de feitas é só brincar à vontade!

Ah! E outra dica bem interessante para deixar as bonecas mais firmes é colá-las em cima de uma folha de papelão ou papel paraná depois que a criança pintar. Só cuide na hora de recortar. Pode ser que você precise recortar o papelão por ele ser mais duro.

Moldes de bonecas de papel para imprimir:

Com o objetivo de te ajudar e você não precisar ficar vasculhando a internet atrás de moldes de bonecas de papel, reuni alguns aqui que tenho certeza de que as meninas e os meninos irão adorar! Olha só:

Fonte allfreepapercrafts

Utilizando rolo de papel higiênico para fazer bonecos de papel:

Com toda a certeza, rolo de papel higiênico é uma coisa que sempre tem dentro de casa e sempre vai para no lixo, não é mesmo?

Pois como a gente aqui no Arte com Papel adora reciclagem e já ensinamos várias coisas bem legais que podem ser feitas a partir de materiais que iriam parar no lixo, resolvi então te mostrar o que podemos fazer com os rolos de papel higiênico que sobram.

E você pode ver que incrível o que se pode fazer apenas com um rolo de papel higiênico e mais alguns pedaços de papel cartão colorido.

Dá para você montar qualquer tipo de personagem que deseja. O legal é deixar a criança ficar livre para criar e ajudá-la somente a tirar as medidas para que fique certinho no boneco.

Por sua vez, essas bonecas de papel já são mais elaboradas pois utilizamos linhas, lã e até trancinhas e botões para compor o visual da boneca.

Lembrando que também podemos utilizar rolos de papel toalha para fazer bonecos maiores e até acrescentar braços e pernas com fitas, espiral de caderno e muito mais.

Depois que os seus personagens estiverem prontos, que tal montar um teatro com os pequenos? Sem dúvida será uma atividade bem legal para estimular a criatividades deles.

Mais ideias de bonecas de papel com rolos de papel higiênico e papel toalha:

Fonte redtedart

Passo a passo: Boneca de lenço de papel

Para fazer uma boneca como essa, vamos precisar dos seguintes materiais:

  • Lenço de Papel
  • Arame
  • Papel colorido
  • Cola com purpurina
  • Tesoura
  • Lápis
  • Linha
  • Agulha
  • Cola branca

Passo a passo:

  • Em primeiro lugar, com o arame faça a estrutura da boneca e a pose que você deseja que ela fique.
  • Em segundo lugar, misture a cola branca com um pouco de água e molhe pedaços pequenos de lenço de papel e vá moldando o corpo da boneca no arame (esse processo lembra um pouco a papietagem que já ensinamos por aqui, mas se você ainda não leu, vale a pena conferir clicando aqui).
  • Em terceiro lugar, com o papel colorido e o restante do lenço de papel faça a roupa e o chapéu da boneca (para deixar a saia plissada dobre o papel e costure para que ele não solte e perca as pregas).
  • Por fim é só decorar como você preferir!

No post de hoje você viu como um material simples como o papel pode gerar muita diversão, não é mesmo?

As bonecas de papel fizeram a alegria de muitos pais e avós quando eram crianças e ainda hoje podem servir como brinquedos para as crianças. E a melhor coisa é que elas ajudam a despertar o gosto pelos trabalhos manuais nos pequenos.

Não deixe para depois e apresente ainda hoje essas bonecas para seus filhos e brinquem bastante juntos!

Até a próxima!

Veja também:
Artesanato com miçangas

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Arte com papel

Arte com papel

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe um comentário

Artigos Recentes
Receba Novidades Por Email
Seu e-mail estará protegido
Redes Sociais