Arte com Papapel

como fazer masa para bisqui

Massa de Biscuit: O Que é e Como Fazer

 

Quem ama artesanato com certeza já viu uma peça decorativa feita com biscuit, você concorda? As peças artesanais feitas de biscuit são muito populares e utilizadas para decoração e lembrancinhas!

E você sabia que existem várias formas de fazer a massa de biscuit dentro de sua casa? Elas podem ser feitas facilmente, de forma econômica com os ingredientes presentes em sua despensa!

Ao fazer a massa de biscuit na sua casa além de economizar você pode criá-la da forma que preferir e de acordo com a sua necessidade. Dessa forma, pode colori-la com os corantes que achar mais apropriados e da maneira que considerar mais adequada.

A massa de biscuit feita em casa possibilita a criação de muitos objetos decorativos e lembrancinhas. Com ela, você pode aumentar sua renda e fazer uma decoração linda para a sua casa ou evento!

Sendo assim, não deixe de aprender agora mesmo sobre o que é a massa de biscuit e como fazê-la! Aproveite!

O Que é Massa de Biscuit?

O biscuit é uma massa de porcelana fria perfeita para ser modelada e dar origem à várias criações. Existem diversas peças que podem ser feitas com esta massa maleável e versátil!

Você pode criar objetos decorativos e enfeites de biscuit. Eles podem servir como decoração da sua casa, basta colocá-los em cima das prateleira, mesinhas e estantes. E também é possível fazer imãs de geladeira, entre outros objetos!

A massa de biscuit também pode ser aproveitada para fazer lembrancinhas de eventos como chás, casamentos e aniversários. As lembrancinhas podem ser em formato de bebês, mamadeiras, chupetas, noivinhos, mini bolos, mini docinhos e todos podem virar lindos chaveirinhos!

Para a decoração de sua casa você pode fazer bonequinhas, duendes, gnomos, joaninhas, caracóis, cachorros, leões, gatos, coelhos e muitos outros bichinhos! E caso você não tenha muita facilidade em criá-los modelando a massa, existe a opção de utilizar moldes de silicone.

Com os moldes de silicone para biscuit, basta colocar a massa que você criou dentro deles, e a massa fica na forma ideal que você deseja! E depois, basta pintar cada detalhe para fazer suas criações ficarem perfeitas!

Como Fazer Massa de Biscuit

Agora que você já sabe o que é massa de biscuit e quais objetos pode criar com ela, aprenda como fazê-la! Veja a seguir os ingredientes necessários e quais as diferentes maneiras de criar as massas!

Como Fazer Massa de Biscuit Com Farinha de Trigo

Se existe um ingrediente muito comum na casa de todas as pessoas é a farinha de trigo. E com ela você pode fazer não só bolos, tortas e outras delícias, mas também, massa de biscuit!

Há uma forma muito simples de fazer sua massa de biscuit com apenas 3 ingredientes. Ela é considerada uma massa fria de biscuit e consiste em misturar de forma homogênea a farinha de trigo, amido de milho e cola branca.

Assim, depois de sovar bem a massa, basta colorí-la da forma que você preferir e utilizá-la em suas peças artesanais! Você pode colorir a massa fria de biscuit com tinta à óleo ou tinta para tecido, basta misturar bem a tinta para que ela se integre à massa!

Como Fazer Massa de Biscuit Com Amido de Milho

Se você preferir também pode fazer sua massa de biscuit com outro ingrediente muito comum o amido de milho. Para fazer sua massa de biscuit com amido de milho você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de amido de milho
  • 1 colher de sopa de vinagre
  • 2 xícaras de chá de cola para porcelana fria
  • 2 colheres de sopa de vaselina líquida

Existem duas maneiras de esquentar sua massa, você pode fazê-la no microondas ou no fogão. Para fazê-la no microondas, você precisará colocá-la em um recipiente resistente e ajustar o tempo de preparação.

Este tempo de preparo da massa varia de acordo com a potência de seu microondas. Se ele tem uma potência alta, você pode aquecer a massa por apenas 30 segundos. No caso da potência ser fraca o tempo ideal pode ser 10 minutos.

Para ter certeza sobre qual o tempo de preparo, faça testes com sua massa no microondas. Tente mexê-la e verificar a consistência a cada 1 ou 2 minutos. Assim que ela ficar homogênea já está pronta para ser tirada do microondas.

Depois, é só esperar a massa esfriar para sová-la em uma superfície fria e que não seja áspera. Quanto mais lisa a superfície, mais apropriada ela será!

Sove a massa e depois guarde-a em um plástico, deixando-a descansar por 24 horas. Após aguardar este tempo, tire-a do plástico e acrescente gotas de tinta para que ela fique colorida. Depois, basta armazená-la em potes de vidro ou plástico, assim, ela não ficará ressecada!

Para fazer a massa de biscuit no fogão, basta juntar os ingredientes em uma panela e levá-los ao fogo. Mexa-os até desgrudarem do fundo da panela. Depois, basta esperar que ela esfrie, assim você poderá manuseá-la e colorí-la!

5 Lindos Enfeites Para Festa Junina Fáceis de Fazer

 

A época de junho é ótima para quem ama comidinhas diferentes e festas, não é verdade? Isso porque é o momento em que ocorrem as tão esperadas festas juninas!

A celebração junina tem a data oficial de 24 de junho, pois é o dia de São João. Mas existem festas ao longo do mês de junho inteiro!

E, muitas vezes, o período festivo se estende pelo mês de julho. No Brasil, há as já famosas e tradicionais festas julinas.

Acredita-se que as primeiras comemorações têm origem no período pré-gregoriano. Nesta época, aconteciam festas pagãs que celebravam a fertilidade da terra e colheitas.

Sendo assim, hoje as festas juninas continuam a celebrar as colheitas de grãos como o milho. Nas festas, conhecidas como quermesses, é possível encontrar grande variedade de alimentos doces e salgados feitos com milho.

Desde pipocas até pamonhas e bolos de milho alegram a vida dos participantes das quermesses. Além disso, é uma tradição ter alimentos como paçocas, pé de moleque e canjicas. E, também, bebidas como o quentão e vinho quente.

Neste post, você vai ter acesso às melhores ideias de enfeites para fazer de maneira simples. Assim, poderá curtir uma linda festa junina com os convidados! Confira!

 Chapéu Para Decorar

Chapéu de Palha Decorativo

Uma peça que serve perfeitamente para fazer a decoração de sua festa junina é o chapéu de palha! Ele é muito lindo e remete ao clima de fazenda tão importante para que a decoração da festa junina fique apropriada!

O chapéu de palha não precisa ser feito por você, então, você pode comprá-lo em lojas especializadas com artigos de festas e decorá-los de acordo com a sua preferência. Dessa forma, é possível fazer uma decoração bem personalizada.

A vantagem de comprar o chapéu de palha pronto é incrível, pois assim, basta fazer uma decoração simples nele e transformá-lo em um lindo enfeite! Você pode utilizar diversos tipos de fitas de tecido, pompons feitos com papel crepom colorido, flores de papel ou pedaços de tecido xadrez.

Todas as alternativas são válidas e depois é só espalhar os chapéus em cima da mesa ou pendurá-los nas paredes! E, pronto! Você já ganha enfeites perfeitos para curtir a festa com os amigos!

 Bandeirinhas Juninas

Bandeirinhas Coloridas

Quase todas as quermesses e festas juninas costumam ter bandeirinhas coloridas como enfeites que ajudam na personalização! As bandeirinhas são super fáceis de fazer!

Para fazer as bandeirinhas coloridas, você precisará apenas escolher as cores que deseja. Elas podem ser vermelhas, amarelas, rosas e verdes.

Você pode utilizar diferentes tonalidades das cores citadas. Também tem a opção de escolher outras cores de acordo com os outros elementos decorativos que você vai usar em sua festa junina.

Se preferir, também pode escolher papéis ou tecidos coloridos xadrez. Eles ficam ótimos como enfeites!

Então, não deixe de fazer as bandeirinhas para deixar sua festa com a atmosfera junina!

 

Balões de Festa Junina

Os balões também são muito populares como elemento decorativo de festas juninas. E apesar de parecerem difíceis de fazer, existem muitos meios de fazê-los de forma simples e rápida!

É possível fazê-los com diversos materiais como tecido, feltro, papel e EVA. Você pode até mesmo reaproveitar pedaços de materiais e retalhos que sobraram de outras de suas criações artesanais.

Se desejar utilizar papel pode contar com uma grande variedade. Você pode utilizar papel de seda, cartolina ou papel crepom.

E para fazê-los, basta dobrar, colar ou costurar o material escolhido por você para dar forma ao seu balão. E depois, você pode decorá-los com tiras de papel, tecido e fitas.

Eles com certeza serão lindos enfeites para a sua festa! Aproveite!

 Espiga Decorativa

Espiga de Milho Feita Com Papel Crepom

Você pode criar uma linda espiga de milho, fácil de fazer, utilizando papel crepom colorido! É possível fazer quantas você quiser para espalhar em cima da mesa de sua festa ou pendurá-las!

As espigas de milho feitas com papel crepom são muito simples e o resultado fica ótimo! Para fazê-las, basta separar papel crepom amarelo e verde, tesoura, cola e barbante.

Comece amassando a folha de papel crepom amarelo deixando-a com o formato da espiga de milho. Depois, prepare com a folha de papel crepom verde a parte que envolve o milho. Assim que ambas as partes estiverem prontas é só uni-las com cola ou barbante! Muito fácil, não é mesmo?

 Garrafa Rústica

Garrafas Decoradas

Outro enfeite que você pode criar para decorar as mesas ou barracas juninas é a garrafa decorada! Ela pode ser feita de diversas formas e todas ficam incríveis!

Para começar, você vai precisar das garrafas que podem ser de vidro ou plástico. Depois, precisa envolvê-las com o tecido ou papel de sua preferência.

Você pode utilizar papéis ou tecidos adesivos que tornam o processo mais fácil ainda! Também tem a opção de encapar as garrafas com tecido e prendê-lo com a ajuda de fitas, linhas grossas, sisal ou barbante.

Lembre-se de escolher tecidos xadrez ou rústicos como a juta. Dessa forma, seu enfeite ficará perfeito e pronto para ser usado na decoração!

Fonte das fotos: Pixabay

madeira para fazer artesanato

5 Ideias de Artesanato de Madeira

 

A madeira é uma matéria-prima muito versátil e fácil de ser encontrada no Brasil! Ela possibilita a criação de diversas peças artesanais que fazem bastante sucesso!

O material é muito resistente e duradouro, então, fazer artesanato utilizando madeira pode ser bastante vantajoso! E as peças além de durarem mais do que aquelas feitas com outros materiais, também ficam muito lindas, podendo servir para fins decorativos e utilitários.

No Brasil o artesanato em madeira é considerado um tipo de artesanato tradicional, uma vez que os povos indígenas sempre utilizaram esta matéria-prima para criar diversos tipos de objetos.

Eles utilizam a técnica para criar instrumentos musicais, utensílios cotidianos, máscaras, construções, armas, embarcações, entre outros.

Nas regiões do Norte e Nordeste do país, muitos artesãos trabalham fazendo bonecos de madeira como anjos, santos e animais. Eles são esculpidos, pintados e o resultado fica fantástico!

 

 

E estes objetos artesanais são tão bem valorizados que são considerados parte do patrimônio cultural brasileiro. Muito legal, não é mesmo?

Além disso, a madeira também é muito utilizada na carpintaria e na marcenaria, na criação de diversos móveis e objetos.

Sendo assim, que tal conferir as 5 ideias de artesanato de madeira que selecionamos para você! Aproveite e faça agora mesmo suas peças artesanais!

Artesanato de Madeira

Pássaro de Madeira

Se você está procurando uma ideia para criar uma peça artesanal bastante linda e criativa, o pássaro de madeira é perfeito para você!

É possível fazê-lo de diversas formas e utilizando materiais diferentes. Você pode criar muitos tipos de espécies de pássaros usando a madeira!

Existem alguns materiais que são fundamentais para que você consiga entalhar a madeira e fazer os pássaros artesanais. É muito importante ter uma cola de madeira, lixas, massa, primer, tintas e goivas para esculpir e fazer os detalhes na madeira.

O pássaro de madeira fica muito bonito e pode ser utilizado na decoração de diversos ambientes da casa. Ele pode também ser vendido, pois muitas pessoas procuram este tipo de artesanato tão especial!

Portanto, não deixe de criar seus pássaros e fazer todas as espécies que você deseja!

Casa de Pássaro

Casa de Pássaro Feita Com Madeira

Você também pode criar uma linda casa de pássaro feita artesanalmente com madeira. Ela pode ser pintada e ficar pronta para receber os pássaros da sua região!

Mesmo que você não tenha a intenção dela ser utilizada por pássaros, este item já virou, praticamente, uma peça artesanal. Pode ser colocada em jardins, varandas e quintais.

Para fazê-la é necessário uma ótima habilidade manual e técnica, pois é uma peça que envolve algumas etapas de produção. Você precisará fazer a parte que servirá como telhado da casinha, criar um buraquinho redondo na parte superior, montá-la e pintá-la.

Então, se você optar pela criação desta ideia, procure encarar a atividade como um desafio e tenha bastante cautela na hora de manusear a madeira. Dessa forma, você evitará acidentes!

Apesar de ser uma criação avançada, todo o esforço vale muito a pena! Faça mais de uma e decore sua casa com as casinhas de pássaro coloridas e divertidas. Elas contribuem bastante para deixar o ambiente mais descontraído!

Chaveiro de Coração

Chaveiro de Coração Feito Com Madeira

Outra ideia que fica com um resultado belíssimo é o chaveiro de coração feito com madeira! Ele fica com um aspecto rústico e serve perfeitamente como presente para uma pessoa querida ou para ser uma lembrancinha de festa!

Para fazer o chaveiro de coração é necessário cortar e entalhar a madeira. Você também precisará de corda sisal e argola para criar seu chaveiro.

Lembre-se de lixar a madeira para arrumar as imperfeições na superfície e não machucar quem você deseja presentear!

Se você preferir pode pintar o chaveiro de coração, para isso, utilize tinta acrílica, esmalte ou qualquer uma à base de água. Mas não se esqueça que o visual rústico está em alta, então, deixá-lo sem pintura pode ser o ideal!

Caixa Artesanal

Caixa de Madeira

As caixas de madeira são queridinhas do artesanato! Muitas pessoas procuram este tipo de caixas para comprá-las. Dessa forma, se você está procurando por um objeto de madeira fácil de vender a caixa de madeira pode ser perfeita para a ocasião!

Elas podem ser feitas em madeira MDF ou em outros tipos. Para fazê-las você precisará de bastante técnica e paciência com os processos e acabamentos.

Não se esqueça de que você vai precisar comprar um fecho para a sua caixa. E poderá utilizar técnicas diversas para pintá-la ou forrá-la.

Não deixe de fazer suas caixas de madeira, não só para você, mas também, para seus clientes! E boas vendas!

Bonecos e Animais Artesanais

Bonecos e Animais de Madeira

Caso você queira resgatar técnicas de artesanato tradicionais em madeira fazer bonecos e animais é uma opção ideal!

Você pode criar cabeças de animais e pintá-las para deixá-las bem detalhadas. Se preferir, também pode fazer o animal com corpo são muito comuns elefantes entalhados em madeira, onças, entre outros.

Outra ideia é fazer anjinhos e santinhos esculpidos em madeira. As figuras religiosas são muito procuradas por fiéis e podem ser uma importante fonte de lucro!

Então, utilize sua criatividade e faça suas homenagens à esta arte tão tradicional e importante em nosso país!

Fonte das fotos: Pixabay

mesa decorada com artesanato

Ideias Para Decoração de Mesa Com Artesanato

 

Uma mesa bem decorada levanta o astral de qualquer ambiente, não é verdade? Independente se ela é uma mesa de festa, de jantar, de centro ou de canto!

Fazer a decoração da mesa é fundamental para deixar o ambiente bem bonito e agradável. E nada melhor do decorar sua mesa com artesanato, assim, você pode criar uma decoração personalizada e de baixo custo!

Existem diversas formas de decorar sua mesa de casa ou a mesa de seu evento. Você pode decorá-la fazendo artesanato com materiais recicláveis ou materiais que são baratos e fáceis de serem encontrados em papelarias e armarinhos.

Há tantos artesanatos lindos que você pode criar para deixar a mesa bem decorada! É possível fazer toalhas e centro de mesa com crochê ou patchwork.

Você também pode criar enfeites para o centro de mesa como vasos, arranjos e animais em madeira. Todas as opções contribuem bastante para deixar sua casa ou seu evento perfeitos!

Portanto, confira agora mesmo as ideias que separamos para você fazer sua decoração de mesa com artesanato! Aproveite!

Toalhas, Passadeiras e Centro de Mesa

Para começar a decorar sua mesa você pode fazer de forma artesanal uma linda toalha, passadeira ou centro de mesa. Ambos servem de suporte para o enfeite de centro de mesa e ainda ajudam a proteger a superfície de pó e sujeira.

Aqui selecionamos ideias de toalhas, passadeiras e centro de mesa para você se inspirar! Veja a seguir!

Crochê

Centro de Mesa Feito Com Crochê

A técnica de crochê é bastante tradicional e geralmente transmitida de mães para filhas. Esta técnica de costura atravessa gerações e possui popularidade mundialmente!

Para fazer o centro de mesa com crochê você precisará escolher qual o tipo de renda que deseja criar, pois eles podem ter desenhos diferentes. Assim como, os pontos também possibilitam diferentes tipos de criações.

É possível utilizar linhas mais grossas ou menos grossas. E você precisará basicamente de linhas, agulhas, moldes e tesoura.

As agulhas de crochê são bem diferentes das agulhas básicas de costura. Elas possuem um gancho nas pontas que contribuem bastante para a técnica!

Existem as agulhas tradicionais e as agulhas tunisianas. As duas são diferentes entre si, porém, ambas funcionam perfeitamente para você criar o centro de mesa de crochê!

E você pode utilizá-las para fazer centros de mesa redondos, em formato de flores, plantas, entre outros. Então, não deixe de aproveitar esta técnica de costura para criar um centro de mesa incrível!

Passadeiras de Crochê

Passadeiras de Mesa Feitas Com Crochê

As passadeiras de mesa também são ótimas opções para fazer a sua decoração e elas também podem ser feitas com crochê!

Para fazê-las você precisará escolher qualquer um dos números das agulhas, as mais finas são de 0,5mm e as mais grossas de 10mm. Depois que você escolher a agulha que utilizará também pode escolher as linhas que vai utilizar.

Elas podem ser de lã ou de algodão com cores mescladas, lisas, metalizadas ou com brilhos dourados e prateados. E assim que você fizer suas escolhas pode partir para a criação de suas passadeiras!

Os modelos ficam lindos quando feitos em espiral, com rendas desenhadas de flores, entre outros. Ficarão perfeitos para receber um vaso de plantas artesanal!

Patchwork

Toalhas de Mesa Feitas Com Patchwork

Para fazer suas toalhas de mesa artesanalmente você pode utilizar a técnica de patchwork. Esta técnica é super valorizada e consiste em unir através de costuras, retalhos de tecido!

A costura dos retalhos pode ser feita manualmente ou com a ajuda de uma máquina. E existem diversos tecidos que podem ser utilizados para criar as toalhas!

Você pode fazer combinações de estampas e cores de sua preferência. Mas preste bastante atenção para criar combinações harmoniosas para depois poder decorar sua mesa com as toalhas de patchwork!

Artesanato Para o Centro de Mesa

Agora que você já viu como fazer toalhas, passadeiras e centro para a sua mesa, você já pode partir para a produção da peça artesanal para o centro de mesa!

Um dos objetos decorativos mais utilizados em mesas para a decoração de casas e de eventos é o vaso com flores. No entanto, comprar o vaso e as flores pode acabar gerando gastos altos, assim, é muito melhor criá-los de forma artesanal!

Você pode fazer o vaso e as flores com papel crepom, cartolina, EVA, entre outros materiais. Todas as opções são fáceis de encontrar em armarinhos e papelarias para que suas peças sejam feitas por você!

Veja como fazer um vaso com toalha e cimento

 

As flores de papel (veja aqui com fazer flores de papel) podem ser feitas com outros tipos de papéis também. Você pode criar diferentes espécies e juntá-las em um lindo arranjo floral para ser colocado no vaso.

Os vasos também podem ser feitos com papel, mas lembre-se que o ideal é utilizar um tipo mais firme como a cartolina, por exemplo. E você ainda pode utilizar uma base firme e forrá-la com o papel de sua preferência!

 

Fonte das fotos: Pixabay

caixas de papel craft e papelao

Como Fazer Caixa de Papel

 

Fazer caixa de papel é uma prática artesanal muito legal, não é verdade? Se você ainda não fez precisa testar e com certeza irá amar!

As caixas de papel são muito úteis e versáteis. Podem ser utilizadas como caixas de presente, organizadoras de mesa, armários e gavetas!

Elas são perfeitas para criar lembrancinhas de festas e eventos. E podem ser feitas de diversas formas com muitos materiais diferentes.

Você pode até mesmo criá-las com materiais recicláveis ou outros com baixo custo.

Além disso, você pode fazê-las em diferentes formatos para poder utilizá-las como quiser. Seja para uso próprio, para presentear ou para vendê-las para seus clientes. As caixas artesanais de papel são muito procuradas, portanto, podem gerar um lucro rápido!

Então, sabendo da importância das caixas de papel, que tal criar as suas? Não deixe de começar depois de acompanhar as dicas e ideias que trouxemos aqui pra você fazer suas caixas de papel! Aproveite!  

Materiais Para Fazer Caixa de Papel

Existem muitos materiais que você pode utilizar para fazer suas caixas de papel. Veja abaixo todos que podem ajudar na confecção das caixas!

Materiais Básicos

Os materiais básicos para a criação de suas caixas de papel são aqueles que ajudam na hora de estruturar e dar forma para a caixa.

Estes materiais podem ser lápis, canetinhas, régua, tesoura, estilete, colas, fitas adesivas e diversos tipos de papéis. Com eles, você poderá criar suas caixas em diferentes formatos e tamanhos. Depois, precisará acrescentar enfeites, forrar ou pintar as caixas.

Uma ótima dica para você fazer sua caixa de papel de forma bem econômica é utilizar materiais recicláveis. Você pode fazer sua caixa artesanal reaproveitando pedaços de caixas de papelão ou até mesmo com caixas de cereal, leite e suco.

Outro material reciclável que pode ser utilizado para criar caixinhas, até de lembrancinhas, é o rolo de papel higiênico. Para fazer a caixa com ele é só fechar as duas pontas do rolo, colá-las e decorá-lo!

caixinha rolo papel

E você também pode contar com a ajuda de moldes para fazer sua caixa com medidas precisas e mais facilidade! 

 

 

Além destes materiais básicos, confira a seguir os materiais que você pode utilizar para enfeitar e decorar as suas caixas de papel!

Materiais Para Enfeitar ou Decorar Suas Caixas

Após estruturar e dar forma para a sua caixa, você pode partir para o próximo passo que é a decoração da caixa de papel! Ela pode ser feita com diversos tipos de materiais que são muito fáceis de serem encontrados em papelarias e armarinhos!

Você pode utilizar na decoração papéis e tecidos adesivos. Com eles, você consegue forrar as caixas com diferentes cores e estampas, deixando-as muito bonitas!

O papel crepom também pode ser usado para decorar a caixa de papel. Você pode criar pompons, flores ou franjinhas com papel crepom colorido.

Também pode utilizar fitas de tecido para fechá-las ou fazer detalhes decorativos. São ótimas opções fitas de cetim, renda, juta, entre outras.

Além dos papéis, tecidos e fitas, você também pode utilizar pedrarias para artesanato. Elas podem ser coladas até mesmo em cima das fitas para atribuir um aspecto bastante delicado às caixinhas de papel.

Então, não deixe de utilizar lindos enfeites para deixar sua caixa ainda mais linda!

Tipos de Caixas de Papel

As caixas de papel podem ser feitas em formatos diferentes como retangulares, quadradas, redondas ou em formato de coração.

 

 

Elas podem ser feitas com papel cartão, papelão ou cartolina, por exemplo. E você pode criá-las apenas com dobraduras, sem precisar utilizar cola ou fitas adesivas.

Se você quiser, pode fazer alguma parte com um recorte para transparência e utilizar papel celofane ou papel de seda para cobrir o buraco. O resultado fica muito bonito e permite que as coisas dentro da caixa fiquem mais visíveis!

Independente do formato e material que você escolha, o mais importante é que a caixa fique firme e bem estruturada. Dessa forma, ela não desmanchará e será bastante resistente!

Caixa de Papel Para Lembrancinhas

As lembrancinhas são fundamentais para presentear os convidados que comparecem em suas festas e eventos. Sendo assim, você pode aproveitar que aprendeu a fazer caixa de papel e criar lembrancinhas dentro de caixinhas!

Elas ficam lindas e podem ser preenchidas com docinhos, bolos, tortinhas, chocolates, pipocas e balinhas. Existem diversas opções para deixar os convidados felizes e satisfeitos por terem comparecido à sua comemoração ou evento!

Em eventos corporativos as lembrancinhas podem ser entregues no começo com um kit dentro da caixa de papel. Este kit pode ter uma caneta, lápis, borracha e caderno de anotações.

Você também pode utilizar as caixinhas de papel com objetos decorativos e funcionais dentro. Como, por exemplo, lindos chaveiros que também podem ter sido feitos artesanalmente por você!

Então, coloque a criatividade para funcionar, garanta os materiais básicos e decorativos e comece sua produção! Todos vão adorar as caixas de papel que você vai criar!

reaproveitando garrafas de guarana

Ideias de Reciclagem Com Garrafa PET

 

Se você está procurando ideias de reciclagem com garrafa PET bastante criativas, este é o lugar ideal para você! Aqui você encontrará muitas ideias, motivações e inspirações para utilizar material reciclável em seu artesanato!

garrafa de agua plastico

Os materiais recicláveis são muito versáteis e fáceis de manipular. Utilizá-los em suas criações é muito vantajoso por vários motivos!

Além deles serem ótimos para manusear e fazer diversas peças artesanais diferentes uma das outras, utilizá-los contribui para conservação do meio ambiente. E também, ajuda a economizar uma vez que você pode criar seus artesanatos apenas reciclando-os.

Dessa forma, você não precisará comprar outros materiais e poderá fazer artesanatos incríveis apenas usando materiais recicláveis. Então, lembre-se sempre de evitar o desperdício e não descartar os materiais que podem ser reaproveitados!

Você pode reciclar papéis, papelão, embalagens de produtos, caixas, potes de plástico, vidro e garrafas!

Neste artigo selecionamos as melhores ideias para você fazer a reciclagem com garrafa PET! Você vai se surpreender com os resultados. Confira!

Brinquedos Feitos Com Garrafas PET

As garrafas PET estão presentes na lista de compras de muitas pessoas espalhadas pelo globo todo! E você sabia que com elas pode criar, de forma bastante econômica, diversos tipos de brinquedos para crianças?

garrafas pet pintadas foto: www.gotaidea.org

E você pode ainda envolvê-las no processo de criação, transformando-o assim em uma atividade lúdica, educativa e divertida!

Sendo assim, veja a seguir duas ideias de brinquedos muito legais que você pode fazer para as crianças!  

Robôs com Tampas de Plástico e Garrafas PET

As crianças costumam amar fazer atividades que estimulem a criatividade. E brincar é uma prioridade quando se é uma criança! Então, você pode fazer junto com elas um lindo robô super original!

Os robôs de brinquedo podem ser feitos com a reciclagem de garrafa PET e até mesmo das tampas de plástico das garrafas! Dessa forma, você estará diminuindo a quantidade de plástico descartado no meio ambiente.

Existem várias formas de fazer seus robôs com garrafas PET e tampas de plástico. Você pode criar o corpo do robô utilizando a estrutura da garrafa e depois acrescentar os detalhes, como os braços, olhos e boca.

Você pode fazer os braços e olhos com as próprias tampas da garrafa. Para os braços, você precisará utilizar um arame maleável e furar as tampas no centro para prendê-las juntas e dar forma aos bracinhos do robô.

Para desenhar a boca, basta utilizar uma caneta permanente ou tinta. Assim, seu robô ficará perfeito para ser utilizado em suas brincadeiras!

Mochila a Jato com Garrafas PET

garrafa platica

foto: diyprojects.com

Uma outra ideia muito bacana de reciclagem com garrafa PET é criar uma mochila a jato de brinquedo! Ela fica muito bonita e pode ser personalizada de diversas formas. É perfeita para as brincadeiras!

Para fazê-la você precisará de duas garrafas PET que servirão como a parte traseira da mochila. Você pode reciclar alças de mochilas e bolsas velhas para fazer as alças da mochila a jato reciclável.

As garrafas PET podem ser forradas com papel alumínio para ficar com uma aparência espacial super fantástica! E você pode utilizar tiras de papel crepom laranja e vermelho para criar chamas de fogo na parte inferior das garrafas!

Incrível, não é mesmo? Se esta ideia surpreende até mesmo os adultos, imagina como ficarão as crianças! Divirtam-se!

Instrumentos Musicais Feitos Com Garrafas PET

Outra forma muito criativa de reciclar garrafas PET é fazendo instrumentos musicais com elas! Os instrumentos funcionam muito bem e podem ser utilizados em atividades educativas também!

Confira abaixo dois instrumentos musicais muito especiais que você pode criar!

Tamborim Feito Com Garrafas PET

O tamborim é um instrumento de percussão muito importante para diversos gêneros musicais. Ele é bastante utilizado e pode ser feito com garrafas PET e grãos!

Além das garrafas e dos grãos, também será necessário tesoura, bexiga e fita adesiva. Com a tesoura corte a garrafa PET e coloque um pedaço de bexiga de um tamanho suficiente para cobrir a extremidade.

Depois de fazer este processo é só prender a bexiga pelas laterais da garrafa com a fita adesiva. Agora você precisará apenas de uma baqueta de madeira ou plástico e seu tamborim já pode ser utilizado como instrumento!

Ganzá Feito Com Garrafa PET

O Ganzá é um instrumento conhecido como idiofone, ou seja, seu som é produzido através de agitação. Ele funciona como um chocalho e produz sons muito legais!

garrafa agua e feijao

foto: Team Cartwright

Você pode fazê-lo com garrafas PET, grãos de cereais, bexiga, tesoura e fita adesiva. O primeiro passo é cortar a parte da base da garrafa e a parte do gargalo também.

Coloque dentro da extremidade uma quantidade de grãos de cereais que podem ser feijão, soja, arroz, quinoa ou milho. Depois, você precisará cortar um pedaço de bexiga para fechar uma das extremidades e prendê-lo com fita adesiva.

Por último, se desejar você pode forrar o instrumento que você criou. Para isso, basta utilizar papel contact ou tecidos adesivos. Você pode fazer quantos ganzás preferir, eles podem ser coloridos ou estampados!

Assim, seu instrumento já está pronto para ser chacoalhado e criar muitos sons divertidos! Aproveite!

Veja Outras ideias:

cesto de garrafa guarana verdefoto: Praktic Ideas

vaso coelhinho com garrafa

foto: viptaxi.info

toalha de papel passo a passo

6 Ideias de Porta Papel Toalha Artesanal

 

A decoração dos cômodos da casa é algo muito importante para fazer de forma planejada, não é verdade? Todo mundo, mesmo quem trabalha fora, acaba passando muito tempo dentro de casa e por causa disso é fundamental que os cômodos sejam confortáveis e bonitos!

E um dos cômodos que podem ser decorados de diversas formas muito agradáveis é a cozinha! A decoração pode ser feita de forma econômica e artesanal!

Quem ama artesanato costuma amar fazer objetos funcionais e decorativos para todas as partes da casa, e a cozinha não deve ficar de fora. Muitos objetos podem ser criados para facilitar a vida de todos que vão cozinhar e fazer suas alimentações.

Sendo assim, hoje trouxemos para você lindas ideias bastante criativas para a criação de porta papel toalha artesanal! Confira agora mesmo as dicas e crie seu porta papel toalha dentro de sua casa e de forma bonita e personalizada!

 

Contas de Madeira

Porta Papel Toalha Feito Com Contas de Madeira

Uma ótima maneira de decorar a sua cozinha e ainda criar um objeto bastante funcional, é utilizando contas de madeira que podem ser penduradas nas paredes com pregos ou em ganchos.

As contas de madeira podem ser encontradas em diversos tamanhos. Existem as menores que lembram terços e japas, mas também, há contas maiores e mais largas que ficam super originais na decoração!

Elas também podem ser de diferentes tonalidades e de madeiras diversas. Portanto, o que não faltam são opções para você utilizá-las na criação de seu porta papel toalha!

E se você quiser dar um ar mais divertido para a sua cozinha, pode pintar as contas de madeira da cor que você quiser. Amarelo, azul ou vermelho são opções muito modernas e perfeitas para levantar a decoração!

 

Cabides

Porta Papel Toalha de Cabides

Uma ideia bastante inusitada de porta papel toalha feito em casa é com cabides! Ele pode ser feito com aqueles cabides mais fininhos, é uma decoração diferente e original para a cozinha!

Você pode mantê-los da cor que eles são ou forrá-los com papéis e tecidos adesivos. Existem muitas opções coloridas ou estampadas que podem combinar perfeitamente com os outros objetos do ambiente culinário.

Fazer o porta papel toalha de cabide é super simples, você precisará cortá-lo para encaixar o rolo de papel. E pode pendurá-lo no melhor local para facilitar e trazer comodidade à cada refeição, preparação e limpeza!

 

Corda

Porta Papel Toalha Feito Com Corda

As cordas com seu aspecto rústico vêm sendo cada vez mais utilizadas na decoração de casas. Elas são super versáteis e possibilitam criações diversas!

Você pode fazer uma laço de corda que tenha uma largura que permita a passagem do rolo de papel toalha dentro dela. Assim, basta pendurá-la em um gancho de parede ou prego e ela já estará pronta para ser seu porta papel!

Se você preferir pode pintá-la com pincel e tinta ou tinta spray metalizada. Ela fica muito charmosa quando pintada de dourado, bronze ou prateado!

Além de ser uma ideia original para a decoração, ainda é muito simples de fazer! Então, aproveite!

 

Tiras de Couro

Porta Papel Toalha Feito Com Tira de Couro

Você também pode fazer seu porta papel toalha com uma tira de couro! Assim como a utilização de corda, a tira de couro também serve para decorar e dar um ar rústico de fazenda para o ambiente.

Você pode fazer seu porta papel utilizando duas tiras de couro e um bastão de madeira com a largura necessária para recebê-lo. Basta fixar as duas tiras na parede e criar um laço nas duas extremidades. Depois é só passar o bastão pelos laços e seu porta papel toalha está pronto!

Esta ideia é muito vantajosa, pois fica muito fácil renovar o rolo de papel toalha. Além disso, seu porta papel artesanal fica super original! Todos vão amar!

Luminária

 

Porta Papel Toalha Com Porta Luminária de Arame

Se você tem uma luminária de arame que não usa mais, pode contar com ela para fazer seu porta papel toalha! Esta ideia é muito criativa e fica bastante interessante na decoração!

Para fazê-la, basta remover algum cabo de energia que tenha sobrado da luminária no arame e em seguida acrescente o rolo de papel toalha.

O material mantém o papel protegido e impede que ele caia no chão. Porém, ele pode ser um pouco mais difícil de usar do que os suportes citados anteriormente.

Porta Papel Toalha Com Suporte de Globo

Porta Papel Toalha Feito Com Suporte de Globo Terrestre

Outro objeto que você pode utilizar para a criação de seu porta papel toalha artesanal é o suporte de globo terrestre! Muitas pessoas gostam de ter o globo decorando o quarto e você pode ter um esqueleto de globo que não está mais sendo utilizado. Se este for o caso, pode ser uma opção excelente para você!

O suporte de globo terrestre já vem com toda a estrutura necessária para ser transformado em porta papel toalha. Sendo assim, ele pode ser reciclado desta maneira super criativa!

 

 

Fonte das fotos:

  1. https://lifeasmama.com/5-diy-paper-towel-holders/  
  2. https://www.topdreamer.com/10-fun-diy-paper-towel-holders-for-your-kitchen/
  3. https://www.topdreamer.com/10-fun-diy-paper-towel-holders-for-your-kitchen/ 
  4. https://www.topdreamer.com/10-fun-diy-paper-towel-holders-for-your-kitchen/ 
  5. http://ww7.decoandbloom.com/  
  6. https://www.cubesmart.com/blog/inspo/diy-projects/upcycled-not-so-common-paper-towel-holder-ideas/ 
caixas feitas com cartonagem

O Que é Cartonagem?

 

Você já ouviu falar sobre cartonagem e deseja saber mais, não é mesmo? Então, acompanhe este artigo!  

A cartonagem é uma técnica de artesanato muito utilizada em processos de encadernação. Ela consiste em forrar algum tipo de papelão com tecido para fazer diversas criações.

Com a cartonagem você pode criar não só caderninhos e agendas, mas também, caixas decorativas, bolsas, necessaires, carteiras e porta moedas. Todos ficam muito charmosos com esta técnica incrível!  

E não para por aí, existem muitas outras peças artesanais que você pode fazer utilizando cartonagem. É possível contar com uma imensa variedade de tecidos para fazer suas composições.

Além disso, a cartonagem é uma técnica muito procurada por quem ama artesanato. Dessa forma, você pode vender suas peças ou realizar cursos e workshops para ensinar para as pessoas como fazer cartonagem!

Sendo assim, aqui você vai aprender tudo o que precisa saber para iniciar nesta técnica!  Aproveite!

Materiais Para Cartonagem

Para fazer cartonagem você vai precisar de alguns materiais que são fáceis de encontrar e manipular. Existem alguns materiais que são mais apropriados do que outros, mas, de qualquer maneira, há uma grande diversidade que possibilita lindas criações!

papelao parana cinza

O primeiro material que você vai precisar é o papelão. Muitas pessoas utilizam o papelão cinza, mas você também pode utilizar papel cartão ou reciclar caixas de produtos como caixas de cereais, caixas de coadores de papel, entre outros.

É importante escolher um papelão mais firme e resistente dependendo da criação artesanal que você deseja fazer. E você também pode criar camadas para que eles fiquem mais grossos e menos frágeis.

Outro material imprescindível para fazer cartonagem é a cola branca PVA. Esta cola é feita à base de água e o PVA que é um acetato de polivinila. Ela é bastante flexível e ótima para ser utilizada em materiais porosos.

rolo para passar cola

Para aplicar a cola em seu papelão, você poderá contar com a ajuda de um pincel chato e rolinho de espuma. O importante é fazer o processo com bastante dedicação e cautela para que a cola fique bem distribuída e uniforme sob a superfície.

Você também precisará de um tecido para forrar o papelão. O ideal é que o tecido seja 100% algodão como o tricoline. Existem variedades infinitas de estampas e lindos tecidos que você pode utilizar em suas cartonagens!

Ideias de Peças Feitas Com Cartonagem

A técnica de cartonagem possibilita a criação de diversas peças artesanais. Você pode criar lindas bolsas, carteiras e necessaires de diversos modelos. Assim como pode fazer frasqueiras e maletas.

 

 

Pode criar também organizadores, de mesa, de material de costura e de gavetas. Eles ficarão maravilhosos com esta técnica incrível!

Além disso, é possível fazer muitas peças e materiais de escritório que auxiliam bastante na sua organização e estudo como, por exemplo, fichários, caderninhos de anotações, calendários, agendas e bloquinhos.

Também é possível criar objetos decorativos para a sua casa ou para festas. Você pode fazer letras decorativas em cartonagem, tags, quadros e porta recados.

Outro objeto muito comum é a caixa livro que fica linda quando feita em cartonagem! Há muitos modelos que você pode fazer e não há limites para a criatividade!

Como Fazer Cartonagem?

Para fazer cartonagem é necessário garantir os materiais básicos e ter bastante paciência e atenção. É importante que você tenha consciência que, assim como outras técnicas artesanais, o ideal é começar por peças mais simples para depois seguir às mais complexas.

Então, pode ser interessante começar por uma carteira simples, por exemplo, ao invés de começar por peças como as frasqueiras ou caixas livro. Assim, você aumentará suas habilidades gradualmente e ficará cada vez mais feliz com os resultados alcançados!

Porta moeda em cartonagem:

 

Uma ótima dica para quem está iniciando na técnica é utilizar kits prontos para a cartonagem. Eles já vêm com todos os materiais que você vai precisar e com o papelão na espessura e corte correto.

Dessa forma, fica muito mais fácil criar sua peça artesanal sem falhas e defeitos. Além disso, você ganhará tempo, pois cortar o papelão no tamanho ideal é uma tarefa bem trabalhosa que pode levar bastante tempo!

Os kits de cartonagem também são ótimos para quem deseja fazer peças para vender. Pois, eles agilizam o processo para você criar mais peças de forma otimizada!

Um ponto que você deve prestar bastante atenção ao fazer cartonagem é o acabamento. Ele pode valorizar muito seu trabalho artesanal e garantir que a peça fique fantástica!

Procure utilizar materiais de boa qualidade e comece utilizando tecidos 100% algodão ao invés de tecidos sintéticos. Assim, você terá mais facilidade no ínicio de suas produções.

Para fazer cartonagem você também pode precisar de alguns outros materiais que contribuem bastante com as suas criações. Garras metálicas para fichários e pastas com argolas, cravo bailarina, diferentes tipos de elásticos, ilhós, botões e zíperes podem ser fundamentais!

Portanto, não deixe de investir nesta técnica e aproveite as dicas que demos para você aqui!

workshop e feiras de artesanato

Dicas Para Aproveitar as Feiras de Artesanato

 

Se você ama artesanato, provavelmente já participou ou já quis participar de uma feira de artesanato, não é mesmo? As feiras de artesanato são essenciais não só para quem gosta de artesanato, mas também, para quem faz artesanato!

Nelas, você pode expor produtos, aumentar suas vendas, conquistar mais clientes e atualizar-se sobre as produções artesanais. Também pode aproveitar para fazer novos amigos artesãos e conhecer pessoas que possuem a mesma paixão que a sua!

E para quem ama artesanato, mas ainda não começou a produzir, ir à uma feira de artesanato pode ser uma atividade muito educativa. É possível comprar artesanatos, conhecer novas peças e técnicas e ainda participar de palestras e workshops.

Sendo assim, todo mundo que está envolvido com artesanato precisa experienciar pelo menos uma vez a ida até uma feira de artesanato!

Pensando nisso, hoje trouxemos para você as melhores dicas para aproveitar as feiras de artesanato. Seja você artesão ou entusiasta da arte! Aproveite!

Como Aproveitar Feiras de Artesanato Como Visitante?

Vamos começar abordando sobre como aproveitar as feiras de artesanato como visitante! A primeira dica é que você pesquise sobre os eventos antes de ir visitá-los. Assim, você terá acesso à programação e poderá fazer seu planejamento de visita.

Muitos eventos e feiras de artesanato costumam disponibilizar sites que possuem todas as informações que você precisa saber antes de ir ao evento. No site, você pode ter acesso aos horários de funcionamento, quais serão as palestras e workshops oferecidos e quem serão os expositores.

Alguns disponibilizam até mesmo o mapa da feira de artesanato para que você encontre os stands dos artesãos.

Uma outra dica, é que você conheça o trabalho dos artesãos antes de ir até à feira de artesanato. Dessa forma, é possível pensar quais peças você quer ver pessoalmente, comprar e até mesmo possa conversar com os artesãos.

Portanto, planeje-se com antecedência para que possa aproveitar o evento de forma bastante completa e satisfatória!

Como Aproveitar as Feiras de Artesanato Como Artesão?

Se você já produz peças artesanais, com certeza, precisa programar-se para participar de algumas feiras de artesanato. Elas podem ser o motivo de seu sucesso e fazer seu artesanato decolar!

Você pode participar das feiras como visitante ou expositor, então, veja a seguir as principais dicas para os dois casos!

Como Visitante

Não pense que só compensa ir à feiras de artesanato se você for expositor, pois isso não é verdade! A ida a um evento de artesanato, mesmo como visitante, irá ajudá-lo a acompanhar as tendências, aprender novas técnicas e construir um importante network!

Além disso, indo como visitante você consegue fazer suas compras de peças artesanais e também de materiais diferentes para que você possa incrementar suas produções.

Então, não deixe de ir, conhecer novos artesãos, acompanhar as tendências e prestigiar o trabalho artesanal!

Como Expositor

Se você deseja obter dicas para aproveitar as feiras de artesanato como expositor, chegou a sua vez! Expor seu trabalho artesanal em feiras e eventos é um privilégio que deve ser bem aproveitado e valorizado! 

A primeira dica para você é fazer pesquisas antes de ir para a feira. Assim, você poderá conhecer o público que frequenta o evento e saber quais produtos deve levar para agradá-los.

E você pode estar com dúvidas sobre como fazer sua pesquisa, mas nós temos a solução para você! Procure as redes sociais da feira que você vai participar e veja as fotos, comentários e descrições. Assim, você obterá muitas informações imprescindíveis para planejar a exposição de seus artesanatos!

Também é fundamental ver como funciona as inscrições para participar como expositor da feira, caso você ainda não tenha sido convidado diretamente. Algumas feiras disponibilizam as fichas para cadastro online, assim, você precisará preenchê-las com todas as suas informações profissionais para expor no evento.

Outra dica é que você não se esqueça de identificar suas peças com preço. Organize etiquetas adesivas, cartazes e plaquinhas para que as pessoas tenham acesso fácil à esta informação fundamental para as suas vendas. (Veja aqui como calcular o preço das suas peças)

A identificação com preço é extremamente importante, pois em feiras devido à quantidade de público, muitas vezes não é possível atender à todos de forma exclusiva. Sendo assim, você não precisará se desdobrar em muitos para informar o preço das peças, pois ele já estará nelas!

Além disso, é importante planejar-se para dispor as peças da forma mais chamativa e bonita possível. Assim, você despertará a atenção dos clientes para as suas peças!

Se você não tiver displays prontos para expor os artesanatos, pode contar com pallets, caixotes e ganchos. Eles funcionam perfeitamente para fazer a exposição de seus artesanatos.

Não se esqueça também de decorar a mesa para deixá-la belissima. Utilize plantas e arranjos de flores, mas tome cuidado para não encher a mesa com muita informação e acabar roubando o protagonismo das suas peças artesanais. Então, decore com moderação!

Por último, divulgue sua participação na feira, chame os amigos e familiares. Além disso, leve para a feira cartões de visita e folders com seu site, redes sociais, loja virtual e outros meios de contato. Assim, todos poderão continuar acompanhando sua produção!

artesanato com papel mache

Como Iniciar no Papel Machê

 

A técnica de papel machê é muito utilizada para criação de diversos tipos de artesanatos. Você já ouviu falar dela?

Ela consiste em uma massa que pode ser feita com papéis picados umedecidos em água e cola. Após a criação desta massa, você pode utilizá-la para fazer muitas peças artesanais diferentes como máscaras, esculturas, jarras, vasos, entre outros!

 

coelho em papel mache

Foto: flickr.com/photos/charclam/4694208630 

O papel machê é fácil de fazer e proporciona objetos artesanais incríveis que podem ser feitos com finalidade utilitária, decorativa ou para serem vendidos. A procura por este tipo de peça é muito alta!

A massa é bastante maleável e permite a modelagem de peças muito criativas que podem ser pintadas após a secagem.

Então, não deixe de conferir agora mesmo as dicas que trouxemos para você iniciar no papel machê! Aproveite e saiba mais também sobre esta linda técnica!

História e Origem do Papel Machê

Esta técnica artesanal foi criada há muitos séculos atrás. Ela surgiu na China há mais de 2.000 anos atrás! Os chineses faziam capacetes de guerra com a massa!

Depois da criação feita pelos chineses, ela foi levada para o Marrocos e, posteriormente, para a Europa, em que difundiu-se como material para criação de peças artesanais e decorativas. Seu nome é originário do termo francês Papier Mâché, que em Francês significa papel picado para modelagens.

Após passar pela França o papel machê foi difundido também na Inglaterra e depois na Itália. Foi neste momento em que começaram as criações das famosas máscaras de carnaval de Veneza!

Além disso, devido à resistência da massa depois de seca, ela foi utilizada na Noruega para a construção de uma igreja Nórdica. E, acredite se quiser, esta construção permaneceu conservada mesmo depois de 37 anos e só não continuou, pois, foi demolida!

Hoje em dia, a técnica é muito utilizada em uma gigantesca variedade de artesanatos. Muitas pessoas continuam produzindo máscaras de papel machê, esculturas e objetos decorativos e funcionais.

Como Fazer Papel Machê?

Para você que está começando nesta técnica, saiba que ela é mais simples de fazer do que parece! Veja a seguir os materiais necessários e o passo a passo!

  • Jornal
  • ⅔ de Água para cada ⅓ de papel picado
  • Toalha ou pano
  • Balde de plástico
  • Cola branca
  • Tesoura

O primeiro passo é pegar o jornal e picá-lo em tirinhas finas. Na sequência, coloque todas as tirinhas imersas em um balde com água, deixe o papel descansando de um dia para o outro no molho feito com água.

 

 

No dia seguinte, pegue o papel umedecido e esfarele-o, fazendo com que ele se torne uma massa homogênea. Procure fazer bolinhas de massa e tirar o excesso de água delas com a ajuda de uma toalha ou pano.

Quando a massa estiver seca, coloque-a em um balde seco e amasse-a de forma que ela comece a esfarelar. Depois, adicione 30 gramas de cola branca para cada 500 g de papel esfarelado. Mexa a mistura com as mãos, até que surja a massa.

Depois deste processo, é só começar as suas criações artesanais! As possibilidades são infinitas!

Caso você não tenha folhas de jornal, pode utilizar também folhas de caderno, papel higiênico limpo ou papel kraft. Todos funcionam muito bem para a criação da massa de papel machê!

Fazendo Artesanato Com Papel Machê

Após a criação da massa você já pode partir para a produção de seus artesanatos. Uma boa dica para iniciantes é contar com o auxílio de moldes para criar seus objetos artesanais.

Você pode utilizar desde moldes específicos até pratos, tigelas ou brinquedos. Qualquer objeto que você tenha em casa e que tenha um formato que você queira reproduzir, pode ser feito de papel machê e pode servir como molde.

Mas atenção! Pois, você precisa envolver o papel machê no molde de uma forma que depois consiga tirá-lo sem arruinar sua peça artesanal!

Outra dica que pode ser muito útil para quem tá começando na técnica é a utilização de tinta látex PVA para a pintura e com uma finalização de verniz em spray. A pintura deixa a peça mais bonita e o verniz funciona perfeitamente para aumentar a resistência e durabilidade.

Para quem está iniciando na técnica de papel machê com pintura, utilizar a tinta látex PVA pode ser uma ótima opção, pois ela é diluída em água e facilita o processo de pintura. Você pode encontrá-la em diversas cores.

Além disso, ao utilizar este tipo de tinta, a peça artesanal fica mais fácil de ser limpada após a secagem. Sendo possível passar apenas um pano úmido para tirar o pó e outras sujeiras da sua superfície.

Você pode fazer quantas demãos considerar necessárias para atingir o resultado que deseja. Esta tinta também é ideal para quem está iniciando na pintura!

Portanto, após todas as dicas que demos para você aqui, não deixe de começar a criar com papel machê!