Arte com Papel

brinco e colares artesanatis

Bijuteria Artesanal: Tudo Que Você Precisa Saber

Bijuteria Artesanal: Tudo Que Você Precisa Saber
5 (100%) 1 vote

 

Quem ama artesanato gosta de produzir tudo o que pode em casa, não é verdade? Desde as peças decorativas até as utilitárias! 

Muitos artesãos gostam de fazer suas peças em casa, pois assim podem produzi-las de acordo com as suas preferências. E existem muitos tipos de peças que podem ser feitas com diversos tipos de materiais fáceis de serem encontrados e manuseados.

painel com brincos coloridos

foto: mercadolivre

Hoje em dia, com o auxílio da internet, é possível achar vários tutoriais com os mais diferentes tipos de peças. Eles tornam a vida de quem gosta do “faça-você-mesmo” muito mais simples! 

Além disso, é fundamental sempre atualizar-se e continuar buscando informações, dicas e ideias para fazer suas produções artesanais. E aqui vamos ensinar tudo o que você precisa saber sobre bijuteria artesanal! 

As bijuterias artesanais podem ser feitas para você, para presentear ou para serem vendidas. Aprenda agora mesmo e não deixe de colocar os conhecimentos em prática! Aproveite!

Principais Materiais Para Fazer Bijuteria Artesanal

O primeiro passo para fazer suas bijuterias artesanais é conhecer bem cada um dos materiais necessários para a produção. Confira abaixo! 

Alicates 

Os alicates são fortes aliados de quem deseja criar bijuterias em casa! Existem vários modelos e todos são bem úteis para a sua produção!

Com a ajuda dos alicates é possível cortar, torcer, enrolar e confeccionar vários detalhes de suas bijuterias. Os alicates mais utilizados são os de pontas redondas, os de pontas chatas, os de friso, os de corte, os de pontas de nylon, os de engranzado e os de abrir argolas duplas. 

Quando você precisa arredondar fios você pode contar com o alicate de ponta redonda. Já os alicates de pontas chatas são perfeitos para fechar argolas. Os alicates de engranzado são bons para fazer elos reforçados.

E você também pode cortar os fios com os alicates de cortes e criar terminais de colar com os alicates de friso. Há alicates para todas as especificidades do trabalho de fazer bijuterias artesanalmente. 

Correntes

As correntes são materiais que facilitam bastante o processo de criação das bijuterias. Com elas você pode criar pulseiras, colares, entre outros.

Dependendo dos outros detalhes decorativos que você escolher, é possível fazer diversos modelos de bijuterias com correntes. Além disso, você encontrará muita diversidade de correntes disponíveis no mercado.

Existem correntes douradas, prateadas, em bronze, chumbo e diversas outras cores. Também é possível encontrar uma grande diversidade de tamanhos e argolas. 

As correntes podem ser groumet, groumet com fios longos ou groumet com elo duplo. Também podem ter os modelos cartier, fígaro, elo português, elos quadrados, corda ou cordão.

Algumas correntes já vêm com fecho ou pingente, mas quem gosta de produção artesanal deve experienciar criar a peça inteira artesanalmente. 

Pedrarias 

pedras esfericas branca com detalhe dourado

As pedrarias para bijuteria são fundamentais para que a peça que você está criando fique linda. Há diversos tipos de pedrarias que podem ser utilizadas. Você pode fazer suas peças com vidrilhos, miçangas, pérolas, meia pérolas, strass, bolas, cristais, entre outros.

É possível encontrar diversos tipos de animais, caveirinhas, plantas e flores com pedrarias para bijuterias. Todas são ótimas opções para as suas criações de bijuterias artesanais! 

Fios e Arames

Existem diversos tipos de fios e arames que podem ser utilizados na criação de suas bijuterias. Eles podem ser comprados em diferentes espessuras e comprimentos.

Você pode escolher entre arames metalizados, galvanizados, encapados ou coloridos. Eles são ótimos para fazer brincos, anéis, pulseiras e colares.

Fechos

Os fechos também são materiais indispensáveis para quem quer fazer bijuterias em casa. Eles são os responsáveis por manter os colares e pulseiras sem cair dos pulsos e pescoços. 

Existem alguns tipos diferentes de fechos e você pode escolher o mais adequado de acordo com o tipo de peça que está criando. Escolher o modelo e tamanho adequado de fecho para a sua peça é fundamental para deixar o acabamento bem bonito!

Portanto, procure sempre ter uma diversidade de fechos em sua casa, para fazer sua bijuteria com o modelo e tamanho mais apropriado. 

Elos

Foto: pinkbijoux.com.br

Os elos são peças-chave para você fazer suas pulseiras, cordões e colares. Você provavelmente vai precisar manuseá-los com alicates para conseguir encaixá-los no local que deseja. 

A escolha de elos apropriados para a sua peça também é muito importante para que seu acabamento fique perfeito! Então, não deixe de ter uma variedade e testar antes de aplicar, caso seja necessário!

Dicas Para Fazer Bijuteria Artesanal

Agora que você já conhece os principais materiais para criar suas bijuterias de forma artesanal, já pode conferir outras dicas importantes que preparamos para ajudar na sua produção! Confira!

Para começar é importante que você tenha bastante paciência e calma. Estas duas virtudes são fundamentais para que suas peças apresentem ótimos resultados! 

 

 

Lembre-se que no começo o processo pode ser mais árduo, mas com o tempo de prática você vai adquirindo mais habilidade manual e experiência. Assim, suas peças darão menos trabalho para fazer e ficarão prontas mais rapidamente.

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

1 comentário sobre “Bijuteria Artesanal: Tudo Que Você Precisa Saber

Deixe Um Comentario