Arte com Papel

Artesanato Com Palito de Picolé: Ideias de Decoração Para Sua Casa

Você sabe que aqui no Arte Com Papel adoramos dar ideias onde a reciclagem é o carro chefe, não é mesmo? Aliás, nós até já te ensinamos a fazer algumas coisas bem criativas com os palitos de picolé. Contudo, hoje vamos elevar o nível do artesanato com palito de picolé para outro nível e te mostrar que dá para fazer vários objetos de decoração incríveis.

Você vai hoje que com poucos materiais você consegue criar elementos de decoração únicos que irão ficar um charme na sua casa. E quem sabe suas peças não fiquem tão boas que depois comece a vender.

Quer descobrir o tanto de coisa que é possível fazer apenas com simples palitos de picolé? Então continue lendo para descobrir!

Como Fazer Artesanato com Palitos de Picolé?

artesanato com palito de picolé colorido

Antes de mais nada, é bem simples fazer objetos de decoração utilizando palitos de picolé. Os materiais não serão muitos e o mais importante para montar sua peça única será a criatividade.

Contudo, a lista de material para esse tipo de artesanato é:

  • Palitos de picolé
  • Cola quente ou cola branca
  • Tinta
  • Elementos de decoração

Existem diversos tipos de cola e para o artesanato com palito de picolé as melhores são a cola quente e a branca. Mas se você quiser conhecer mais sobre os diversos tipos de cola para artesanato, não deixe de ler esse nosso artigo clicando aqui.

Vale lembrar que os palitos de picolé podem ser comprados pela internet e existem diversos tamanhos para escolher. Mas também dá para você guardar o seu da próxima vez que tomar um sorvete no palito.

Bom, e agora que você já sabe quais os materiais básicos para esse tipo de artesanato, chegou a hora de conhecer as ideias que eu trouxe para você se inspirar. Vamos lá!

Decoração com Palito de Picolé: Espelho Raio de Sol

Nossa primeira sugestão de artesanato com palito de picolé é esse belo espelho que lembra bastante os raios de sol. Minha sugestão é que você comece a montar o espelho do centro para as pontas, colando palitos de diversos tamanhos com a cola quente.

O espelho que vai no centro pode ser de qualquer tamanho e dependendo ele pode se transformar em uma peça meramente decorativa, ou mesmo um objeto funcional.

Ah! E para dar um toque diferenciado na sua peça, antes de colar o espelho, pinte os palitos com tinta spray. Um dourado, ou cobre vai dar um ar muito chique ao seu trabalho.

Decoração com Palitos: Luminária de Mesa

Olha que outra ideia bem legal usando os palitos de picolé. Aqui montamos essa estrutura geométrica apenas com os palitos e cola quente. A ideia aqui é deixar um ar mais rústico, então você pode deixá-lo cru, ou então aplicar betume para deixar com ar de antigo.

Aqui a luz parte de uma vela, contudo você pode instalar uma luz elétrica e assim dura muito mais tempo. Uma luminária dessa fica ótima em uma mesa de canto ou na cabeceira do quarto.

Decoração Com Palito de Picolé: Suporte para Plantas

Ah, eu adoro ter plantas dentro de casa, pois acho que elas deixam o ambiente muito mais agradável. Porém nem sempre temos muito espaço, mas isso não significa que não podemos tê-las. Você pode optar por fazer um jardim de suculentas, ou mesmo um jardim vertical (ambos você já aprendeu com a gente a fazer).

Além desses que eu já citei, plantas suspensas também ajudam a otimizar o espaço e esse suporte utilizando palitos de picolé é bem simples de fazer. Basta você montar a estrutura colando os palitos com cola branca e encaixar o barbante ou linha para prender no teto.

Aqui o ideal é utilizar vasos menores como os de violeta. Dessa forma seu suporte tem mais estabilidade.

Nicho Para Parede Feito com Palito de Picolé

Em seguida temos esse nicho hexagonal com pegada rústica que fica um luxo só. Você pode envelhecer os palitos usando betume, ou mesmo pó de café ou terra para dar um toque diferenciado. Nesses casos limpe o excesso e passe verniz no final para segurar o pigmento.

A profundidade do seu nicho vai depender da quantidade de palitos que você utilizar. Depois é só fixá-lo na parede com os suportes certos.

Decoração Natalino com Palitos de Picolé

Agora que entramos oficialmente no final do ano está na hora de começar a pensar na decoração para as festas de final do ano, né? Assim sendo, trouxe essa sugestão de árvore de natal feita com palitos de picolé.

Apesar de aqui elas não estarem pintadas, nada impede que você pinte as suas com tinta spray. Para o natal e ano novo as sugestões são verde pinheiro, prata e dourado. E não esqueça de finalizar seu trabalho com uma bela estrela.

Nós temos uma série de artigos bem legais sobre natal e se você quiser ver outras dicas de decoração para essa época do ano é só clicar aqui.

Mesinha de Centro com Palitos de Picolé

E se você achava que só dava para fazer coisas pequenas com os palitos de picolé, olha aí a prova do contrário! Os palitos foram utilizados para dar suporte a esse tampo de madeira nessa mesinha de centro, que também pode ser de canto sem problema.

Aqui é preciso prestar atenção e colocar os palitos bem certinhos para a mesa não ficar torta. Depois capriche na pintura!

Fruteira Feita Com Palitos de Picolé

Olha que charmosa essa fruteira toda feita com palitos de picolé. As miçangas dão todo um charme a mais para essa peça que foi feita apenas usando os palitos e cola branca. Caso você queira ainda é possível pintar com a tinta spray para um acabamento diferenciado.

No entanto, caso pinte, recomendo fazer isso antes de colar as miçangas para não sujá-las. O resultado vai ficar lindo!

É Possível Fazer Artesanato Com Palito de Picolé Para Vender?

Claro que é possível. Você viu aqui nas nossas sugestões de artesanato com palito de picolé que é possível criar vários objetos de decoração lindos utilizando esse material tão simples.

Dando o acabamento certo e utilizando seu bom gosto suas peças finais nem parecerão feitas de palito de picolé. Tenho certeza de que seus clientes irão adorar!

Agora se você nunca vendeu artesanato antes e precisa de uma ajudinha para calcular o preço do seu trabalho eu tenho a solução. Além de um artigo maravilhoso que explica a fórmula para calcular o preço do artesanato, temos também nossa calculadora de artesanato que é totalmente gratuita.

Outra ferramenta maravilhosa também é nosso programa Precifico. Com ele você nunca mais vai ter problemas para colocar preço nas suas peças.

Gostou das dicas de artesanato com palito de picolé? Agora coloque a mão na massa e faça suas próprias peças. E se ficou alguma dúvida ou tem sugestões, deixe seu comentário aqui embaixo, pois adoramos ler!

Leave a Comment