Arte com Papel

como fazer artesanato com jornal

Artesanato Com Jornal: Ideias do Que Fazer Para Reciclar

 

Você provavelmente já viu alguma peça artesanal feita com jornal, acertei? Existe uma variedade muito grande de objetos artesanais que podem ser feitos com esta matéria-prima!

O jornal impresso faz parte do cotidiano de muitas pessoas ao redor do mundo todo. E o descarte do material pode prejudicar o meio ambiente, por isso, é tão importante reciclá-lo e transformá-lo em lindos itens utilitários e decorativos.

É possível utilizar todas as folhas de jornal, fazendo um aproveitamento total, através de criações artesanais como cestos, caixas, molduras, vasos, painéis, potes, passadeiras, cortinas, entre outros.

Ele é um material bastante versátil que possibilita artesanatos perfeitos! E você também pode utilizá-lo para reforçar peças, criar franjas decorativas, fazer recortes e colagens.

jornal o globo, folha de sao paulo, o estado de sao paulo, estadao

Os objetos feitos artesanalmente com jornal além de fazerem bem para o meio ambiente, podem ser vendidos por preços mais altos. Isto porque a técnica de reciclagem valoriza bastante seu produto!

Então, aproveite agora mesmo as ideias que selecionamos para você fazer a reciclagem de jornal em sua casa criando artesanatos maravilhosos! Confira!

Caixa Feita Com Jornal

tiras de jornal

Se existe uma peça essencial na organização de quartos e cômodos esta peça é a caixa! Ela é fundamental para guardar pequenos objetos que ficariam desorganizados e jogados em cima de mesas ou dentro de armários.

E a caixa pode ser feita com jornal através de diferentes técnicas. Você pode fazê-la criando camadas de jornal, colando uma folha na outra, até que elas fiquem firmes o suficiente. Depois, é só criar o formato de sua caixa no tamanho que você preferir!

Outra forma de fazer a sua caixa de jornal é criando canudinhos com as folhas. Assim, é possível trançá-los para fazer uma linda caixa super bem elaborada!

Para finalizar qualquer um dos dois modelos de caixa de jornal, você pode pintá-la e envernizá-la. O resultado fica tão incrível que muitas pessoas vão se surpreender quando você contar que a caixa foi feita com jornal!

Cesto Feito Com Jornal

cesto com canudos de papel jornal

Não são só as caixas que fazem muito sucesso na área de artesanato. Outro objeto que é bastante popular é o cesto artesanal!

O cesto pode ser feito com jornal através da técnica que possibilita a criação de canudinhos com as folhas. Para fazer os canudinhos é só cortar as folhas em tamanhos iguais e começar a enrolá-los de uma ponta até a outra.

Depois, você pode começar a trançar os canudinhos da maneira que preferir para fazer o seu cesto. Ele pode ser de diversos tamanhos e formatos!

E você pode fazer lindos acabamentos super delicados, fixando pedrarias de artesanato como pérolas, por exemplo. Também pode utilizar enfeites como mini flores, bichinhos, as opções para enfeitar seu cesto são infinitas!

Sendo assim, coloque sua criatividade e habilidade manual para funcionar e faça agora mesmo seu cesto com folhas de jornal!

Molduras Feitas Com Jornal

moldura de foto com tirinhas de jornal

As molduras são perfeitas para deixar objetos como espelhos, quadros e relógios mais bonitos e personalizados.  E você sabia que pode criar lindas molduras com jornal? Veja a seguir!

Para fazer molduras com jornal você pode fazer canudinhos com as folhas e colar as laterais dos canudos. Eles podem ser colados na horizontal ou na vertical. Você pode fazer a moldura em formato simétrico ou assimétrico, são inúmeras as possibilidades!

A largura da moldura também é opcional. Você pode utilizar o jornal para criar molduras mais largas ou mais finas. Então, é só definir a melhor escolha para deixar seu objeto ainda mais decorativo!

Lembre-se que você pode pintar os canudos e envernizá-los, caso queira deixar o material irreconhecível. Assim, ninguém vai perceber que a moldura foi feita com jornal, a menos que você confesse a técnica utilizada! Prepare-se para deslumbrar todo mundo!

Cortina Feita Com Jornal

cortina de papel

Se as pessoas já se surpreendem ao descobrir que um cesto, moldura ou caixa foi feito com jornal, imagina quando descobrirem que você fez uma cortina utilizando o jornal como matéria-prima?

A cortina feita com jornal precisará de um projeto bem planejado e estruturado. Mas ela é muito mais simples de fazer do que você pode imaginar!

O primeiro passo consiste em definir o tamanho ideal de acordo com a janela em que ela será aplicada. Depois, você precisará criar canudinhos com as folhas de jornal. Você pode utilizar, por exemplo, as folhas de jornal abertas, criando canudinhos bem compridos.

O próximo passo é unir os canudinhos com fio de barbante ou outra linha grossa de sua preferência. Você pode até mesmo utilizar linhas coloridas para deixar sua cortina mais decorativa!

Além de unir os canudinhos com a ajuda de linha grossa ou fio de barbante, para fazer sua cortina e fixá-la na parede, você pode usar um suporte para cortina comprado pronto. Assim, basta encaixar sua cortina de jornal no suporte e depois prendê-lo na parede!

 

Fonte imagens:

  1. fair-grounds.org.uk/products/paper-craft-small-photo-frame
  2. Pinterest

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

1 comentário sobre “Artesanato Com Jornal: Ideias do Que Fazer Para Reciclar

Deixe um comentário